Politécnico de Santarém acolhe 3ª edição do projeto ” Escolas Transformadoras”

No âmbito do projeto “Escolas Transformadoras”, realizou-se no Politécnico de Santarém uma reunião com os agentes educativos, no passado dia 10 de janeiro de 2024.

Atualmente, e desde setembro de 2023, esta 3ª edição foi dedicada à temática Escolas Transformadoras: aprofundando o papel transformador do Ensino Superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas”, propõe-se continuar a contribuir para que as ESE/IP façam parte da construção de uma cultura de cuidado, solidariedade e justiça social.

“Escolas Transformadoras- Formação de Agentes Educativos” pretende juntar as complementaridades da integração curricular e institucional da ED/ECG, cruzando as suas potencialidades, através do papel fulcral do ensino superior enquanto um dos responsáveis pela formação integral de cidadãs e cidadãos. Este cruzamento permitirá reforçar o seu compromisso com a ED nos espaços curriculares, institucionais e comunitários.

Esse potencial de consolidação e enraizamento institucional, bem como o seu alargamento às relações e necessidades do território e também a outras ESE a nível nacional é fundamental para que a ENED possa consolidar e estender a sua ação, nomeadamente no que diz respeito ao reforço da capacidade de intervenção em matéria de ED (Objetivo 1 da ENED) e no alargamento do alcance e da qualidade de intervenção em ED (Objetivo 2 da ENED).

O projeto tem como objetivo global desta 3ª edição: Reforçar o papel da ED/ECG no Ensino Superior enquanto elemento fundamental na construção de uma sociedade justa, equitativa, crítica e solidária com vista ao bem comum planetário. O projeto tem como objetivo específico: Aprofundar e enraizar processos de integração institucional da ED/ECG nas Escolas Superiores de Educação/Institutos Politécnicos em Portugal e nas suas comunidades envolventes.

O projeto “Escolas Transformadoras”, iniciado em 2018, tem como entidade promotora a Fundação Gonçalo da Silveira – ONGD Jesuíta, Camões, I.P., como entidades parceiras a a Fundação Gonçalo da Silveira; a Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém; a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana Castelo; o Politécnico de Beja; a a Escola Superior de Educação do Politécnico de Bragança e a ARIPESE – Associação de Reflexão e Intervenção nas Políticas Educativas das ESE, e conta com financiamento de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.