ACD – LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTO ESCOLAR: COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE AJUDAR O PROFESSOR?
Esta ação de curta duração (ACD) tem o objetivo de apresentar o contexto dos multiletramentos e letramentos digitais na escola brasileira e discutir atividades desenvolvidas em sala de aula com uso de inteligência artificial. Esta apresentação faz parte do projeto de pesquisa de pós-doutoramento “A correção por Inteligência Artificial de produções textuais escritas: a questão da autoria e da suposta substituição do professor na correção de textos”, vinculado à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCLAr-Brasil) e ao grupo de estudos do discurso SLOVO. Pretende-se, a partir deste caso brasileiro, motivar a reflexão e a partilha de práticas de professores de escolas portuguesas também, principalmente do ensino secundário, com apoio e parceria da comunidade de aprendizagem composta por professores – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos”.
Objetivos
– Expor o contexto dos multiletramentos e letramentos digitais na escola brasileira;
– Discutir atividades desenvolvidas em sala de aula, na escola brasileira, com uso de inteligência artificial.
-Motivar a reflexão e a partilha de práticas de professores de escolas portuguesas.
Destinatários
Professores dos 2.º e 3.° Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Formadores:
Prof.ª Dra. Marina Célia Mendonça, Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara – UNESP (Brasil)
Prof.ª Dra. Marina Totina de Almeida Lara, Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara – UNESP (Brasil)
Prof.ª Doutora Maria Inês Almeida Cardoso, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)
Calendarização: 9 de janeiro de 2026 | Das 17h-20h
Local: Online
Inscrição aqui: https://forms.office.com/e/kzGY2xG7Lf











