Sobre Nós

O IPSantarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.

 

História

O IPSantarém foi criado em 26 de dezembro de 1979, pelo Decreto-Lei 513-T/79, tendo integrado a Escola Superior Agrária e a Escola Superior de Educação.

No final de 1985, foi criada a Escola Superior de Gestão de Santarém, pelo Decreto do Governo n.º 46/85, de 22 de Novembro.

Em 1986, foi integrada no Instituto Politécnico de Santarém a Escola Superior de Tecnologia de Tomar que, em 1997, daria origem ao Instituto Politécnico de Tomar.

Em 1997 foi criada a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro.

Em 2001, foi integrada a Escola Superior de Enfermagem de Santarém que, em 2008, perspetivando-se a integração de novas valências na área da saúde, passou a designar-se Escola Superior de Saúde, pelo Despacho n.º 14812/2009, de 1 de julho de 2009.
Os primeiros estatutos do Politécnico de Santarém foram homologados em 11 de outubro de 1995, sendo revistos e publicados pelo Despacho normativo n.º 56/2008, no Diário da República, 2ª série – N.º 2014 – 4 de novembro.

Estatutariamente o IPSantarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.

O enquadramento jurídico institucional, obedece ao disposto na Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, o qual fixa o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), nomeadamente quanto à forma organizativa, às suas atribuições, à competência dos seus órgãos de governo e às relações com a tutela e modo de fiscalização pública.

As várias Escolas oferecem cursos de licenciatura, de mestrado e de pós-graduação, além de cursos técnicos superiores profissionais. Tem sido possível, em algumas áreas de formação, o recurso à formação em regime de b-learning. O IPSantarém promove a cooperação institucional e a mobilidade efetiva de todos os seus agentes, tanto a nível nacional como internacional – designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua portuguesa – participa em atividades de ligação à sociedade, de difusão/transferência e de valorização económica de conhecimento e assegura o acesso dos cidadãos ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida.

O IPSantarém mantém uma ligação estreita com a comunidade e tecido empresarial regional, intensificando esta relação para uma oferta formativa adaptada às necessidades regionais.
O IPSantarém tem centrado a sua atenção um papel dinâmico e integrador, focando os seus esforços em setores em que a região detenha vantagens competitivas tanto na estruturação de ofertas atrativas e sustentáveis, como na dinamização de oportunidades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

Também a componente de internacionalização se tem vindo a desenvolver quer a nível da formação com cursos de dupla titulação e de mestrados, quer a nível de cursos em parceria com instituições estrangeiras.  O intercâmbio interinstitucional com os países de língua oficial portuguesa e outros fora do espaço Europeu tem sido, através da International School, uma aposta para o desenvolvimento da internacionalização.

A aproximação aos estudantes e às suas necessidades tem sido uma preocupação que se tem vindo a consolidar através do gabinete de acompanhamento e apoio psicopedagógico dos serviços de ação social. Este tem tido como objetivos uma relação próxima nas necessidades sociais, mas também de uma relação de promoção e interação dos jovens com a comunidade local onde se inserem. 
Este gabinete tem centralizado a dinamização da responsabilidade social junto dos estudantes através de representantes das Escolas, das associações de estudantes e dos conselhos pedagógicos. Com a sua dinâmica, pretende promover o desenvolvimento global dos estudantes, estimulando a sua participação crítica e inovadora de modo a formar pessoas que possam ser parte integrante e ativa de uma sociedade dinâmica.