O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) elegeu os seus novos órgãos sociais para o biénio 2026-2028. João Moutão, presidente do Politécnico de Santarém, passa a integrar a Comissão Permanente, o órgão de direção que apoia a presidência na gestão estratégica do ensino superior politécnico em Portugal.
A eleição decorreu durante a reunião do Plenário do CCISP realizada a 8 de janeiro de 2026, em Lisboa. O órgão continua a ser liderado por Luís Loures, presidente do Politécnico de Portalegre, que foi reeleito para o cargo de presidente. A equipa conta agora com Ângela Lemos, presidente do Politécnico de Setúbal, como vice-presidente, eleita por unanimidade.
Uma voz ativa para Santarém e para o setor
A entrada de João Moutão para a Comissão Permanente reforça a presença e a influência do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) na definição das políticas públicas para o setor. A Comissão Permanente é composta por cinco membros e terá como missão coadjuvar o presidente Luís Loures num mandato que se prevê focado na valorização dos graus académicos e na internacionalização das instituições.
Além de João Moutão e da vice-presidente Ângela Lemos, a nova Comissão Permanente do CCISP integra ainda os presidentes António Belo (Politécnico de Lisboa) e Orlando Rodrigues (Politécnico de Bragança).
Sobre o CCISP
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos de ensino superior público politécnico, integrando todos os institutos politécnicos do país e as escolas superiores não integradas. O seu papel é fundamental na interlocução com o Governo e na promoção do ensino superior politécnico a nível nacional e internacional.











