Projetos I&D sem financiamento

ACTIVE PREGNANCY – Promoting Healthy Lifestyle And Exercise During Pregnancy And Postpartum [Consórcio: Instituto Politécnico de Santarém, Department of Food Technology, Biotechnology and Nutrition (Portugal)/ HES-SO University of Applied Sciences and Arts Western Switzerland)/ e investigadores de outros países, nomeadamente Espanha, Noruega e Polónia]. Financiamento: HES-SO Haute école spécialisée de Suisse occidentale. 2020-10 to 2022- 12
Albufeira: Programa de Avaliação das Massas de Água das Bacias Hidrográficas Híspano-Portuguesas”; Financiamento: União Europeia (Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) (0489_ALBUFEIRA_6_E)). Investigador da ESAS: João Oliveira
AgriRenassance-Innovation-driven agri-food sectors for a European industrial renaissance. Investigador ESAS
Margarida Oliveira
Avaliação do desempenho de bambus no tratamento de águas residuais domésticas, em regiões tropicais, projeto em desenvolvimento em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique, Investigadores ESAS Artur Saraiva e Margarida Oliveira
Avaliação da qualidade biológica e morfológica de rios de aptidão salmonícola, incluída no projeto “Medidas de Conservação e Gestão Orientadas para a Margaritifera margaritifera”, suportado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Beneficiário: QUERCUS; Parceiro: ICNF, I.P. Execução TécnicoCientífica: Consórcio MCG_Margaritifera: CIMO/IPB (coordenação); FCiências.ID; ICETA/CIBIO-InBio; Univ. Minho; Freshwater Lda; BIOTA Lda, Univ. Aveiro. Investigador da ESAS: João Oliveira (Co-coordenador da ação) 
Clones4climatechange – Improving sustainability in grape and wine production under climate change scenarios: from polyclonal selection to wine authenticity”. Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisbon, Lisbon). 2021-01 to 2023- 01. Margarida Oliveira
Detection and quantification of amyloid polypeptides – IAPP- mature and immature, in the complexity and as risk factor for diabetes mellitus. Molecular Nutrition & Health Laboratory, (IBET/CEDOC), and Diabetic Protective Association of Portugal (APDP). Investigador da ESAS: Paula Pinto 
Gestão de Resíduos Urbanos em Municípios de Pequena e Média Dimensão: novas políticas e estratégias, em colaboração com CESAM-UA. Investigador ESAS: José Manuel Oliveira Carvalho 
GOEfluentes: Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos. IR: Margarida Oliveira 
International Weight Control Registry (IWCR). Consórcio: Instituto Politécnico de Santarém (Escola Superior Agrária de Santarém, Escola Superior de Saúde de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior); Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais); Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa; Tufts University (Estados Unidos da América); University of Alabama (Estados Unidos da América); University of Colorado (Estados Unidos da América); Pennington Biomedical Research Institute (Estados Unidos da América); University of Kansas (Estados Unidos da América). Investigador da ESAS: Rui Jorge 
Livro Vermelho dos peixes de águas dulciaquícolas e migradores (diádromos) de Portugal Continental e desenvolvimento de um sistema de informação sobre as mesmas espécies, suportado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Beneficiário: FCiências.ID; Parceiro: ICNF, I.P. Investigador da ESAS: João Oliveira – Coordenador executivo do projeto 
Nanofert – Bases para o desenvolvimento de pellets nanofertilizantes. Financiamento FCT|LEAF. 2022-03 to 2023-03. Investigadores: ESAS- Margarida Oliveira (responsável) e Raquel Saraiva; ISA- Gonçalo Rodrigues.
