Foi entre os dias 9 e 20 de setembro, que decorreu, em São Tomé, a 2.ª missão conjunta do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, financiado pela Cooperação Portuguesa e coordenado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), que engloba as 4 Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas parceiras do projeto: Instituto Politécnico de Santarém, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade Católica Portuguesa.
Esta missão conjunta deu continuidade ao trabalho colaborativo em curso entre estas instituições de Ensino Superior, o Ministério da Educação, Cultura e Ciências (MECC) e a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), no âmbito do Projeto ERGUES, e incluiu a realização de reuniões de trabalho, atividades formativas e encontros de reflexão sobre temáticas educativas.
No quadro desta missão destacaram-se as seguintes atividades:
A Educação de Surdos I e Língua Gestual de São Tomé e Príncipe (nível de iniciação) – Cursos de Formação Contínua de Professores, dirigidos a docentes dos ensinos básico e secundário de São Tomé, nomeadamente das escolas/turmas que acolhem alunos com surdez ou défice auditivo, decorreu de 9 a 20 de setembro, no Liceu Nacional.
Workshops de continuidade/aprofundamento da ação de formação sobre Didática/s do/no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Meio Físico e Social e dirigidos aos docentes (orientadores pedagógicos) do 1.º CEB, decorreu nos dias 11, 12 e 13, e 17, 18 e 19 de setembro, na Sala de Formação do Centro Cultural Português.
Jornada Educação Inclusiva em Foco: Diálogos e Experiências no Ensino Superior, uma coorganização USTP e ERGUES, que contou com a apresentação de comunicações por parte de docentes das IES e de diplomados da USTP, dirigida sobretudo a docentes e estudantes da USTP e formandos dos cursos de formação, decorreu no dia 12 de setembro, na Sala Polivalente do ISEC/USTP.
O Projeto ERGUES, com a duração de 36 meses (de 1 janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026), tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade, da equidade e da inclusão no sistema educativo de São Tomé e Príncipe, atuando em 4 eixos de intervenção: (i) ensino técnico-profissional de dupla certificação, (ii) materiais didáticos digitais para o ensino básico e secundário, (iii) formação de professores e investigação em educação e (iV) reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação.
O Projeto ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e cofinanciado por fundos próprios dos parceiros envolvidos na sua implementação – AMVF (entidade coordenadora da ação), Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico de Santarém –, este projeto é implementado em estreita parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe e com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).