Acolher estudantes Erasmus no IPSantarém – IPSantarém Buddy

IPSantarém Buddy

Acede já ao formulário de inscrição.

1-O que é o Programa IPSantarém Buddy?

IPSantarém Buddy é um programa de apoio à integração dos estudantes estrangeiros (internacionais e de mobilidade), que visa a sua preparação,  acolhimento,  integração e acompanhamento no processo de adaptação a um novo contexto social e académico.

Os estudantes estrangeiros chegam ao IPSantarém para realizarem um período de estudos ao abrigo de programas de mobilidade, como o Erasmus+ ou o Pedro Álvares Cabral (Brasil), ou através do estatuto de estudante internacional.

2-O que é um IPSantarém Buddy?

Um IPSantarém Buddy (colega, amigo) é um estudante do IPSantarém que se voluntaria para servir de guia a um estudante estrangeiro durante a sua permanência no IPSantarém. O objetivo é ser um guia/colega e uma verdadeira fonte de informação e ligação aos novos estudantes, tornando a sua integração mais simples.

A missão do IPSantarém Buddy é acompanhar o estudante estrangeiro a integrar-se, apoiando-o numa série de pequenas coisas, como mostrar-lhe a Escola, ajudá-lo na escolha de disciplinas e a fazer o horário, na procura de alojamento e na integração na vida académica e cultural.

Um IPSantarém Buddy é um estudante que promove a amizade entre os estudantes portugueses e os estrangeiros, está disponível para responder a perguntas sobre a cidade, indicar qual o melhor local para fazer compras, relaxar, receber cuidados médicos, levantar dinheiro ou abrir uma conta bancária, etc.

3-Qual o papel do IPSantarém Buddy?

O IPSantarém Buddy deve funcionar como o contacto privilegiado dos estudantes estrangeiros, mesmo antes da sua chegada. O IPBuddy deve entrar em contacto com os estudantes estrangeiros que lhe foram atribuídos, disponibilizando-se para os ir esperar à chegada (aeroporto ou outro local), oferecendo-lhes apoio na procura de alojamento e orientando-os nas questões diárias (académicas e sociais), entre outras atividades que o grupo de IPBuddies irá promover durante o semestre.

4-Quem pode tornar-se um IPSantarém Buddy?

Podem ser IPSantarém Buddies os estudantes do IPSantarém, de qualquer ciclo de estudos, inscritos como estudantes regulares, com a frequência mínima de 2 semestres concluídos e que tenham as seguintes características:

• Competências de relacionamento interpessoal
  • Sentido de responsabilidade;
  • Espírito voluntarioso e pró-activo
  • Interesse em conhecer pessoas, culturas e línguas diferentes;
  • Fluência em linguas (pelo menos uma língua estrangeira);
  • Interesse em realizar uma mobilidade futura no estrangeiro, ou experiência adquirida com uma mobilidade já realizada.

Todos os IPSantarém Buddies são membros ativos do programa IPBuddy, contribuindo para:

• A promoção dos eventos e atividades que irão realizar-se durante o semestre;
  • O lançamento de discussões temáticas, relacionadas com a sua área de estudo ou áreas transversais como cultura, cidade, atividades extra-curriculares;
  • A promoção do programa IPBUddy, no sentido de mobilizar novos estudantes.

Os Buddies terão, antes do início de cada semestre, uma ação de informação e uma ação de formação, onde serão indicadas as atividades a desenvolver e as competências necessárias para o sucesso da actividade enquanto Buddy.

5-Quais os benefícios de ser um IPSantarém Buddy?

O principal benefício é a experiência que esta atividade confere, aliada à satisfação pessoal para fazer parte da internacionalização do IPSantarém, testemunho que passará para as gerações seguintes. Há, no entanto, outros benefícios:

• Enriquecimento do CV, sendo esta atividade reconhecida através de um certificado emitido pelo IPSantarém, reconhecido no Suplemento ao Diploma;
  • Possibilidade de se interrelacionar com estudantes oriundos de vários países, contactando com outras culturas e aperfeiçoando as suas aptidões linguísticas;
  • Desenvolver competências interpessoais de planeamento, solidariedade, trabalho de/em equipa, planeamento e organização de atividades de integração e decisão;
  • Estabelecimento de contactos com colegas de universidades estrangeiras, alargando a sua rede de networking;
  • Reconhecimento e visibilidade nos meios de divulgação do IPSantarém pelo envolvimento no programa.

6-Como tornar-se um IPSantarém Buddy?

Caso estejas interessado(a) em participar no programa e ser voluntário no Programa IPSantarém Buddy, consulta atentamente o regulamento e preenche o formulário de inscrição.

Na seleção dos candidatos o IPSantarém terá em consideração: os conhecimentos linguísticos, a área de estudos, a experiência prévia em ações de voluntariado, associativismo, de promoção de atividades culturais, de contacto com estudantes estrangeiros ou outras relevantes para as funções. O IPSantarém reserva-se o direito de realizar entrevista aos Buddies, se entender necessário, e de excluir candidatos por considerar não terem o perfil adequado às funções.