Politécnico de Santarém – Investimentos realizados e apoiados através do Fundo Ambiental no período de Programação 2023-2025

Investimento TC-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, enquadrado na Componente C13 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Já estão a decorrer os trabalhos de pintura do edifício da Agricultura da Escola Superior Agraria do Politécnico de Santarém (ESAS/IPSantarém), edifício com maior intervenção devido ao seu mau estado do reboco. No edifício da Administração (Direção) da mesma Escola, as obras estão no bom caminho, já com a substituição da cobertura e preparação da substituição das janelas. À semelhança destes edifícios começou também já esta semana o edifício da Residência dos Funcionários de (Laboratório de Ideias) com a substituição das Janelas e início da cobertura. Está prevista a substituição de todas as coberturas dos edifícios a concurso nesta Escola até ao final do mês de agosto.

As especificações técnicas para o edifício da Residência dos Funcionários, em que a implementação destas medidas resulta numa redução do consumo energético em cerca de 28.193 kWh/ano, a que corresponde uma poupança expectável de cerca de 3.860 €/ano. Estima-se uma redução do consumo de energia primária anual de 45.329 kWhEP.

Assim, a operação a desenvolver no âmbito da candidatura apresentada evidencia um adequado enquadramento tendo em consideração o Plano de Eficiência ECO.AP 2030, e o conjunto de metas que o Estado Português tem de cumprir até 2030, contribuindo para o atingimento dos seguintes objetivos elencados neste Plano:

  • Reduzir em 40% os consumos de energia primária;
  • Contribuir para que 10% do consumo de energia seja assegurado por soluções de autoconsumo com origem em fontes de energia renovável;
  • Reduzir materiais em 20%;
  • Alcançar 5% de taxa de renovação energética e hídrica dos edifícios pelo ECO.AP (ou seja, das entidades da Administração Pública direta e indireta, incluindo serviços centrais e periféricos).

Como estava previsto as intervenções, nos edifícios na ESAS/IPSantarém, nomeadamente nos edifícios do Conselho Científico, nos Administrativos irão arrancar no início de agosto.

Sem qualquer previsão de alteração, o edifício principal da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do IPSantarém, deverá iniciar-se durante o 4º trimestre de 2024.

Partilhar: