Politécnico de Santarém liderou deslocação PPIN a Cabo Verde

O Politécnico de Santarém liderou mais uma deslocação PPIN – Rede Internacional dos Politécnicos Portugueses a Cabo Verde, numa deslocação que contou ainda com os Politécnicos de Tomar, Leiria e a Escola Superior de Enfermagem do Porto, em evento que decorreu de 7 a 11 de novembro de 2022 na cidade da Praia, Ilha de Santiago.

O programa foi organizado em conjunto com os embaixadores PPIN em Cabo Verde, Eng.º Gonçalo Pratas e Dra. Edite Lopes, e iniciou-se com a habitual reunião de alinhamento entre as instituições presentes no Pestana Trópico da cidade da Praia.

No primeiro dia destacou-se a atividade Follow-up Embaixador, onde os Politécnicos portugueses tiveram oportunidade de contactar e apreciar os projetos da Cabo Verde Digital, que já conta com três dezenas de Start-ups.

Os empreendedores presentes tiveram oportunidade de apresentar, em formato Pitch, os seus projetos, ouvir as sugestões e comentários dos elementos dos Politécnicos da Rede PPIN, e, finalmente, discutir soluções e parcerias.

O segundo dia iniciou-se com uma visita à ARES – Agência Reguladora do Ensino Superior em Cabo Verde, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da ARES, Dr. João Dias.

Tempo de análise aos processos e caminhos a seguir pelos Politécnicos portugueses caso pretendam cooperar com instituições de ensino superior cabo-verdianas, nomeadamente no registo de cursos de nível superior não conferentes de grau, de licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Durante a manhã houve ainda tempo para visitar a empresa Bonaco Studio, onde se testaram e observaram vários programas protótipo de realidade virtual. O contacto com os programadores desta empresa permitiu constatar a vontade e possibilidade de trabalhos conjuntos ao nível de projetos ou estágios.

A comitiva seguiu com uma visita à Universidade de Cabo Verde, onde o Departamento de Enfermagem da universidade nos apresentou as áreas de investigação e as oportunidades de parcerias futuras com as instituições portuguesas.

Antes da reunião com a Embaixadora PPIN para a Saúde e Bem Estar Social em Cabo Verde, Dra. Edite Lopes, houve ainda uma visita à Escola Portuguesa de Cabo Verde, onde a sua Diretora, Eng.ª Suzana Maximiano, nos recebeu com equipa de técnicos do laboratório de realidade virtual.

Nesta Escola, sobre a Tutela do Ministério da Educação de Portugal, realizaram-se sessões de mostra das tecnologias e programas de realidade virtual que estão ou estarão em breve disponíveis para os alunos da Escola Portuguesa.

Além de módulos educacionais nas áreas da matemática, ciências e química, pudemos explorar a sua Scape Room (virtual) assim como testemunhar visitas virtuais a espaços históricos de Cabo Verde, como a cidade Velha.