A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) esteve representada no XXVI Congresso Nacional de Gestão do Desporto, que decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, em Vilamoura, afirmando uma participação ativa e qualificada num dos mais relevantes encontros científicos da área em Portugal.
A ESDRM marcou presença com quatro docentes — Alfredo Silva, Alan Ferreira, Hugo Dinis e Miguel Pacheco — e quatro estudantes do Mestrado em Gestão do Desporto — Marcelo Marquês, Eduardo Caetano, João Araújo e Pedro Rodrigues — reforçando a articulação entre ensino, investigação e envolvimento académico em contextos científicos de referência.
No âmbito do programa Call for Papers da APOGESD 2025, a ESDRM destacou-se com a apresentação de seis comunicações científicas, abordando temáticas centrais da gestão do desporto contemporânea, como o impacto social do desporto, a acessibilidade a instalações desportivas, a participação desportiva feminina, a globalização no futebol português, a formulação de estratégias de valorização social e os modelos de financiamento no setor desportivo. Foram apresentadas 6 comunicações:
1) Projeto Universal Sports for Social Impact (USSI). Autores: Carla Borrego; Carlos Silva; Alfredo Silva; Paulo Rosa, et al.;
2) Acessibilidade a Instalações Desportivas. Autores: Marcelo Marquês & Alfredo Silva;
3) Determinantes da participação desportiva feminina (COM-B). Autores: Alan Ferreira; Alfredo Silva; Margarida Inácio; Maria Luísa Ávila da Costa & Abel Santos;
4) Globalização no futebol português. Autores: Eduardo Caetano & Alfredo Silva.
5) Formulação da estratégia de valorização social. Autores: Pedro Rodrigues & Alfredo Silva;
6) Financiamento: Fator de valorização social do desporto. Autores: Alfredo Silva.
Sob o tema “Desporto, Sociedade e Inteligência Artificial – Fatores de Valorização Social do Desporto”, o congresso constituiu um espaço privilegiado de reflexão crítica, partilha de conhecimento e debate sobre os desafios e oportunidades que a transformação tecnológica coloca à gestão do desporto, reunindo académicos, profissionais, dirigentes e estudantes nacionais e internacionais.
A participação da ESDRM neste congresso reafirma o seu compromisso com a produção científica, a inovação e a formação avançada em Gestão do Desporto, contribuindo ativamente para a construção de um setor mais informado, sustentável e socialmente relevante.











