Politécnico de Santarém implementa estratégias de Educação Inclusiva ​em São Tomé e Príncipe

Criar as melhores condições pedagógicas para que todos os alunos possam participar na aprendizagem e possam ter sucesso educativo, é aquilo que se pretende alcançar através da metodologia de trabalho por projetos junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe.

Promovidos no âmbito do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, estes workshops (duas edições), dinamizados pela docente Isabel Piscalho, do Instituto Politécnico de Santarém, e Ana Artur da Universidade de Évora foram dirigidos a orientadores pedagógicos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se encontram agora mais capacitados com ferramentas teóricas e exemplos práticos – que poderão ser adaptados e replicados nas suas escolas – para apoiar os docentes na conceção e implementação de projetos pedagógicos com foco na promoção de uma educação mais inclusiva em sala de aula, favorecendo a autonomia, a participação e o pensamento critico dos alunos no processo educativo.  

Esta atividade insere-se na 6.ª missão conjunta do Projeto #ERGUES, que se encontra a decorrer entre 8 e 26 de setembro, em São Tomé. Esta missão engloba 4 instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas parceiras do projeto: a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa.

O #ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P. e coordenado e cofinanciado pela #AMVF e pelo IMVF. Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação Cultura, Ciência e Ensino Superior – STP e a Universidade de São Tomé e Príncipe e Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.

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