Unidades de investigação

Unidades de investigação

Unidades responsáveis pelo desenvolvimento da investigação e produção do conhecimento científico.

Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém – UI_IPSantarém

A UI_IPSantarém, criada em 2008, tem como conceito contribuir para a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, num quadro de referência regional, nacional e internacional. Compete à UI_IPSantarém coordenar a investigação científica no âmbito do IPSantarém, em articulação com as Escolas Superiores integradas.

São objetivos da UI_IPSantarém:

a) promover a investigação e o desenvolvimento científico, através dos quatro Domínios Científicos;
b) promover a prestação de serviços à comunidade;
c) contribuir para o desenvolvimento da formação pós-graduada.

A UI_IPSantarém integra uma direção e um conselho científico, estando organizada nos domínios científicos, áreas e subáreas científicas da FCT, onde se enquadram os projetos dos docentes das cinco Escolas Superiores do IPSantarém. O plano estratégico da UI_IPSantarém para 2020-2024, assenta nos seguintes eixos (plano estratégico no Anexo 1):

1) estrutura organizacional;
2) investigação e desenvolvimento;
3) trabalho colaborativo;
4) divulgação e disseminação da investigação;
5) relação com a comunidade e parcerias.

Inclui uma Comissão de Ética, à qual compete avaliar e aprovar projetos que incluam atividades com animais ou humanos, garantindo assim que os projetos em curso no IPSantarém estejam em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia e salvaguardem os padrões de ética no âmbito das ciências da vida, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas e dos animais.

Encontra-se organizada em quatro domínios científicos (com base nos indicadores da FCT): Ciências da Vida e da Saúde; Ciências Exatas e da Engenharia; Ciências Naturais e do Ambiente e Ciências Sociais e Humanas. A UI_IPSantarém desenvolve a sua atividade articulada com três centros de investigação e um Pólo reconhecidos pela FCT: o Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), e o Pólo de Literacia Digital e Inclusão Social (LDIS) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).

 


Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV

O CIEQV foi estabelecido em 2014 através de um consórcio entre o IPSantarém e o IPLeiria, tendo como missão contribuir com a produção de conhecimento e inovação para a promoção da melhoria da qualidade de vida do ser humano. Esta missão está alinhada com as prioridades da “Estratégia Europa 2020”, no que concerne a alguns dos desafios sociais, nomeadamente na manutenção de elevados padrões de qualidade de vida nas diversas faixas etárias e contextos sociais. Atualmente o CIEQV engloba oitenta membros integrados cujas atividades de investigação se distribuem por seis áreas científicas:

a) Comportamento Motor;
b) Dinâmica Organizacional;
c) Produção, Tecnologia e Comportamento Alimentar;
d) Atividade Física e Estilo de Vida Saudável;
e) Educação e Treino;
f) Saúde Individual e Comunitária.

 


Polo em Literacia Digital e Inclusão Social – Pólo LD_IS

O Pólo LD_IS, localizado no IPSantarém, foi criado em 5 de fevereiro de 2020, sendo uma extensão do CIAC (Algarve), o qual recebeu uma classificação de Muito Bom pela FCT na última avaliação. O núcleo de Santarém é responsável pelo desenvolvimento e promoção da investigação nas áreas da literacia digital e integração de indivíduos desfavorecidos no mercado de trabalho, respondendo assim aos desafios sociais presentes nestas áreas. A investigação desenvolvida no Pólo LD_IS articula-se com outros três centros de investigação e desenvolvimento internacionais: Center for Social Innovation (CSI, Cyprus); The Research Group Images, Words and Ideas (GIPI, Spain); Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET, Brasil).

Os objetivos do Pólo LD_IS são:

a) contribuir para o aumento do conhecimento resultante de investigação científica e tecnológica nas áreas da literacia digital e inclusão de indivíduos desfavorecidos no mercado de trabalho;
b) promover a excelência na literacia digital como uma estratégia eficaz para a inclusão no mercado de trabalho;
c) estudar a eficácia de recursos e metodologias inovativas em cenários empíricos, como forma de promover a empregabilidade do grupo alvo;
d) desenvolver um protótipo de modelo de suporte holístico, com práticas, recursos, metodologias, ligações e correlações no domínio digital, direcionado para indivíduos desfavorecidos, que possa ser globalmente replicado, contribuindo assim para uma inclusão bem-sucedida e sustentável.