O Politécnico de Santarém, através da Escola Superior de Saúde de Santarém, viu aprovado o projeto Higher education as a driver in the HUmanisation of PEDiatric pain CARE (HUPEDCARE), em julho de 2024.
O projeto consiste num Internacional Capacity Building e irá decorrer num período de 36 meses, com um financiamento global de 800 mil euros.
Num conjunto 15 universidades da Europa, América Latina e Africa, a iniciativa será coordenada pela Universidade de Castilla – La Mancha (Espanha) e o IPSantarém – ESSS é um dos parceiros. As restantes universidades parceiras são: Universidade de Cabo Verde (UNICV) e Universidade Jean Piaget (UNIPIAGET) de Cabo Verde; Universidade Licungo (UNILICUNGO) e Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique; Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade de São Paulo (USP) do Brasil; Universidad Nacional de Trujillo (UNT) e Universidad Nacional de Ucayali (UNU) do Perú; Universidad de Oviedo (UNIOVI) e Fundacion Universidad Francisco de Vitoria (UFV) de Espanha; Universidade de Évora (UE-ESESJD) de Portugal; Gdanski Uniwersytet Medyczny (GUMed) da Polónia e Istanbul Bilgi Universitesi (BILGI) da Turquia.
As Universidades da África, América Latina e Europa reconhecem a necessidade de modernizar os processos de formação académica e profissional, necessitando de um uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma estrutura curricular flexível incorporando disciplinas contemporâneas, como a Humanização do Cuidado da Dor Pediátrica (HCDP).
O principal objetivo deste projeto é identificar e implementar ações transformadoras de TIC em universidades africanas e latino-americanas para facilitar a integração, a criação de conhecimento e a cooperação académico-científica em relação ao HCDP. Além disso, reconhecendo os cuidados pediátricos como uma prioridade em África e na América Latina e visando aumentar a colaboração entre universidades, são necessários contactos para projetos conjuntos de inovação no ensino e redes temáticas de formadores no domínio da HCDP.
Os resultados esperados do projeto englobam 1) o reforço da colaboração entre parceiros, 2) o desenvolvimento de uma plataforma especializada para a transferência de conhecimento em HCDP, 3) o estabelecimento de 7 centros de formação tecnológica em HCDP, 4) e o desenvolvimento de capacidades em HCDP de interesse significativo no continente africano e na América Latina. Todos estes resultados assentam nas soluções tecnológicas implementadas neste projeto.
Reconhece-se como um projeto internacional de relevo para o Politécnico de Santarém, acreditando-se num percurso conjunto muito promissor para todos os envolvidos.