ERASMUS+

O Erasmus + é o programa da UE nos domínios da Educação, da formação, da juventude e do Desporto para o período de 2021 a 2027. A educação, a formação, a juventude e o desporto são domínios fundamentais que apoiam os cidadãos nos eu desenvolvimento pessoal e profissional. Em última análise, quando o ensino e a formação, bem como a aprendizagem informal e não formal, são inclusivos e de elevada qualidade proporcionam aos jovens e aos participantes de todas as idades as qualificações e aptidões necessárias para que participem de forma significativa na sociedade democrática, na compreensão intercultural e numa transição bem sucedida para o mercado de trabalho. Com base no êxito do programa no período de 2014-2020, o Erasmus + intensifica os seus esforços para aumentar as oportunidades oferecidas a mais participantes e a um leque mais vasto de organizações, centrando-se no seu impacto qualitativo e contribuindo para sociedades mais inclusivas e coesas, mais ecológicas e preparadas para a era digital.
 
Objectivo geral do Programam Erasmus +

O objectivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e o coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania activa. Assim, o programa é um instrumento fundamental para a construção de um Espaço Europeu de Educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação e as respectivas agendas setoriais, fazendo a cooperação política para a juventude ao abrigo da estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e promovendo a dimensão europeia do desporto.
 
Objectivos específicos

  • Promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação do nível das organizações e políticas no domínio do ensino e formação.
  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação activa entre os jovens, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível de organizações e políticas no domínio da juventude.
  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal da área do desporto, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação do nível das organizações esportivas e das políticas esportivas.

 
Prioridades

  • Inclusão e diversidade
  • Transformação digital
  • Ambiente e combate ás alterações climáticas
  • Participação na vida democrática

 
Acções do programa

  • Acção-chave 1 – Mobilidade individual
  • Acção-chave 2 – Cooperação entre organizações e instituições
  • Acção-chave 3 – Apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação
  • Acções Jean Monnet

 

Mais informações:

Agência nacional Erasmus + Educação e Formação

Agência Nacional Erasmo + Juventude em Ação

Guia do Programa Erasmus + 2021-2027

REGULAMENTO (UE) 2021/817 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 20 de maio de 2021 que cria o Erasmus+: o Programa da União para a educação e formação, a juventude e o desporto, e que revoga o Regulamento (UE) n.o 1288/2013

 

Erasmus + sem IPSantarém

O IPSantarém, viu novamente ser-lhe atribuída a carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE) para a vigência do novo Programa Erasmus+ 2021-2027.

A nossa Em compromete-se a cumprir todos os princípios e compromissos, garantindo que as atividades de cooperação europeia e internacional contribuam para o cumprimento da estratégia institucional do IPSantarém.

A atribuição da ECHE é um requisito prévio para todas as instituições de ensino superior de um País do Programa que pretendam participar na componente de mobilidade individual para fins de aprendizagem e/ou na cooperação para a inovação e boas práticas no âmbito do Erasmus+.

Decorrente da aprovação da ECHE, o IPSantarém publica a Declaração de Política Erasmus para a vigência do Programa Erasmus+ 2021-27, elaborada em consonância com os Princípios da Carta Erasmus para o mesmo período.

Princípios da ECHE (2021-27):

  • Respeite integralmente os princípios da não discriminação, da transparência e da inclusão estabelecidos no Programa.
  • Garantir acesso igualitário e equitativo e oportunidades aos participantes atuais e potenciais de todos os origens, prestando especial atenção à inclusão com oportunidades menos.
  • Garantir o reconhecimento automático completo de todos os créditos (com base no Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Crédito – ECTS) para os resultados de aprendizagem satisfatoriamente alcançados durante um período de estudo/treinamento no exterior, inclusive durante a mobilidade combinada.
  • Não cobrar taxas, no caso de mobilidade de crédito, para estudantes móveis de entrada para matrícula, matrícula, exames ou acesso às instalações de laboratório e biblioteca.
  • Garantir a qualidade das atividades de mobilidade e dos projetos de cooperação durante as fases de aplicação e implementação.
  • Implementar como prioridades do Programa:
    • Ao realizar as medidas necessárias para implementar a gestão da mobilidade digital em consonância com as normas técnicas da Iniciativa Europeia de Carteirinha estudantil.
    • Promovendo práticas ambientalmente corretas em todas as atividades relacionadas ao Programa.
    • Incentivando a participação de indivíduos com menos oportunidades no Programa.
    • Ao promover o engajamento cívico e incentivar estudantes e funcionários a se envolverem como cidadãos ativos antes, durante e depois de sua participação em uma mobilidade ou projeto.

 

Carta erasmus para o ensino superior 2021-2027

Declaração de Política de Erasmo

Consórcio Erasmo Centro

A candidatura do IPSantarém à Acção-chave 1 – Mobilidade individual é realizada no âmbito do Consórcio Erasmo Centro.

ERASMUSCENTRO é o primeiro consórcio criado em Portugal que abrange, geograficamente, o centro de Portugal e que proporciona mobilidades de estudos e estágios profissionais, bem como mobilidade de docentes e funcionários em países europeus aos alunos dos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar.

Do litoral à fronteira com Espanha, ERASMUSCENTRO, constitui-se como uma vasta rede de matriz regional, associando os Politécnicos, o Conselho Empresarial do centro (CEC/CCIC), que integra 41 estruturas associativas empresariais (representando cerca de 40 000 empresas), as principais Câmaras Municipais da Região, Associações Empresariais, Empresas e Entidades relevantes da zona de influência do Consórcio.

O consórcio gera ainda, por intermédio das 67 entidades empresariais parceiras, a oferta de estágios Erasmus aos estudantes de países europeus que pretendam realizar em Portugal este tipo de mobilidade.

 

Testemunhos Erasmus no IPSantarém

Como escolher o teu destino Erasmus

Tiago Oliveira, mobilidade de estudos na Polónia

Maria Fonseca e Inês Dias – fazer Erasmus, why not?

Beatriz Costa, mobilidade de estudos República Checa

Gabinete de mobilidade e cooperação internacional

 

Para participar no programa Erasmus + informa-te junto do Gabinete de Relações Internacionais da tua Escola.

 

Documentos de candidatura

 

Mobilidade de Estudos

 

Mobilidade de Estágios

  • Ficha de Candidatura
  • Training Agreement
  • Contrato
  • Certificado de Permanência
  • Carta de Estudante ERASMUS

 

Mobilidade de Staff

 

Links Úteis