A comunidade de aprendizagem “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da escrita de textos” (https://protextos.web.ua.pt/) organizou a sua última jornada de trabalho de 2023/24 na Escola Superior de Educação de Santarém (ESE|IPSantarém), no passado dia 19 de julho. Esta comunidade é coordenada pela Professora Inês Cardoso e, nesta jornada, também estiveram presentes as Professoras Carina Rodrigues e Lénia Carvalhais, membros do grupo, e que têm prestado serviço docente na ESE|IPSantarém.
Esta jornada foi o culminar de um ano letivo organizado em torno do Círculo de Estudos “Escrever e divulgar o ensino da argumentação” (CCPFC/ACC-121167/23 – 50 horas), que reuniu professores do ensino superior e não superior (do ensino pré-escolar, básico e secundário).
Este círculo de estudos, proposto pelo grupo ProTextos, alinha-se com os fins, no domínio da educação, da ESE|IPSantarém (artigo 2.º dos Estatutos da Escola). Está, ainda, em preparação uma publicação decorrente dos trabalhos desenvolvidos desde o ensino pré-escolar ao superior, numa perspetiva de desenvolvimento da argumentação ao longo da escolaridade.
De facto, num mundo plural como o atual, as habilidades de comunicação, em geral, e a prática da argumentação, em particular, adquirem uma relevância crescente. Não sendo o ato argumentativo – em que se exerce e aplica o pensamento crítico – nem automático nem espontâneo, necessita de estratégias de ensino e atividades de aprendizagem que o despertem e promovam. Ou seja, é necessário aprender a selecionar, comparar, avaliar informações, ideias e conceitos, e construir, oralmente ou por escrito, argumentos que permitam defender ou refutar de forma sustentada.
O texto argumentativo é, assim, uma ferramenta essencial para a participação dos alunos como cidadãos críticos. Saber formar opinião consiste também em observar a procedência dos factos que são apresentados para que seja possível buscar argumentos verdadeiros e manter uma posição com embasamento. Este círculo e, particularmente, a jornada do dia 19 centraram-se, portanto, no ensino de géneros argumentativos, considerando a assunção de diferentes perspetivas teórico-analíticas e práticas.