ESES • Oficina de formação “Educação STEAM: Uma Abordagem Integradora”

Oficina de formação
Esta ação, sustentada no Decreto-Lei n.º 55/2018, promove a autonomia curricular e a integração interdisciplinar, com enfoque na abordagem STEAM. Valoriza metodologias ativas, a articulação entre artes e ciências, e o desenvolvimento de competências do século XXI. Destina-se a professores do 1.º CEB, com o objetivo de apoiar a construção de cenários de aprendizagem inovadores, alinhados aos ODS e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 

Objetivos:

1. Conceber, construir e operacionalizara ABP com recursos pedagógicos para promover competências interdisciplinares para os professores integrarem as artes e as ciências na abordagem STEAM.

2. Refletir e discutir sobre a relevância e a atualidade da Educação STEAM, STEAM outdoor, da ABP e da Interdisciplinaridade no enquadramento de diretrizes nacionais e internacionais.

3. Promover o trabalho colaborativo e cooperativo dos professores na conceção, implementação e avaliação de projetos interdisciplinares STEAM.

4. Discutir e desenvolver projetos que integrem as Artes com o Estudo do Meio, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática, ancorados numa abordagem STEAM.

5. Analisar e criar ambientes ao ar livre que potenciem a ciência, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática.

6. Explorar e elaborar tarefas que fomentem a educação STEAM outdoor.

7. Planear experiências de aprendizagem com resolução de problemas em contexto outdoor, envolvendo artes, corpo e mente.


Componente de trabalho presencial
(25 horas):

Momentos de formação que estimulem um ambiente colaborativo, envolvendo a análise e discussão de textos sobre os conteúdos, e de projetos em educação STEAM; e a construção de atividades e recursos para o desenvolvimento de projetos. As sessões online decorrerão em formato de videoconferência, visando a apresentação da abordagem de educação STEAM e a reflexão sobre contributos para a aprendizagem dos alunos e desafios para a prática, com a presença de especialistas convidados. Algumas sessões serão ainda dedicadas ao feedback de apoio ao desenvolvimento das planificações.


Componente de trabalho autónomo
(25 horas):

Implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais com alunos, articulando os princípios subjacentes à abordagem STEAM com o currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha coletiva.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação: participação e o grau de concretização das tarefas propostas; elaboração de um portefólio individual sobre o trabalho desenvolvido e apresentado, integrando: uma reflexão sobre o contributo da Oficina de Formação na preparação dos professores para conceber atividades/projetos STEAM; e a planificação de uma atividade, bem como os materiais didáticos de apoio. O relatório deverá ser desenvolvido em formato digital e submetido na plataforma LMS.O relatório deverá ser desenvolvido em formato digital e submetido na plataforma LMS.

Registo: CCPFC/ACC-134950/25, N.º de horas acreditadas: 50h
Modalidade: Oficina de Formação (Regime blended learning)
Destinatários: Professores do 1.º Ciclo (Grupo 110)
Formadores: Elisabete Linhares (ESES), Juliana Olivato (ISPA) e Marisa Correia (ESES)
Local: Escola Superior de Educação de Santarém
Data de início: 29/09/2025
Data de fim: 09/01/2026
Mínimo: 5
Máximo: 20
Data-limite de inscrição: 24/09/2025
Email de contacto: helena.val@ese.ipsantarem.pt

Calendarização das sessões:
SegundaQuinta
29/091h online2/102h presenciais
6/102h presenciais9/101h online
 16/102h presenciais
 23/102h presenciais
 6/111h online
 13/112,5h presenciais
 20/112,5h presenciais
 27/112h presenciais
 3/122h presenciais
 10/122h online
 9/013h presenciais
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade – Professores que lecionam em agrupamentos com protocolo com a ESES;

b) 2.ª Prioridade – Professores do 1.º Ciclo, por ordem de inscrição.

 

Preço da ação: não aplicável.

Custos para o participante: apenas o certificado tem um custo de 20€ – emolumento previsto na Deliberação n.º 873/2025, publicada em D.R. a 9 de julho.

Partilhar: