ESES • Aula aberta – Imaginar futuros (digitais) na educação

Aulaberta_Imaginar_WEB
Resumo: 
Acelerados pela crise pandémica (Nóvoa & Alvim, 2020), os debates sobre os futuros da educação incorporam esperanças e receios associados às inovações tecnológicas, reproduzindo as ambivalências de narrativas sociais que ora as veem como solução ora como perigo iminente (Livingstone & Blum-Ross, 2020). Por um lado, são depositadas expetativas em novas experiências educativas personalizadas, constituindo a Educação 4.0 um tópico em crescente exploração (Mukul & Büyükozkan, 2023). Por outro, perspetivas críticas têm alertado para potenciais problemas, em particular em termos éticos, como no enviesamento dos algoritmos e questões de privacidade dos dados recolhidos, ou na comercialização da educação (Holmes & Tuomi, 2022). Grande parte do imaginário associa ao futuro digital na educação mudanças “radicais” e “disruptivas”, embora, até hoje, esse potencial transformador se revele limitado (Facer & Selwyn, 2021).
Nesta sessão, procuramos imaginar e discutir sobre os futuros de educação, com especial foco no impacto das tecnologias digitais.
 
 
Susana Batista, socióloga, é Professora Auxiliar na NOVA FCSH, onde coordena o Mestrado em Estudos de Educação, e investigadora integrada no CICS.NOVA. Tem participado em vários projetos de investigação-ação na área da educação, com desenvolvimento de indicadores estatísticos, modelos, manuais, diagnósticos, monitorização e avaliação de projetos e ações de formação para professores. Entre eles, destacam-se o Projeto ESCXEL – Rede de escolas de Excelência e o Atlas – Contextos Sociais e Locais do Sucesso e Insucesso, bem como a consultadoria a Câmaras Municipais e à Secretaria Regional de Educação da Madeira especialmente na área de planeamento, monitorização e avaliação de projetos. A sua investigação também se debruça sobre a relação entre crianças, jovens e media, com participação em projetos internacionais como o projeto ySKILLS (2020-2023) ou o projeto Prodigy (Promoting Resilience and Online Digital and Informational Skills, 2025-2027). É atualmente coordenadora nacional da rede EU Kids Online e autora residente na Cria.On, uma plataforma digital que oferece recursos sobre os contextos digitais, competências e direitos de crianças e adolescentes online.

Partilhar: