Rede NEE
A Rede NEE (Necessidades Educativas Específicas) é um serviço de apoio a estudantes com necessidades educativas específicas que procuram no IPSantarém uma formação superior de qualidade e equidade.
Tem como principais objetivos:
- contribuir para a definição e implementação de páticas de inclusão e valorização da diversidade, transversais a toda a atividade do IPSantarém, com ênfase particular nos processos de ensino e aprendizagem, empenhando-se de forma ativa na promoção do sucesso pleno dos/as estudantes;
- articular com serviços internos e externos para responder às necessidades de estudantes com NEE;
- identificar e conhecer as necessidades de Estudantes com Necessidades Educativas Especificas;
- acompanhar e apoiar estudantes com Estatuto no seu processo de acolhimento, integração, inclusão e qualificação com sucesso;
- apoiar a Presidência, os Serviços Centrais, os Serviços de Ação Social, as Direções, Docentes e Não Docentes das diferentes Unidades Orgânicas, em questões relacionadas com as Necessidades Educativas Específicas;
- sensibilizar, informar, capacitar e partilhar as boas práticas inclusivas com a comunidade educativa do IPSantarém, tendo como modelo o trabalho colaborativo e cooperativo;
- colaborar com outras instituições do ensino superior (IES), ou outras entidades relevantes, em projetos nacionais ou internacionais que visem a investigação e desenvolvimento de práticas de inclusão e desenho universal e a promoção de políticas de inclusão da diversidade nas IES.
A Rede NEE do IPSantarém, abrange as 5 Unidades Orgânicas (Escola Superior de Educação de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém e Escola Superior de Saúde de Santarém) e os/as estudantes de todos os cursos por elas ministrados.
Informação para Estudantes
A QUEM SE DESTINA?
A estudantes com NEE que frequentam o Instituto Politécnico de Santarém, independentemente do ciclo de estudos em que se inscrevem.
No IPSantarém são considerados/as estudantes com NEE, quando apresentam características que o/a colocam em desvantagem no desempenho académico, por:
- Incapacidade na área da visão;
- Incapacidade na área da audição;
- Incapacidade na área motora;
- Dificuldades de aprendizagem específicas
- (Dislexia, Discalculia, Défice de Atenção e Hiperatividade ou outras dificuldades) associadas à compreensão ou produção do material escrito;
- Doença crónica, associada a internamentos ou a tratamentos periódicos e frequentes;
- Doença mental que comprometa acentuadamente a adaptação e seja limitativa no que refere ao processo de aprendizagem académica.
SOU ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS. COMO DEVO PROCEDER?
1- Pedido de Estatuto de Estudante com NEE (EENEE)
O pedido de atribuição de estatuto tem de ser efetuado pelo/a estudante nos serviços académicos da sua escola, mediante preenchimento de requerimento (Mod.69 GDOC).
2-Análise do Pedido
A Rede NEE solicita a cada estudante o(s) relatório(s) comprovativo(s) atualizado(s), emitido(s) por especialistas.
A Rede NEE verifica e analisa a conformidade dos elementos enviados de acordo com o estipulado no Regulamento Despacho n.º 7884/2017 de 7 de setembro, efetuando seguidamente uma entrevista de acolhimento a cada estudante.
A entrevista tem como principal objetivo analisar criteriosamente as necessidades educativas específicas do/a estudante, de forma a ser elaborado um Parecer, considerando os apoios necessários para a frequência das aulas e de avaliação.
Neste Parecer são apresentadas informações relevantes, no que respeita às medidas para as adaptações pedagógicas a serem implementadas com base na incapacidade demonstrada.
3-Atribuição do Estatuto ENEE
Compete às direções de cada Unidade Orgânica do IPSantarém, com base no parecer da Rede decidir sobre a atribuição do EENEE, homologar a proposta das medidas de apoio recomendadas.
4-Comunicação da Decisão
A decisão, homologada pelas direções de cada UO é divulgada junto dos/as docentes do/a estudante, Rede NEE e comunicada ao/à próprio/a.
No caso da NEE ser de caráter permanente, o requerimento do Estatuto deve ser apresentado apenas uma vez por ciclo de estudos. No caso da NEE ser de caráter temporário, após o requerimento do Estatuto o/a estudante deve fazer periodicamente prova dessa condição, junto da Rede NEE.
5-Acompanhamento do/a Estudante
A coordenação da Rede, em articulação com o/a docente de referência da escola, acompanha o percurso académico e avalia a exequibilidade e eficácia das medidas propostas. Estas medidas podem ser revistas em qualquer momento, caso se considerem inadequadas ao sucesso académico do/a estudante. O acompanhamento aos/às estudantes é realizado de forma periódica, por solicitação de cada estudante ou por outros motivos que o justifiquem.
NECESSITO DE AJUDA. QUEM POSSO CONTACTAR?
Coordenação da Rede NEE:
Dr.ª Leonor Ferreira (coordenadora)
Dr.ª Paula Oliveira
Complexo Andaluz – Moinho do Fau, Aptd. 279
2001-904 SANTARÉM
Tel: 351 243 309 520 | Ext interna: 01152 | Tlm: 913037296
Email: rede.nee@ipsantarem.pt
Docentes de Referência
Escola Superior Agrária de Santarém
Prof.ª Maria Godinho | maria.godinho@esa.ipsantarem.pt
Prof.ª Rosa Coelho | rosa.coelho@esa.ipsantarem.pt
Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Prof.ª Anabela Vitorino |anabelav@esdrm.ipsantarem.pt
Escola Superior de Educação de Santarém
Prof.ª Isabel Piscalho | isabel.piscalho@ese.ipsantarem.pt
Ana Filipa Oliveira | ana.oliveira@ese.ipsantarem.pt
Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém
Prof. José Carlos Nunes | jcnunes@esg.ipsantarem.pt
Escola Superior de Saúde de Santarém
Prof.ª Alcinda Reis | alcinda.reis@essaude.ipsantarem.pt