NEPPE: “New Era of Pregnancy and Postpartum Exercise” projeto financiado pela “Narodowa Agencja Wymiany Akademickiej” – NAWA (National Academic Exchange Agency) dentro do programa SPINAKER POWR.03.03.00-00- PN16/18. 2020 a 2023. Investigador da ESAS: Rui Jorge
 Perceived Sustainability, Physical Activity and Life Quality Entidade financiadora: CIEQV/IPSantarem/IPLeiria (2º prémio/2021); Investigador Responsável: Alfredo José Henriques Carvalho da Silva – Investigadores da ESAS: Paula Pinto, Paula Ruivo, Adelaide Oliveira
TARioT – A aplicação de sistemas IoT no tratamento de águas residuais vinícolas. Financiamento FCT|LEAF. 2022-03 to 2023-03. Investigadores: ESAS- Margarida Oliveira (responsável) e Artur Saraiva; ISA- António Brito
“Mediação para a inclusão no Ensino Superior” (candidatura submetida 14/09/2022, foi entretanto aprovada)
Entidade promotora: Inovar Autismo – Associação de cidadania e inclusão.
Objetivo: Formar mediadores para inclusão: estudantes, professores e técnicos não docentes. Privilegiar a mediação com estudantes autistas, mas também estudantes NEE ou com outras necessidades de inclusão. 
“Escolas transformadoras: oportunidades e desafios de transformação social a partir da integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global no ensino superior” (01/09/2021 a 31/08/2022) Disponível em https://fgs.org.pt/pt/escolas-transformadoras/
Entidade Promotora: Fundação Gonçalo da Silveira. Entidades Parceiras: IPBeja, o IPSantarém e o IPViana do Castelo.
Publicações em atas (proceedings) de congressos internacionais: Raposo, A & outros (2022), Escolas transformadoras: uma oportunidade de integração institucional da educação para o desenvolvimento, In VII Edição INCTE 22 “Incertezas e desafios em educação. ESEB/IPB, Bragança, Portugal
“Sinergias/ED”
Entidades promotoras: Fundação Gonçalo da Silveira e CEAUP (3ª edição).
Finalidade: consolidar o diálogo entre investigação e ação na ED em Portugal, com o objetivo de reforçar a qualidade de intervenção em Educação para o Desenvolvimento em Portugal e consolidar o diálogo entre ação e investigação em Educação para o Desenvolvimento. Envolve investigadores e agentes de intervenção no terreno, IES e OSC, a partir das várias ligações

Participação de grupo de trabalho da ESE/IPS envolvido numa proposta de projeto colaborativo entre instituições de Ensino Superior e organizações sociais diversas, em colaboração com a Fundação Gonçalo da Silveira, com o intuito der fortalecer a área da Educação e Desenvolvimento nas instituições e consolidar algumas reflexões e ligações que já existem. A ESE de Santarém dinamiza uma Rede de entidades locais que se quer que venham a trabalhar na área Educação e Desenvolvimento, ligadas através de uma carta de compromisso. No projeto, o Referencial Sinergias poderá ser uma ferramenta importante para dar consistência a esta rede Rede. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á com base no Referencial de capacitação no âmbito da Educação e Desenvolvimento, elaborado durante a 1ª edição do projeto (disponível em http://www.sinergiased.org/index.php/ies-osc/referencial), que prevê 3 áreas de abordagem nos objetivos de aprendizagem – conceptual, metodológica e institucional e 3 níveis de perfil das instituições e organizações participantes. 
“A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação” (levantamento sobre práticas, necessidades e potencialidades nas 14 ESE, membros da ARIPESE)
Período: dezembro de 2021 a julho de 2022
Entidade Promotora: ARIPESE
Entidades Parceiras:  4 Escolas Superiores de Educação (ESE), membros da ARIPESE.
Coordenação: ARIPESE. 
 “SERzinho – Sensibilizar Educar para os Relacionamentos no Pré-Escolar”
Período: Dezembro de 2019 a novembro de 2022.
Entidade Promotora: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Entidades Parceiras: N/A
Coordenação: APAV 

“Programa de Voluntariado ESES+” (desde 2011)
Entidades: ESE/IPSantarém (Coord.) Caritas; UTICA; Associação Incluir; Lar de Santo António; Santa Casa da Misericórdia de Santar; AGIR+; Câmara Municipal de Santarém; Helpo. Sinopse:
Programa criado e dinamizado no âmbito do CAP – Centro de apoio Pedagógico da ESES, que promove o voluntariado enquanto oportunidade de desenvolvimento da cidadania ativa e da formação dos estudantes no Ensino Superior, neste caso da ESES. 
