No passado dia 6 de Março, o IPSantarém organizou uma Sessão de Boas-vindas aos cerca de 70 estudantes estrangeiros que irão estudar no 2º semestre.
No ano lectivo 2024/2025, 150 estudantes, de 18 nacionalidades diferentes, escolheram o IPSantarém para fazer um período de mobilidade, ao abrigo do Programa Erasmus, mas também através de outros programas de mobilidade internacional de estudantes, tais como o Programa Pedro Álvares Cabral e o Programa de Mobilidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP.
Nos diferentes Campi do IPSantarém, durante o próximo semestre, os estudantes de mobilidade vão frequentar as aulas das licenciaturas do IPSantarém, ou realizar estágios e a comunidade académica no seu todo (estudantes, docentes e funcionários) pode enriquecer-se no contacto com estudantes oriundos de países como Albânia, Bélgica, Brasil, Chéquia, Escócia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Kosovo, Lituânia, Marrocos, Noruega, Países Baixos, Polónia, Roménia e Turquia.
A organização da sessão de boas-vindas contou com a colaboração das estudantes Catarina Rebelo e Daniela Savova, que fizeram uma apresentação do IPSantarém e de aspectos culturais de Portugal e organizaram dinâmicas de grupo para que os estudantes se conheçam melhor e partilhem as suas experiências e culturas. Estas estudantes colaboram igualmente na dinamização da rede de Buddies, o programa de voluntariado através do qual os estudantes do IPSantarém acolhem e acompanham estudantes estrangeiros na sua integração na vida académica, nas cidades de Santarém e Rio Maior.
A internacionalização é um desígnio do IPSantarém, que tem apostado fortemente no desenvolvimento de projetos internacionais, no alargamento da sua rede de contactos e mais recentemente na coordenação da Universidade Europeia – ACE²-EU.