ESES • Aula aberta O feedback corretivo escrito de futuros professores: o que corrigem e como num texto do 6. º ano do 2.º CEB?

Aula Aberta

La retroacción correctiva escrita proporcionada por los futuros maestros: qué corrigen y cómo de un texto de sexto de primaria?

Oradora – MARIONA CASAS-DESEURES (Universidade de Vic, Catalunha) (nota curricular apensa)

Data e Hora – 13 de março de 2024, das 9h às 11h

Presencial: Sala D.2.03, ESE|IPSantarém
Online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94042350447

Unidade Curricular – “Didáticas Específicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) – 3.º e 4.º anos – Módulo de Português (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB)

Línguas da sessão – apresentação em espanhol, com suporte em inglês e questões em português, espanhol ou inglês.

Na sessão, apresentar-se-á uma investigação em curso sobre retroação corretiva escrita (RCE; written corrective feedback, WCF), centrada na formação inicial de professores. Propõe-se este tema porque atualmente há um interesse crescente pela investigação das tipologias de RCE e pelas conceções e práticas dos futuros professores dos 1.º e 2.º ciclos. Assim, mostrar-se-á que RCE é usada por um grupo de 53 futuros docentes do 2.º ciclo (tercer ciclo de primaria) na Catalunha perante um texto escrito por um aluno de 6.º ano (11-12 anos). Durante a sessão, apresentar-se-ão os tipos de RCE baseados na taxonomia de Nassaji & Kartchava (2021), a partir da análise dos participantes no estudo.

As conclusões mostram a vontade de futuros professores de levar a cabo uma RCE exaustiva do texto, mas põe em evidência uma falta de sistematização e um excesso de correções, que não ajudam o aprendiz a melhorar o seu texto. Finalmente, justificar-se-á a principal implicação didática deste estudo: a necessidade de integrar a RCE na didática da escrita na formação inicial, para promover um ensino-aprendizagem da expressão escrita mais formativo. No final, proporcionar-se-á o debate sobre o conceito de RCE e as experiências de RCE dos participantes nesta aula aberta.

Departamento de Línguas e Literaturas | Centro de Línguas e Culturas | ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos (http://protextos.web.ua.pt/)