“RURAL NEET YOUTH NETWORK: MODELING THE RISKS UNDERLYING RURAL NEETS SOCIAL EXCLUSION” (2019-2023) – Entidades: ISCTE-IUL (Coord.), centros de investigação, IES, IPSS e ONG’s de 32 países membros COST. Financiamento: COST Action CA18213, H2020 programa EC. Docente do CE é membro do Comitê de Gestão e da Equipe Editorial e de Acompanhamento do WG1-Intercâmbio e networking de conhecimento. Visa criar rede de investigação e intercâmbio na co-construção de uma política baseada em evidências para apoiar a compreensão do campo dos NEETs rurais.
 “ALL4INCLUSION – A TOOL KIT WITH EFFECTIVE OUTREACH AND MOTIVATIONAL STRATEGIES FOR UPGRADING THE KEY COMPETENCES OF MARGINALISED AND VULNERABLE LOWSKILLED ADULTS (FOCUS ON WOMEN): ENSURING SOCIAL INCLUSION, ACCESS AND PARTICIPATION IN THE DIGITAL ERA” (De 2019 a 2022) – Entidade promotora: RUTIS (Portugal, Alemanha, Grécia, Chipre, a Inglaterra e Polónia) Colaboração: docente do CE, como investigador e coordenador nacional pela RUTIS. Visa desenvolver ferramentas e estratégias para promover a participação dos adultos, a aquisição de competências-chave digitais (literacia, finanças, competências digitais) e as oportunidades. 
SAFFER 55+ “COMPETENT TRAINER – SAFE SENIOR. EXCHANGING OF GOOD PRACTICES FOR EFFECTIVE ADULT EDUCATION 55+” (De 2019 a 2022) – Entidade: RUTIS. Colaboração: Docente do CE, como investigador e coordenador nacional pela RUTIS neste projeto (Polónia, Eslováquia, Roménia e República Checa). O objetivo do projeto é ampliar as competências dos educadores não formais em relação ao carácter educacional dos seniores nas áreas. 
DIADE – Desenvolvimento, Interação e Didática da Escrita. Parceria com Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) da Universidade Federal de Alagoas (Brasil).
Objetivo geral: analisar e comparar processos e produtos de escrita de histórias a pares em duas turmas contrastantes, de forma a construir conhecimento sobre as competências (meta)processuais e (meta)linguísticas dos alunos no 2.º ano e no 4.º ano e ainda sobre a relação entre tais competências e os processos de produção da escrita. 
ESExplica – “Línguas em Português” – Uma experiência de Aprendizagem em Serviço [ApS-LP]
Coordenação: Maria Inês Cardoso
Equipa: Ana Luísa Oliveira e estudantes da Licenciatura em Educação Básica, 2 turmas de Introdução à Didática do Português (2.º ano) e 1 turma de Português Língua Não Materna (PLNM) (3.º ano), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Resumo: Trata-se de um projeto de Aprendizagem em Serviço integrado no domínio científico da Didática do Português, em que simultaneamente se retoma o projeto ESExplica, criado em 2016, com o propósito inicial de fornecer mentorias tanto na ESES quanto noutros lugares.
Propôs-se a designação “Línguas em português” para destacar a Didática do Português como área disciplinar em foco, numa homenagem a José Saramago, que disse “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”, em depoimento para o documentário “Línguas, vidas em português”.
A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia de ensino que combina aprendizagem académica com o serviço à comunidade, por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade.
Nesta metodologia são valorizadas: i) a participação ativa dos estudantes e dos membros da comunidade; ii) a promoção e transferibilidade dos conhecimentos, através do serviço à comunidade; iii) a reflexão sobre a experiência vivida.
Este projeto procurar responder à necessidade diagnosticada de apoio em ou ensino da Língua Portuguesa, por parte de: a) estudantes provenientes dos PALOP; b) outros estudantes internacionais; e c) estudantes nacionais.
Procuramos, desta forma, promover a interação dos estudantes com este objetivo solidário, de benefício mútuo: os estudantes, no âmbito das suas disciplinas, desenvolvem conhecimentos sobre a didática do português a públicos diferenciados; os alunos beneficiários granjeiam uma oportunidade de aprendizagem.
