O TEU FUTURO COMEÇA AQUI
Bem vind@s ao Politécnico de Santarém

Erasmus+

 

 

O IPSantarém, viu novamente ser-lhe atribuída a carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE) para a vigência do novo Programa Erasmus+ 2021-2027!

A nossa Instituição compromete-se a cumprir todos os princípios e compromissos, garantindo que as atividades de cooperação europeia e internacional contribuam para o cumprimento da estratégia institucional do IPSantarém.

A atribuição da ECHE é um requisito prévio para todas as instituições de ensino superior de um País do Programa que pretendam participar na componente de mobilidade individual para fins de aprendizagem e/ou na cooperação para a inovação e boas práticas no âmbito do Erasmus+.

Erasmus Charter for Higher Education

Erasmus Policy Statement 2021-27 

Decorrente da aprovação da ECHE, o IPSantarém publica a Declaração de Política Erasmus para a vigência do Programa Erasmus+ 2021-27, elaborada em consonância com os Princípios da Carta Erasmus para o mesmo período.

Princípios da ECHE (2021-27):

  • Respect in full the principles of non-discrimination, transparency and inclusion set out in the Programme.
  • Ensure equal and equitable access and opportunities to current and prospective participants from all backgrounds, paying particular attention to the inclusion of those with fewer opportunities.
  • Ensure full automatic recognition of all credits (based on the European Credit Transfer and Accumulation System – ECTS) gained for learning outcomes satisfactorily achieved during a period of study/training abroad, including during blended mobility.
  • Charge no fees, in the case of credit mobility, to incoming mobile students for tuition, registration, examinations or access to laboratory and library facilities.
  • Ensure the quality of the mobility activities and of the cooperation projects throughout the application and implementation phases.
  • Implement the priorities of the Programme:
    • By undertaking the necessary steps to implement digital mobility management in line with the technical standards of the European Student Card Initiative.
    • By promoting environmentally friendly practices in all activities related to the Programme.
    • By encouraging the participation of individuals with fewer opportunities in the Programme.
    • By promoting civic engagement and encouraging students and staff to get involved as active citizens before, during and after their participation in a mobility or project.

ERASMUS DAYS 2020

Testemmunhos:


Direitos do Estudante no Estrangeiro:


ERASMUS +

O Programa Erasmus tem uma história de 30 anos e com a actual designaçãoErasmus+, é o Programa da União Europeia no domínio da educação, da formação, da juventude e do desporto.

Foi aprovado pelo Parlamento Europeu a 19 de novembro de 2013 e tem a vigência de 7 anos – 2014 a 2020.

Está dividido em Ações-Chave:

  1. Key Action 1 KA1 (mobilidade de indivíduos para aprendizagem)
  2. Key Action 2 KA2 (Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas)
  3. Key Action 3 KA3 (Apoio à Reforma das Políticas)

Anualmente, na data estabelecida para o efeito, o IPSantarém apresenta candidatura à KA1 e aguarda atribuição de verba para a execução da  Ação.

Os objetivos gerais do Programa visam:

  1. Aumentar a competência e a empregabilidade dos estudantes e contribuir para a competitividade da Economia Europeia
  2. Melhorar a qualidade do Ensino e da Aprendizagem
  3. Implementar uma estratégia de internacionalização para o Ensino Superior entre os países do Programa e aumentar a capacitação dos países parceiros (fora da Europa)


No IPSantarém, o Programa funciona dentro da Parceria ErasmusCentro (Consórcio de 8 politécnicos que se candidata em conjunto à Ação 1- KA1).

Sabe mais junto do Coordenador Erasmus ou do GMCI da tua Escola! Candidata-te!

 

Documentos referente ao Programa:

 

 



Mobilidade de Estudos



Mobilidade de Estágios

  • Ficha de Candidatura
  • Training Agreement
  • Contrato
  • Certificado de Permanência
  • Carta de Estudante ERASMUS


Mobilidade de Staff



Links Úteis