Acaba de ser publicado o livro Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna, organizado por Catarina Castro e Ana Madeira.
Inês Cardoso, docente da ESES, colaborou nesta publicação sendo coautora, com Teresa Ferreira e Sílvia Melo-Pfeifer, do capítulo “Mobilização da Competência Plurilingue em Materiais de Português como Língua Não Materna: Um Estudo de Duas Gramáticas Pedagógicas”.
“Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e Desafios centra-se numa área que tem conhecido um crescimento significativo, que se traduz no surgimento de propostas inovadoras para o ensino e aprendizagem de Português como Língua não Materna (PLNM) e Português como Língua de Herança (PLH), dirigidas a faixas etárias e contextos de aprendizagem variados. Não obstante, há ainda bastante caminho a percorrer, designadamente no que diz respeito à necessidade de desenvolver materiais didáticos para públicos-alvo específicos, mais sustentados cientificamente, e que promovam também, de modo consistente, competências gerais fundamentais, como a competência de aprendizagem ou a competência intercultural”.
(Da Apresentação em https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/didatica/desenvolvimento-de-materiais-didaticos-para-portugues-como-lingua-nao-materna/)