TeSP – Acesso – Estudante Internacional

Podem candidatar-se ao acesso aos Cursos TeSP do IPSantarém, às vagas para Estudantes Internacionais os
candidatos que: 

– Não tenham nacionalidade portuguesa;

– Sejam titulares de qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por urna autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e Ihes confira direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido ou de habilitação legalmente equivalente.

 

Condições de Ingresso:

As condições de ingresso em cada curso técnico superior profissional têm como referencial os conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário na(s) área(s) de educação e formação relevante(s) para cada curso, e concretizam-se pela identificação da(s) disciplina(s) do ensino secundário ou equivalente, relevantes para ingresso no curso, as quais os candidatos devem ter tido aprovação. A verificação das condições de ingresso é efetuada pela apresentação de diploma do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com aprovação.

Caso os candidatos não reúnam as condições de ingresso, podem adquiri-las mediante aprovação numa prova de conhecimentos, cujo referencial de conhecimentos e aptidões corresponda ao nível do ensino secundário na(s) área(s) relevante(s) para cada curso. No IPSantarém realizam-se as provas de Biologia, Economia, Matemática, Português e Química.

1- O/a candidato/a candidata-se online
2- Procede ao pagamento do emolumento devido. Após o pagamento ter sido comprovado pelos Serviços, a inscrição será considerada válida.
3- Os Serviços procedem à verificação dos documentos enviados pelo/a candidato/a. Caso sejam detetados alguns erros, o/a candidato/a é informado/a por email para que possa proceder à sua correção da mesma.
4- O/a candidato/a é informado através de endereço de email com informação respeitante à realização das provas.
5- O Júri procede à emissão da lista provisória sendo a mesma publicada no sítio de internet.
6- O/a candidato/a pode apresentar reclamação, que deverá ser dirigida ao Presidente do Júri, dentro dos prazos definidos no calendário do concurso de candidatura.
7- O Júri procede à emissão da lista definitiva sendo a mesma publicada no sítio de internet.
8- O candidato colocado procede à matricula online na plataforma de gestão académica.

A candidatura aos Ciclos de Estudo de Cursos Técnicos Superiores Profissionais é requerida através da plataforma online disponível AQUI
 

Após o pagamento da candidatura ser comprovado pelos Serviços, é que a candidatura será considerada válida.

Documentos necessários à candidatura

– Fotocópia do Passaporte 

– Certidões de habilitações com classificação discriminada por disciplina/módulo

As certidões têm que estar reconhecidas pelo agente consular português local e/ou legalizado pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa a Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros ou em alternativa, a certidão de equivalência ao 12.° ano de escolaridade, emitida por um estabelecimento de ensino secundário português, cujo original tem que ser exibido na data da matricula. 

Se estiverem redigidas numa língua estrangeira que não o espanhol, francês e inglês deve ser acompanhado de tradução para português devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

A falta de entrega da totalidade dos documentos referidos anteriormente, após notificação no prazo fixado, constitui motivo de exclusão liminar da candidatura.

A prestação de falsas declarações constitui motivo de exclusão liminar da candidatura, ou no caso de estas serem detetadas após a matricula, de anulação da mesma, bem como de todos os atos académicos efetuados pelo estudante no decorrer do curso.

A candidatura será considerada completa quando concluído o preenchimento do boletim de candidatura e entregue toda a documentação obrigatória, bem como o pagamento da taxa de candidatura. 

Nota:

Os Resultados da candidatura são divulgados da seguinte forma:

1- Publicação da Pauta de Análise – Analise de todas as candidaturas e indicação dos elementos em falta e do  prazo para entrega dos respetivos documentos

2 – Publicação da Lista Provisória – indicação dos candidatos que reúnem as condições de admissão ao concurso e dos candidatos excluídos

3- Publicação da Lista Final de Colocação (Definitiva) – divulgação do resultado final do concurso, após a seleção e seriação dos candidatos, constando como resultado a colocação ou exclusão de cada candidato ao concurso. Só após a publicação desta lista definitiva, é que o candidato poderá realizar a matrícula e inscrição no curso a que se candidatou e no qual foi “colocado”.”

1ª FASE- Fase Única (Brevemente Disponível)

  • Pauta de Análise
  • Lista Provisória 
  • Lista Definitiva 
  • Resultado das Provas
    • Pauta da Prova de Biologia

Dos resultados de colocação cabe reclamação que deve ser dirigida ao presidente do IPSantarém no prazo fixado para o efeito.
2 — A decisão sobre a reclamação compete ao Presidente do IPSantarém após audição do Júri e deve ser proferida no prazo fixado.
3 — Preferencialmente o resultado é comunicado ao reclamante via e-mail facultado pelo próprio, com recibo de entrega, ou por contacto telefónico.
4 — As reclamações estão sujeitas aos emolumentos indicados na tabela de emolumentos do IPSantarém.
5 — Sempre que a reclamação seja considerada procedente por motivo de erro imputável aos Serviços a taxa de reclamação será devolvida.
6 — Os candidatos que tenham apresentado reclamação, e que a mesma seja objeto de deferimento, e a mesma origine a colocação do candidato, têm de efetivar a matrícula e/ou inscrição no prazo máximo
de quatro dias úteis após a receção da notificação.
7 — São liminarmente indeferidas as reclamações não fundamentadas, bem como as que não tenham sido submetidas no prazo e local fixado, nos termos dos números anteriores.

1 — São liminarmente indeferidas as candidaturas que, embora reúnam as condições necessárias, se encontrem numa das seguintes situações:
a) Se refiram a cursos técnicos superiores profissionais em que o número de vagas fixado tenha sido zero;
b) Não seja apresentada toda a documentação necessária à completa instrução do processo;
c) Infrinjam expressamente alguma das regras e prazos fixados pelo Regulamento de acesso e ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico de Santarém, em vigor;
d) No ato da entrega do requerimento é efetuado o pagamento dos emolumentos devidos, sob pena de indeferimento liminar do pedido;
2 — Qualquer situação de indeferimento e respetiva justificação devem ser comunicados de imediato ao/à candidato/a.

O/a candidato/a colocado/a deve proceder à matrícula/inscrição online na plataforma de gestão académica (SIGARRA).

Nota: Caso o/a candidato/a não efetue a matrícula/inscrição e proceda ao pagamento do(s) emolumento(s) devido(s),  de acordo com o calendário aprovado,  perde o direito à vaga.

A Legislação, Regulamentos, Tabelas de Emolumentos e Propinas, e documentos de suporte estão disponíveis na página da 

  • Taxa de Candidatura (a pagar no momento da submissão da candidatura):50€

    Taxa de inscrição e seguro escolar (a pagar no ato de inscrição/matrícula após colocação): 35€ + montante do seguro escolar definido para cada Escola

    Propina Anual:  Os candidatos devem efetuar o pagamento do 50% do valor da propina no ato de matrícula e inscrição. 

Legislação Interna– veja a legislação aqui

Legislação Geral – DGES mais informação aqui

Ver FAQ’s aqui.