
A Cátedra em Longevidade, Inovação e Políticas Públicas, sediada no Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo responder aos desafios do envelhecimento demográfico através da articulação entre investigação aplicada, inovação social e políticas públicas baseadas em evidência.
A Cátedra promove a produção e transferência de conhecimento, a formação avançada e o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto nas comunidades. Com uma forte ligação ao território e uma dimensão internacional relevante, assume-se como uma plataforma de cooperação entre a academia, o setor social e as entidades públicas, contribuindo para o desenvolvimento de respostas mais eficazes, inclusivas e sustentáveis no âmbito da longevidade e do envelhecimento ativo.
Criada pelo Despacho n.º 37/2026, de 17 de março de 2026, do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, a Cátedra tem como objetivos estratégicos:
- Desenvolver projetos de investigação aplicada sobre o envelhecimento e políticas públicas, envolvendo investigadores, profissionais, professores, estudantes e parceiros institucionais
- Organizar conferências e congressos internacionais sobre longevidade, reunindo académicos, decisores políticos e profissionais.
- Implementar programas de formação e capacitação dirigidos a profissionais e entidades públicas e privadas
- Criar e testar projetos piloto de intervenção comunitária na região de Santarém, enquanto laboratório vivo de inovação social.
- Produzir relatórios técnicos com recomendações para apoio à definição e avaliação de políticas públicas nesta área.
- Acolher estudantes e investigadores de estudos de pós-graduação de nível superior
- Promover a evolução da Cátedra para reconhecimento como Cátedra UNESCO
Diretor
- Prof. Doutor Luís Jacob
Comissão Científica (IP Santarém)
- Prof. Doutor Pedro Oliveira
- Profa. Doutora Ana Ribeiro
- Profa. Doutora Helena Caseiro
- Profa. Doutora Sónia Galinha
- Profa. Doutora Sónia Seixas
- Profa. Doutora Susana Alves
Conselho consultivo
- Ana Mendes Godinho, Licenciada em Direito, Ex-Ministra da Segurança Social e Ex- Secretária de Estado do Turismo
- Dee Dee Mahmood, Doutorada em desporto, Investigadora da Cowan University, Australia e coordenadora do Walking Football para a Asia e Pacifico, Singapura.
- Hélder Silva, Doutorado em Estudos Estratégicos, Ex-Presidente da Camara Municipal de Mafra, actual Eurodeputado
- Lurdes Martins, Doutorada em Ética, Licenciada em Enfermagem, professora na Universidade Católica Portuguesa
- Meire Cachioni, Doutorada em Gerontologia, Licenciada em Psicologia e professora na Universidade de São Paulo, Brasil
Entidades Parceiras:
- Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS)
- Rede Internacional Académica da Lusofonia (RIAL)
- União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém (UDIPSS)
- Associação Walking Football Portugal (WFP)
- Cátedra UNESCO em Educação de Adultos da Universidade de Malta (Malta)
- Institute for Applied Research on Ageing da Carinthian University of Applied Sciences (Áustria)
- Fundação D. Cabral (Brasil)
- Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade (França)
Contactos:
catedra@ipsantarem.pt
Sala da Cátedra, Biblioteca Vergílio Serrão, Complexo Andaluz, IPSantarém, 2001-904 Santarém