O IPSantarém na apresentação do relatório sobre Carreiras Duais e Estatuto de Estudante-Atleta

IMG_4713No passado dia 30 de outubro, no Museu do Desporto, em Lisboa, procedeu-se à apresentação do relatório do Grupo de Trabalho referente às Carreiras Duais dos Praticantes Desportivos e aos Estatuto de Estudante-Atleta.

O IPSantarém foi representado pelo Pró-Presidente para Promoção e Desenvolvimento Académico do Desporto. O documento, do qual fez parte do grupo de trabalho para sua elaboração, a Sr.ª Diretora da ESDRM, Prof.ª Doutora Rita Santos Rocha, foi apresentado pelo coordenador Duarte Lopes, da Universidade de Lisboa, e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes e do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis.

No final do documento, foram apresentadas conclusões, considerando que a legislação nacional abrange já a generalidade das medidas necessárias ao apoio à carreira dual dos atletas de alto rendimento e das seleções nacionais.

As recomendações apresentadas dividem-se em cinco temáticas: Sistema desportivo, Sistema de educação e formação, Assuntos fiscais e segurança social, Pós-carreira e Medidas transversais.

Destacando-se:

  • A criação da figura do de um tutor que acompanhe a carreira dual nas Federações Desportivas e Multidesportivas;
  • O alargamento do ensino a distância a estudantes-atleta;
  • A criação de uma rede de serviços desportivos especializados nas Instituições de Ensino Superior;
  • A criação do estatuto do estudante-atleta;
  • A introdução, no suplemento ao diploma, do reconhecimento da atividade desportiva relevante desenvolvida durante a passagem pelo ensino superior.

Mais informações em….