Esta ação, sustentada no Decreto-Lei n.º 55/2018, promove a autonomia curricular e a integração interdisciplinar, com enfoque na abordagem STEAM. Valoriza metodologias ativas, a articulação entre artes e ciências, e o desenvolvimento de competências do século XXI. Destina-se a professores do 1.º CEB, com o objetivo de apoiar a construção de cenários de aprendizagem inovadores, alinhados aos ODS e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Objetivos:
1. Conceber, construir e operacionalizara ABP com recursos pedagógicos para promover competências interdisciplinares para os professores integrarem as artes e as ciências na abordagem STEAM.
2. Refletir e discutir sobre a relevância e a atualidade da Educação STEAM, STEAM outdoor, da ABP e da Interdisciplinaridade no enquadramento de diretrizes nacionais e internacionais.
3. Promover o trabalho colaborativo e cooperativo dos professores na conceção, implementação e avaliação de projetos interdisciplinares STEAM.
4. Discutir e desenvolver projetos que integrem as Artes com o Estudo do Meio, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática, ancorados numa abordagem STEAM.
5. Analisar e criar ambientes ao ar livre que potenciem a ciência, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática.
6. Explorar e elaborar tarefas que fomentem a educação STEAM outdoor.
7. Planear experiências de aprendizagem com resolução de problemas em contexto outdoor, envolvendo artes, corpo e mente.
Componente de trabalho presencial (25 horas):
Momentos de formação que estimulem um ambiente colaborativo, envolvendo a análise e discussão de textos sobre os conteúdos, e de projetos em educação STEAM; e a construção de atividades e recursos para o desenvolvimento de projetos. As sessões online decorrerão em formato de videoconferência, visando a apresentação da abordagem de educação STEAM e a reflexão sobre contributos para a aprendizagem dos alunos e desafios para a prática, com a presença de especialistas convidados. Algumas sessões serão ainda dedicadas ao feedback de apoio ao desenvolvimento das planificações.
Componente de trabalho autónomo (25 horas):
Implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais com alunos, articulando os princípios subjacentes à abordagem STEAM com o currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha coletiva.
Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.
Critérios de avaliação: participação e o grau de concretização das tarefas propostas; elaboração de um portefólio individual sobre o trabalho desenvolvido e apresentado, integrando: uma reflexão sobre o contributo da Oficina de Formação na preparação dos professores para conceber atividades/projetos STEAM; e a planificação de uma atividade, bem como os materiais didáticos de apoio. O relatório deverá ser desenvolvido em formato digital e submetido na plataforma LMS.O relatório deverá ser desenvolvido em formato digital e submetido na plataforma LMS.
Registo: CCPFC/ACC-134950/25, N.º de horas acreditadas: 50h
Modalidade: Oficina de Formação (Regime blended learning)
Destinatários: Professores do 1.º Ciclo (Grupo 110)
Formadores: Elisabete Linhares (ESES), Juliana Olivato (ISPA) e Marisa Correia (ESES)
Local: Escola Superior de Educação de Santarém
Data de início: 29/09/2025
Data de fim: 09/01/2026
Mínimo: 5
Máximo: 20
Data-limite de inscrição: 24/09/2025
Email de contacto: helena.val@ese.ipsantarem.pt
Calendarização das sessões:
Segunda | Quinta |
29/09 – 1h online | 2/10 – 2h presenciais |
6/10 – 2h presenciais | 9/10 – 1h online |
16/10 – 2h presenciais | |
23/10 – 2h presenciais | |
6/11 – 1h online | |
13/11 – 2,5h presenciais | |
20/11 – 2,5h presenciais | |
27/11 – 2h presenciais | |
3/12 – 2h presenciais | |
10/12 – 2h online | |
9/01 – 3h presenciais |
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade – Professores que lecionam em agrupamentos com protocolo com a ESES;
b) 2.ª Prioridade – Professores do 1.º Ciclo, por ordem de inscrição.
Preço da ação: não aplicável.