Objetivo principal: Visa proporcionar uma aprendizagem experiencial da didática do Português (como Língua Materna e Língua Não Materna), construindo e consolidando conhecimentos e valores, como a liderança e responsabilidade social, bem como a participação ativa e transferência de conhecimentos através do serviço à comunidade
Período de execução: fevereiro de 2023; prevê-se a sua implementação anualmente, em cada ano letivo, consoante as necessidades.
Entidades parceiras: Centro de Línguas e Culturas da ESE|IPSantarém; CAP da ESE|IPSantarém; Núcleo de Educação e Desenvolvimento – Escolas Transformadoras – ESE|IPSantarém; Núcleo de Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono – IPSantarém; Responsabilidade Social – IPSantarém; JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados; Fundação Luísa Andaluz; Projeto Agir+
Analysing the Environmental Effects of International Agro-food Trade (NKFI_EPR). Investigador: Nuno Leitão
Mum2You. Publicações 2022_23: Dias, H., André, C., Santiago, C., Cruz, O., Cândido, A., Carreira, T., Coelho, T.,Amendoeira, J. (2022). Gravidez e Período Neonatal. In J. Amendoeira (Ed.), Saúde Individual e Comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida (pp. 37-50). Centro de Investigação em Qualidade de Vida do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN:978-989-54983-5-2
– Augusto; A.; Veiga, B.; Ferreira, B.; Santos, C.; Duarte, J.; Cacilhas, S.; Ferreira, R.; Amendoeira, J.; Silva, M.; Dias, H. (2022) A cessação tabágica promotora da saúde da mulher no pós-parto. Unpublished
– Travessa, A.; Caetano, C.; Gaspar, J.; Amorim, J.; Pequeno, M.; Estrelinha, P.; Amendoeira, J.; Dias, H.; Silva, M.; Ferreira, R. (2022) Promoção de saúde no âmbito da cessação tabágica na mulher grávida em contexto comunitário. Unpublished
Mover e mexer Publicações 2021: – Amendoeira, José; Godinho, Celeste; André, Clara (2021) Eating and moving for health- Prevention of childhood obesity in the 1st cycle. Livro de resumos do I CONGRESSO INTERNACIONAL DO CIEQV. Centro de Investigação em Qualidade de Vida. Instituto Politécnico de Santarém. Instituto Politécnico de Leiria. pp. 144-145
– André, Clara (2021) Projeto Eat&Move4H OP – Comer e Mexer para a Saúde Ter – Prevenção da obesidade infantil no 1º ciclo, na Webinar “Bem Comer para Melhor Crescer”, na Semana da Saúde Infantojuvenil do HDS, 1 de junho.
SelfCare2CarDiaPe Publicações 2022_23: Figueiredo, M. C., Rosa, M. & Mendes, M. (2022). Literacia em Saúde sobre Diabetes Mellitus aos idosos em contexto comunitário. Publicação do resumo. 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts, 137-138. ISBN: 978-989-54983-9-0 (ANEXO VI)
– Silva, M. Amendoeira, J.; Santos, I.; Rosa, M.; Lourenço, J.; Paz, A.; Marques, G. (2022). Adulto em vida ativa. In J. Amendoeira (Ed.), Saúde Individual e Comunitária – A Saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da Qualidade de Vida (pp. 95-111). Centro de Investigação em Qualidade de Vida do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN:978-989-54983-5-2
-Bonito, A.; Pereira; A.; Costa, F.; Batista, M.; Rodrigues, R.; Pedro, V.; Amendoeira; J.; Silva, M.; Ferreira, R.; Dias, H. (2022) Autocuidado gestão do regime terapêutico em pessoa idosa com Diabetes Mellitus II. UC Investigação III. A Scoping Review. Unpublished.
