Nesta nova fase da vida em que desenha e constrói o seu futuro pretendemos que, através da nossa formação de elevada qualidade, adquira novas aprendizagens que conduzam aos maiores sucessos e à concretização dos seus objetivos. O Ensino Superior traz novidades e desafios muito distintos do percurso escolar, e por esse motivo queremos contribuir para que viva esta mudança da melhor forma possível.
Nesse sentido, este guia de acolhimento dá-lhe a informação necessária para que a sua integração no Politécnico de Santarém seja uma experiência positiva! Em caso de dúvida, utilize os contactos disponíveis neste guia para as esclarecer ou procure informações junto do seu coordenador de curso.
O seu sucesso é a nossa motivação, vamos trabalhar juntos!
ÍNDICE
- Caracterização do Politécnico de Santarém
- Plataforma de Gestão Académica – Acessos
- Serviços de Suporte Académico
- Pedido de Estatuto Especial
- Rede de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
- Pedido de Fotocópias
- Programas da Unidades Curriculares
- Mobilidade Internacional
- Ação Social
- Provedor do Estudante
- Associação de Estudantes
- Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono Escolar
- Gabinete de Empregabilidade, Empreendedorismo e Alumni
- Propinas e pagamentos
- Inquérito aos/às estudantes do IPSantarém
- Legislação Académica
- Contactos IPSantarém
- Outros contactos úteis
Caracterização do Politécnico de Santarém
O IPSantarém reúne cinco Escolas, em duas cidades diferentes.
A sede, ou seja, a Presidência, os Serviços Centrais e os Serviços de Ação Social estão localizados em Santarém, no Campus Andaluz, onde também estão as Escolas Superiores de Educação e de Gestão e Tecnologia.
Também em Santarém ficam as Escolas de Saúde e Agrária, em campus diferentes.
Em Rio Maior funciona o campus da Escola Superior de Desporto.
Campus | Infraestrutura |
Campus 1 – Complexo Andaluz – Edifício Sede | Serviços Centrais + Serviços de Ação Social |
Campus 1 – Complexo Andaluz – Edifício 1 | Escola Superior de Educação |
Campus 1 – Complexo Andaluz – Edifício 2 | Escola Superior de Gestão e Tecnologia |
Campus 2 – Santarém | Escola Superior Agrária |
Campus 3 – Santarém | Escola Superior de Saúde |
Campus 4 – Rio Maior | Escola Superior de Desporto |
Plataforma de Gestão Académica – Acessos
Após a matrícula no IPSantarém ser-lhe-á atribuído um número de estudante.
1. A esse número será associada uma conta RIPS – Rede do IPSantarém, que lhe permitirá o acesso aos recursos e portais disponíveis.
Com estas credenciais poderá aceder a:
- Email;
- Rede Wireless (Eduroam);
- Portal das Bibliotecas do IPSantarém;
- Plataforma Moodle;
- Acesso gratuito a software da Microsoft – Programa Dreamspark.
2. Será também criada a conta pessoal de estudante com a estrutura: n.ºestudante@escola.ipsantarem.pt
3. A password da conta de email pessoal de estudante é composta por 3 caracteres alfabéticos, Ips seguido dos números que compõem o seu número de Identificação Civil, que está no Cartão de Cidadão (ex: Ips160245368).
Siglas utilizadas para identificar a que escola o/a estudante pertence:
- esa: Escola Superior Agrária de Santarém
- esdrm: Escola Superior de Desporto de Rio Maior
- ese: Escola Superior de Educação de Santarém
- esg: Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém
- essaude: Escola Superior de Saúde de Santarém
A validação na plataforma de gestão académica do IPSantarém é feita com as suas credenciais:
Utilizador: Número de Estudante
Senha: Obtida no ato da matrícula
Nesta plataforma poderá aceder às suas informações pessoais, fazendo a sua autenticação:
De seguida, clicar no ícone abaixo:
Por fim, no menu do lado direito terá acesso aos conteúdos necessários ao seu percurso académico:
Serviços de Suporte Académico
O acesso ao Wi-Fi é gratuito em todas as Escolas, residências, refeitórios, bibliotecas e outros espaços do IPSantarém, assim como em todas as instituições credenciadas pela rede Eduroam, a nível nacional e europeu (por ex. Instituições de Ensino Superior, bibliotecas, centros de investigação, etc).
Pode ainda Configurar o Wireless no Windows 7 e 10, iPhone, macOS e Android.
As credenciais de acesso são as seguintes:
Utilizador: Nºestudante@escola.ipsantarem.pt
Senha: Ips seguido do Número de Identificação/Passaporte (Ips, sigla de Instituto politécnico santarém. Colocando o i em letra maiúscula).
Exemplo:
Utilizador: 200200200@esa.ipsantarem.pt
Senha: Ips789664123
Campus virtual do IPSantarém com funcionalidades de interação pedagógica, permanentemente acessível a todos os estudantes e docentes.
O e-Campus disponibiliza diferentes espaços bem como o acesso ao portal académico e aos demais serviços da IES.
O campus virtual irá dar suporte e sustentação, do ponto de vista tecnológico, ao Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância do IPSantarém.
