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ProfMat e SIEM – Encontro Nacional de Professores de Matemática no Convento de São Francisco
Publicado em 2021/07/16

O Convento de São Francisco, recebeu, no passado dia 2 e 3 de julho, o XXXVI ProfMat – Encontro Nacional de Professores de Matemática, que regressou a Santarém, passados 18 anos.
Há 18 anos foram cerca de 1600 professores que estiveram presentes neste evento de âmbito
nacional, sendo que este ano, com a situação sanitária ainda não controlada tivemos a
presença de 300 professores em condições muito particulares. Simultaneamente e pela
primeira vez na história da Associação de Professores de Matemática o evento ProfMat
realizou-se também à distância.
A organização deste encontro é da responsabilidade da APM e teve a colaboração da Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e do Agrupamento de Escolas Sá
da Bandeira. Contou ainda com a parceria da Câmara Municipal de Santarém, em particular
na cedência do espaço – Convento de São Francisco – e na oferta do Programa Cultural a todos
os participantes. Por uma questão simbólica a sessão de abertura foi presencial transmitida
via streaming num belíssimo espaço cultural, património de Santarém, onde estiveram
presentes alguns convidados-

O Encontro deste ano foi organizado focando-se em três grandes temáticas – o currículo de
Matemática, a aula de Matemática, e as tecnologias no ensino da Matemática. No primeiro
dia do Encontro realizaram-se duas conferências plenárias, uma proferida pelo Prof. Domingos
Fernandes do ISCTE, “Para uma Reflexão Crítica Acerca do Currículo, da Pedagogia e da
Avaliação” e outra pelo Prof. Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra, sobre
“Opções curriculares num Programa de Matemática para o Ensino Secundário” a par de um
conjunto alargado de conferências com discussão, simpósios de comunicações e sessões
práticas.
A manhã de dia 3 trouxe simpósios de comunicações e sessões práticas, a que se seguiram
conferências com discussão e uma última conferência plenária, da Prof. Ana Paula Canavarro
da Universidade de Évora, do Prof. Paulo Correia do Agrup. de Escolas de Alcácer do Sal e do
Prof. Pedro Marques da Universidade de Évora, “Afinal, como estamos de programa de
Matemática no Ensino Básico?”, já em articulação com o programa do XXXI SIEM – Seminário
de Investigação em Educação Matemática que se prolongou pela tarde de sábado.
No SIEM, além das conferências com discussão e dos simpósios de comunicações, decorreram
ainda duas conferências plenárias, uma proferida pela Prof. Berinderjeet Kaur, do National
Institute of Education, Singapore, e a última proferida pela Prof. Paola Sztajn, da North
Carolina State University, US, intitulada “20 Anos Depois: O que aprendemos sobre o Triângulo
Instrucional?”.
Embora tenham sido dois encontros cheios de desafios, onde foram percorridos caminhos
nunca antes trilhados, o balanço é bastante positivo com uma partilha de experiências e
conhecimento como é tradição nestes encontros.
No próximo ano, em 2022, será em Setúbal, com a esperança de que possamos voltar ao
formato presencial!