Avaliação e Qualidade

A Presidência do IPSantarem para responder à sua missão compromete-se a implementar um Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade (SGGQ) para melhorar, de forma continuada, o desempenho institucional, tomando em consideração os interesses de todas as partes envolvidas, internas e externas.

É compromisso do IPSantarém:

  •  intensificar a relação com os estudantes através do apoio às suas iniciativas inovadoras e projetos empreendedores, bem como o debate das suas ideias, numa interação que reforce a sua identificação com o Instituto Politécnico
  •  intensificar a interação na comunidade académica, bem como o apoio aos diplomados e a inserção na vida ativa;
  • promover a responsabilidade social a nível interno e externo, com o desenvolvimento de projetos;
  • promover a qualidade dos seus processos e a sua avaliação sistemática com o compromisso de implementação de planos de melhoria, reconhecida pela certificação da A3ES.
 

Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade (SGGQ)

O Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade (SGGQ), no IPSantarém, tem como objetivo promover a Política da Qualidade, bem como a aplicação de procedimentos adequados à sua concretização, respondendo às dimensões da missão institucional.

Para isso procura: 

  • Estar articulado com os Estatutos, plano estratégico do IPSantarém e, por conseguinte, com os mecanismos de governação;
  • Implementar estratégias e politicas de garantia da qualidade dos seus ciclos de estudos, bem como dos processos de apoio, adequados à sua concretização, com vista á melhoria continua;
  • Gerar informação adequada e garantir a sua disseminação pelos diversos níveis de gestão, promovendo uma melhor tomada de decisão;
  • Criar estratégias que envolvam os diversos intervenientes da comunidade académica e parceiros externos;
  • Dispor de procedimentos que impliquem medidas para a melhoria institucional;
  • Ser motivador para todos os intervenientes da comunidade académica;
  • Avaliar os diversos processos de acordo com as necessidades e aplicar o plano de melhorias.

 

O SGGQ, cujo responsável máximo é o Presidente do IPSantarém, é desenvolvido pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) que tem a função de coordenar as Estruturas Internas da Qualidade – as Escolas, os serviços centrais e os SAS

Responsável: Maria Teresa Pereira Serrano, Pró-Presidente para a Gestão e Garantia da Qualidade

Contacto: teresa.serrano@sc.ipsantarem.pt 

Estrutura da Qualidade

 

Documentos

Avaliação CAF

O Politécnico de Santarém iniciou o processo de autoavaliação institucional em 2021, com o objetivo de aplicar técnicas da Gestão da Qualidade Total e melhorar o nível de desempenho e de prestação de serviços do IPSantarém.

O IPSantarém, em fevereiro de 2023, candidatou-se ao reconhecimento externo pela CAF (Common Assessment Framework), que é um modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, que foi especificamente desenvolvido para ajudar as instituições do sector público dos países europeus a aplicar as técnicas de gestão da qualidade, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.

Este foi um processo de envolvimento da comunidade académica e que terminou com a auditoria, no dia 29 de maio de 2023, com a Agente de Feedback Externo, Drª Lurdes Esteves.

A Coordenação e liderança do projeto esteve a cargo da Pró-Presidente para a Qualidade, Teresa Serrano. O processo integrou elementos representantes de vários departamentos e serviços a quem foram atribuídos Critérios CAF desconhecidos e cujo âmbito não era necessariamente da sua atividade ou funções, de forma a que a autoavaliação fosse abrangente e revelasse um diagnóstico completo e imparcial da realidade organizacional.

Segundo o relatório enviado a 06 de julho de 2023, o Politécnico de Santarém recebeu o selo Effective CAF USER, onde foram identificados os principais pontos fortes desse processo:

  • Tomada de decisão da liderança de topo na realização do processo de autoavaliação institucional e de reestruturação organizacional;
  • Compromisso e envolvimento inequívoco da liderança em processos de mudança e de inovação organizacional;
  • Orientação da organização para processos de mudança, com foco em metodologias de autoavaliação e numa lógica de melhoria contínua dos serviços, promovendo a coesão e uma tomada de decisão participada;
  • Clima organizacional evidenciado e envolvimento dos colaboradores.

 

O Politécnico de Santarém agradece a todos os que participaram de forma direta ou indireta, pelos excelentes resultados obtidos.