Festival Olhares do Mediterrâneo Teatro Sá da bandeira, 2 e 3 de maio

Na sua primeira extensão a Santarém, Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival vem 2 e 3 de maio ao Teatro Sá da Bandeira mostrar a vitalidade e o talento das cineastas do Mediterrâneo.

Ver programa aqui.

O Festival Olhares do Mediterrâneo/Women’s´Film Festival é um projeto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). É um evento cultural consolidado que teve a sua primeira edição em 2014 e é o primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado a promover e exibir filmes em cujas equipas artísticas se destacam mulheres – criadoras e protagonistas oriundas do Mediterrâneo ou que trabalhem em países mediterrânicos.

Esta primeira extensão em Santarém é organizada pelo Centro de Línguas e Culturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém em colaboração com o grupo Olhares do Mediterrâneo / CRIA. Tem o apoio do Instituto Politécnico de Santarém e da Câmara Municipal de Santarém, contando ainda com o patrocínio de privados (Família de Francisco Tavares Rosa) para a sessão sobre saúde mental. A extensão escalabitana consiste em duas longas metragens e cinco curtas de animação. Todas as obras de seis países, incluindo Portugal – narram histórias de emoções, resiliência e entusiasmos e apelam à serenidade, reflexão e bom humor.

A extensão consiste em três sessões: dia 2, pelas 21h00, a sessão inaugural apresenta Uma aldeia da Calábria de Shu Aiello e Catherine Catella que conta a história, real, de um acolhimento a migrantes bem sucedido. Dia 3 às 10h30 há uma sessão para escolas com cinco curtas de animação, a qual, além da presença de Joana Toste, a realizadora de uma delas, inclui igualmente atividades de desenvolvimento de competências sociais ligadas ao “saber estar no cinema” e de competências de análise e seleção de filmes.

A extensão do festival encerra nesse mesmo dia às 21h00 com uma sessão sobre saúde mental que apresenta a comédia dramática Loucamente, de Paolo Virzi. Todas as sessões são de entrada livre e seguidas de debate.