Comunidade Alumni do Politécnico de Santarém

Mensagem do Presidente

É com especial apreço que me dirijo à comunidade Alumni do Politécnico de Santarém.

Como Presidente reconheço o papel inestimável que os Alumni podem ter como embaixadores, que no dia a dia promovem a instituição nas suas práticas profissionais, na rede empresarial, na sociedade civil, através da sua ação enquanto profissionais e cidadãos, promovendo o desenvolvimento de uma cultura de identidade e de um sentimento de pertença à comunidade académica.

Acompanhar de perto o trajeto profissional dos seus Alumni, ajustando a oferta formativa à evolução das necessidades do mercado de trabalho é um dos desígnios do Politécnico de Santarém, procurando, em simultâneo, favorecer a empregabilidade dos seus alunos.

Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Prof. João Moutão

Preocupa-te a empregabilidade do teu curso? 

A entrada no mercado de trabalho, o estímulo pela criação do próprio emprego e a valorização e reconhecimento dos nossos antigos alunos, os nossos ALUMNI, são prioridades para o Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Alumni do Instituto Politécnico de Santarém.

Apoiamos o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, transformando o conhecimento produzido em ideias de negócio. Promovemos concursos de ideias, desafiando os nossos estudantes a apresentarem as suas ideias inovadoras, premiando os que mais se destacam!

Promovemos a integração profissional dos nossos estudantes e diplomados no mercado de trabalho, acompanhamos o seu percurso profissional e colocamos alunos e empresas em contato direto, através de feiras de emprego e atividades temáticas direcionadas para a empregabilidade.

Acompanhamos o “percurso de vida” dos nossos Alumni, divulgamos os seus projetos, reforçamos as relações com os nossos antigos estudantes, premiamos os que mais se destacam, atribuindo o Prémio Carreira Alumni IPSantarém!

Vem conhecer o Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Alumni do Instituto Politécnico de Santarém!

Prémio Carreira Alumni

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), reconhecendo a importância dos seus diplomados na promoção e afirmação da excelente qualidade de formação que adquiriram enquanto seus estudantes, e que através do seu percurso profissional, pessoal, cultural ou social se constituam como uma referência para os seus pares e para a comunidade, contribuindo, desta forma, para a afirmaşão Instituto como uma Instituição de Ensino Superior de referência, atribui, anualmente, o “Prémio Carreira Alumni”. 


Prémio Carreira Alumni 2023

Na edição de 2023 o Júri do Prémio Carreira Alumni decidiu por unanimidade atribuir o Prémio Carreira ao Alumni Rui Pedro Marques – ver em detalhe a Edição 2023.

Casos de Sucesso

No Politécnico de Santarém asseguras um futuro brilhante

João Oliveira

Andreia Amaral

Sancho Mesquita

Integrar a Rede Alumni

Estimado antigo aluno do Politécnico de Santarém, fazendo uso desta rede de partilha de experiências profissionais e de contactos entre amigos, colegas e professores, estabelecemos este contacto tendo em vista a obtenção voluntária do consentimento para receber informações respeitantes à atividade académica do Politécnico de Santarém, bem como, recolher informações sobre o seu percurso profissional e a contribuição do Politécnico de Santarém para a prossecução dos seus objetivos e expectativas de realização profissional e pessoal.

Testemunhos Alumni

Ingressei na Escola Superior de Gestão e Tecnologias em 2016 na Licenciatura de Contabilidade e Fiscalidade.

Durante a mesma, tive a oportunidade de me relacionar com ótimos professores que para além da transmissão de conhecimentos, passaram também suas experiências e princípios. Denoto também que durante esse tempo sempre houve uma imensa oferta formativa da parte do Politecnico. Cresci pessoalmente, formando-me enquanto individuo e profissional. Graças aos ótimos docentes e a aposta na formação do Politécnico, tenho hoje o prazer de trabalhar na minha área numa das maiores empresas de Portugal, o Grupo Jerónimo Martins.

Agradeço a esta muy nobre instituição pela sua entrega a mim e aos demais.

Rodrigo Francisco

Alumni Escola Superior de Gestão e Tecnologia

Antes de estudar na ESES, estudei três anos na Belas-Artes de Lisboa. Sendo muito honesta, vim da FBAUL desiludida com o ensino superior e só concorri para a ESES em terceira fase, de tantas dúvidas que eu tinha. Pensava “o ensino superior não é para mim, eu não sei fazer nada, é melhor procurar um emprego e pronto.”. Foi logo ao entrar na ESES que entendi estar errada. Encontrei uma turma extremamente unida, professores e professoras interessados, que amam ensinar, e sempre preparados para ajudar os alunos em tudo, não apenas com a matéria do curso. Encontrei não apenas uma escola, mas uma família, cheia de pessoas de coração grande. Encontrei professores fenomenais e cheios de garra, como a prof. Ana da Silva, o prof. Zé Manel, a prof. Maria Potes Barbas, a prof. Teresa Maia e Carmo e tantos outros e outras que puxaram por mim o mais que podiam, mas que do mesmo modo estavam lá para me apoiar quando estava mais em baixo. Esta escola é um exemplo e foi ela que me permitiu cumprir o meu sonho: trabalhar na minha própria agência de design. Obrigada a todas e todos!

Patrícia Carvalho

Alumni Escola Superior de Educação

Aos 44 anos de idade decidi que era o momento de tentar realizar um dos meus objetivos de vida, um desejo que perdurava desde que concluí o ensino secundário e que não consegui realizar antes por dificuldades várias, nomeadamente financeiras.

Em 2010 decidi assim, com o apoio familiar, que era o momento de avançar e ingressei então na licenciatura de Administração Pública na ESGTS, uma vez que esta licenciatura respondia às minhas pretensões dado que exerço a minha atividade profissional no setor público (Autarquia Local). Por não ser possível a frequência dos estudos em regime diurno, frequentei a licenciatura em regime pós-laboral.

Foi um percurso difícil, com dificuldades acrescidas pelo facto de residir e trabalhar em Abrantes, o que implicou um grande esforço físico com viagens diárias entre Abrantes/Santarém/Abrantes, um esforço familiar uma vez que tinha um filho de tenra idade que não pude acompanhar devido à minha ausência (partia de Abrantes pelas 17:30 h e regressava a casa por volta da 1 hora da manhã, para retomar a minha atividade profissional poucas horas depois). Acresceu a tudo isto também um grande esforço financeiro, principalmente pelos custos de combustível com as viagens. Mas todas estas dificuldades foram superadas porque havia um objetivo, uma meta que tinha de alcançar: concluir a minha licenciatura. E o desejo concretizou-se em 2014.

Foram 4 anos de muitas dificuldades mas também de desenvolvimento pessoal, de aquisição de conhecimento, de descoberta de novos horizontes, de novas formas de pensar. Foram 4 anos que me trouxeram novos amigos (colegas de curso e professores), de companheirismo, de superação de dificuldades. Foram 4 anos que me permitiram alcançar o objetivo a que me propusera.

Luís Pires

Alumni Escola Superior de Gestão e Tecnologia