Empreendedorismo

Empreendedorismo

O fomento de uma cultura mais inovadora e empreendedora, bem como a contribuição para que a região possua uma economia mais dinâmica e baseada em conhecimento, fazem parte da missão do IPSantarém.

Assim, através do programa START-IPS, Programa de Apoio ao Empreendedorismo do IPSantarém, o Instituto promove a Geração de ideias inovadoras, a participação em Concursos de Inovação e Empreendedorismo e a Criação de novas iniciativas empresariais promovidas por membros da comunidade IPSantarém (Docentes, Investigadores, Alunos, Alumni e Pessoal não docente).

No âmbito da geração de ideias inovadoras e do desenvolvimento de projetos de vocação empresarial tem especial destaque a dinamização da participação dos alunos do IPSantarém no Poliempreende, Concurso da Rede Politécnica, que é hoje um dos principais Concursos de Empreendedorismo a nível nacional.

O apoio à criação e desenvolvimento de novas iniciativas empresariais é realizado, por um lado, em estreita ligação com a Unidade de Investigação e Transferência de Conhecimento, prestando-se apoio à criação e desenvolvimento de spin-offs de base tecnológica que, dinamizadas por elementos da comunidade IPSantarém, têm o objetivo de explorar novos produtos ou serviços a partir de resultados de investigação realizada no âmbito do Instituto.

Por outro lado, o START-IPS presta também apoio ao desenvolvimento de outras ideias de negócio que qualquer elemento da comunidade pretenda levar a cabo, não necessariamente oriundas de processos de investigação, desde que pretendam desenvolver-se conceitos inovadores e que se proponham criar impacto positivo na sociedade.

O processo de apoio do START-IPS acompanha as diversas fases do ciclo de desenvolvimento empreendedor, desde a maturação da ideia e modelação do negócio, até à procura de financiamento, acompanhando inclusivamente a fase inicial das novas empresas.

Este apoio é prestado com base nos recursos, valências e competências internas do IPSantarém, mas também com base numa rede alargada de entidades que compõem o ecossistema empreendedor regional e que fazem da região de Santarém um dos melhores locais do país para empreender.

Para saberes mais ou agendares uma conversa sobre a tua ideia/projeto, envia mail para empreendedorismo@ipsantarem.pt