EPS_Sex|AEC Publicações 2021: – Andrade, N., Oliveira, P., Pais, R., Amendoeira, J., Cruz, O., Dias, H., Santiago, M.& Ferreira, R. (2021).A Comunicação efetiva enquanto promotora de intervenções complexas e transdisciplinares à puérpera: uma scoping review.Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências da Vida e da Saúde. 9(1), 158-171. https://revistas.rcaap.pt/uiips/
– Castanheiro, I;Teixeira, J; Nunes; J; Santiago; C; Dias, H; Amendoeira; J; Cruz; O;Ferreira, R. (2021).Trabalho de parto: a magia da presença terapêutica na construção do conforto em contexto hospitalar. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências da Vida e da Saúde. 9(1), 224-238. https://revistas.rcaap.pt/uiips/
– Matias, M., Vaz, R., Fulgêncio, M., Amendoeira, J., Dias, H., Cruz, O., Santiago, M., & Ferreira, M. (2021). O conhecimento de si na construção ética e estética no cuidado à puérpera em processo de transição saúde-doença-saúde, em contexto hospitalar. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências da Vida e da Saúde. 9(1), 109-121
– Ferreira, Regina & Barra, Mónica. Nurses’ strategies in promoting breastfeeding: A scoping review. Comunicação apresentada no 1st International Congress do CIEQV, Portugal. 18 de fevereiro de 2021. Book_of_Abstracts_Congress_CIEQV (2).pdf Publicações 2022_23:- Santos, A.; Grosheva, A; Antunes, B.; Santos, B.; Dias, J.; Rosa, M. Henriques, T.; Amendoeira, J.; Ferreira, R.; Silva, M. (2022) A importância da sexualidadena qualidade de vida da pessoa idosa na Comunidade: Scoping Review. Unpublished
EPS_Alim|AEC Publicações 2022_23: – Maria do Carmo Figueiredo, Inês Isabel Vieira Santos Frazão, Mariana Fernandes Neves Jorge, Catarina Alves, Alcinda Reis, Anabela Cândido, Dina Maria Puidival Pascoal, Madalena Fernandes Neves Jorge (2022). Promoção de estilos de vida saudáveis: Refeições em família com crianças, estudo de caso. Conference Proceedings – 6th International Conference on Childhood and Adolescence (Org.) (pp. 77-78). ISBN: 978-989-53545-2-8 (ANEXO X)
– Maria do Carmo Figueiredo, Inês Isabel Vieira Santos Frazão, Mariana Fernandes Neves Jorge, Catarina Alves, Alcinda Reis, Anabela Cândido , Dina Maria Puidival Pascoal (2022). O papel do Enfermeiro de Família na prevenção da obesidade infantil em crianças na idade pré-escolar. Conference Proceedings – 6th International Conference on Childhood and Adolescence (Org.) (pp. 86-87). ISBN: 978-989-53545-2-8 (ANEXO XII)- Figueiredo, M.C. (2022). Promoção da Saúde e Alimentação Saudável. In J. Amendoeira (Ed.), Saúde Individual e Comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida (pp. 77-94). Centro de Investigação em Qualidade de Vida do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN:978-989-54983-5-2 (ANEXO III)
EPS_SM|AEC Publicações 2022_23: – Figueiredo, M. C., Rosa, M., Silva, M.& Amendoeira, J. (2022). Promoting mental health literacy with children in school context: a scoping review. Publicação do resumo. III Congresso Online Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental: ANAIS III Congresso Online Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental, ISBN: 978-65-89031-14-7 (a AGUARDAR O ENVIO DOS ANAIS)
– Figueiredo, M. C., Frazão, I., Reis, A., Pascoal, D., Fernandes-Jorge, M. (2022, maio 25). Adolescente com ideação suicida: contributo da apreciação familiar. Publicação do resumo. III Congresso Internacional Online Novas Práticas em Saúde Mental: ANAIS III Congresso Internacional Online Novas Práticas em Saúde Menta, p.37. ISBN: 978-65-89031-12-3 (ANEXO V)
– Figueiredo, C., Rosa, M., Silva, M., Matos, R., Gonzaga, L., & Amendoeira, J. (2022). The Mental Health of Students at Polytechnics of Santarem and Leiria during of COVID-19 lockdown. Med. Sci. Forum .II International Meeting on Literacy and Positive Mental Health. Porto Higher School of Nursing. Porto. Portugal. (no prelo) (ANEXO IV)
– Coelho,T. (2022)A Saúde Mental: Uma Dimensão relevante (pp.113-116) In J. Amendoeira (Ed.) Saúde Individual e Comunitária: A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida. Centro de Investigação em Qualidade de Vida. 978-989-54983-5-2
Child&Family2Care Publicações 2022_23: – Maria do Carmo Figueiredo, Inês Isabel Vieira Santos Frazão, Mariana Fernandes Neves Jorge, Catarina Alves, Alcinda Reis, Anabela Cândido, Dina Maria Puidival Pascoal, Madalena Fernandes Neves Jorge (2022). Processo de transição saúde-doença na adolescência: apreciação de uma família. Conference Proceedings – 6th International Conference on Childhood and Adolescence (Org.) (pp. 82-84). ISBN: 978-989-53545-2-8 (ANEXO XI)
– Ferreira, R., Spínola, A., André, C., Godinho, C., Saragoila, F., Rosa, M., Reis, A., Amendoeira, J. (2022). Pós neonatal e Juventude. In J. Amendoeira (Ed.), Saúde Individual e Comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida (pp. 61-75). Centro de Investigação em Qualidade de Vida do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN:978-989-54983-5-2
– Damião, A.; Mpntez, A.; Domingos, M.; Horta, M.; Duarte, T.; Santos, S.; Ferreira, R.; Amendoeira; J. (2022) Consumo de Tabaco nos Estudantes de 3º Ciclo. A Scoping Review. Investigação III. Unpublished.
Healthy Aging Publicações 2022_23: Seid, S. S., Amendoeira, J., & Ferreira, M. R. (2022). Self-Care and Health-Related Quality of Life Among Heart Failure Patients in Tagus Valley Regional Hospital, Portugal: A Pilot Study
– Rosa, M., Amendoeira, J., Barroso, I., Duarte, J., Marques, G., Caseiro, H., & Santos, J. (2022). Envelhecimento saudável. A resposta dos cuidados domiciliários. In J. Amendoeira (Ed.), Saúde individual e comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida (pp.117-128), Centro de Investigação em Qualidade de Vida.
– Marques, Gina Maria Da Silva. “Envelhecimento Saudável. A resposta dos Cuidados Domiciliários”. In Saúde Individual e Comunitária – A Saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da Qualidade de Vida, 117-128. Santarém, Portugal: Centro de Investigação em Qualidade de Vida(CIEQV),2022.
– Marques, G., Amendoeira, J. (2022). Mais anos vividos. Envelhecer com Qualidade de Vida. In J. Amendoeira (Ed.), Saúde Individual e Comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida (pp. 129-140). Centro de Investigação em Qualidade de Vida do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN:978-989-54983-5-2
– Caseiro, H; Cunha, F. & Pinto, R. (2022). Perceção da dignidade Humana pelos idosos que necessitam de cuidados de enfermagem. In Pocinho, R. et al (2022). Novo paradigma do envelhecimento. Associação Nacional de gerontologia Social, Safekat, Si. Madrid, Espanha. ISBN:978-84-18316-78-4
– Amendoeira, José. “Lifelong Health Indicators. The use of technology as a promoter of Quality of Life”. 2021, novembro.Invited Key Speaker, Global Conference of Public Health. http://hdl.handle.net/10400.15/3776
– Marques, Gina (2023) Sentir-se Abandonado. Pessoa com mais de 80 anos. Tese de Doutoramento em Enfermagem. Universidade Católica Portuguesa. Orientador Científico: José Amendoeira
– Clemente, L.; Narciso, L.; Pinto, M.; Silva, M.; Horta, S.; Martins, S.; Amendoeira, J.; Dias, H.; (2022) A vivência da sexualidade da pessoa idosa na perspetiva do envelhecimento saudável: uma Scoping Review. Unplubished
CE2Pat_CDI Publicações 2021: Rosário, A., Matias, J., Silva, M., Fonseca, P., Balcão, T., Amendoeira, J., Silva, M. & Ferreira, R. (2021).Os Resultados em Saúde da Consulta de Enfermagem em Doentes Portadores de PMD e CDI: Uma Scoping Review. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências da Vida e da Saúde. 9(1), 211-223. https://revistas.rcaap.pt/uiips/revistauiips