Os espaços que podes encontrar no e-Campus são:
- e-Learn: espaço de ensino e aprendizagem online, desenvolvido a partir do LMS Moodle;
- e-Welcome: primeiro espaço que os estudantes dos cursos em a distância irão frequentar, processo de iniciação e ambientação à utilização não só do Moodle como dos outros espaços do e-Campus (dinamizado pelas coordenações de curso e mentores);
- e-Lounge: espaço para interação e socialização online, imersivo tridimensional (mundo virtual / metaverso);
- e-Train: disponibiliza cursos de formação com temas diversos e com vista à capacitação de diferentes públicos (internos e externos à comunidade IPSantarém);
- e-Meet: sistema de videoconferência online que pode ser acedido através de marcador direto para que o estudante possa ingressar em reuniões agendadas, quer no âmbito dos cursos que frequenta, quer para reuniões com os docentes;
- e-Tools: incorpora as aplicações e ferramentas digitais disponíveis de apoio aos estudantes e aos docentes, sob forma de apontadores diretos;
- e- InfoHub: espaço de gestão da informação científica, interface agregadora, integra o RCIPS, o Portal da Biblioteca, a b-on o RCAAP, a EBSCO, o Arquivo.pt e o Educast. Prevê-se, ainda, a integração do Digital Base of Knowledge DbK e demais serviços que possam surgir;
- e- Help: conjunto de FAQs organizadas por categorias que cobrem diferentes aspetos técnicos, também se pode preencher um formulário de ocorrências, selecionando drop down list o serviço que pretende contactar e que irá receber a mensagem.
Espaço de ensino e aprendizagem online, disponibilizada no portal académico do IPSantarém através do botão e-Campus ou diretamente através do URL https://ecampus.ipsantarem.pt/e-learn/.
Neste espaço tem acesso aos conteúdos das unidades curriculares.
As credenciais de acesso são as seguintes (exemplo):
Utilizador: Nºestudante@escola.ipsantarem.pt
Senha: Ips seguido do Número de Identificação/Passaporte (Ips, sigla de Instituto politécnico santarém. Colocando o i em letra maiúscula).
Nota: O acesso às plataformas online do IPSantarém, estão descritas na plataforma de gestão académica do IPSantarém.
Autentique-se e clique em: Estudantes > Links Úteis e Plataformas > Serviços Online
O IPSantarém dispõe de quatro bibliotecas, uma em cada um dos seus quatro campus.
Pedido de Estatuto Especial
O requerimento de um estatuto especial deve ser solicitado nos Serviços Académicos da sua Escola.
Pode requerer no IPSantarém os seguintes estatutos especiais:
• Estatuto de Estudante Bombeiro;
• Estatuto de Dirigente Estudantil e Representante dos Estudantes;
• Estatuto de Estudante Militar;
• Estatuto de Estudante Grávida, Pai e Mãe Estudantes;
• Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais;
• Estatuto de Estudante Atleta;
• Estatuto de Trabalhador Estudante;
• Estatuto de Estudante que Professe Confissões que Santificam um dia da semana diverso do Domingo.
Rede de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
A Rede NEE é um serviço de apoio aos/às estudantes com necessidades educativas especiais do IPSantarém.
Tem como objetivos identificar e conhecer as suas necessidades, bem como acompanhar e apoiar os/as estudantes com estatuto ENEE no seu processo de acolhimento, de integração, de inclusão e de qualificação com sucesso.
Propinas e pagamentos
As propinas podem ser pagas na Tesouraria ou no Multibanco.
O prazo de pagamento das propinas é entre dia 1 e dia 27 do respetivo mês.
Links úteis:
1. Entre na plataforma de gestão académica;
2. Autentique-se com o seu “Utilizador” e “Senha”;
3. Clique no botão “Casa”;
4. Na coluna da direita clique em “Conta Corrente”, que se encontra nos “Atalhos”;
5. Clique em “Multibanco” para gerar a referência da prestação do mês;
6. Pague numa caixa Multibanco utilizando a opção “Pagamento de Serviços/Compras” ou no seu serviço de Homebanking.
Fotocópias
- Entre na plataforma de gestão académica;
- Valide-se com o seu “Utilizador” e “Senha”;
- Clique no símbolo da “Casa” na caixa de autenticação;
- Na coluna da direita, clique em “Impressões/Fotocópias”;
- Defina o valor que quer carregar.
O saldo pedido fica imediatamente disponível para usar em impressões e fotocópias.
Pode proceder ao pagamento no prazo de 10 dias clicando em “Multibanco” para gerar a referência ou diretamente na Tesouraria.
Programas das Unidades Curriculares
Pode consultar o programa de cada Unidade Curricular no separador do plano de estudos de cada curso na plataforma de gestão académica, clique em: Ensino > Grau > Curso.
Provedor do Estudante
O Provedor do Estudante tem como função principal a promoção dos direitos e legítimos interesses dos estudantes, desenvolvendo a sua ação em articulação com as associações de estudantes, com os órgãos e serviços centrais do IPSantarém, bem como com as suas unidades orgânicas.
No exercício das suas funções, o Provedor do Estudante tem total independência.
O Provedor do Estudante assume uma postura interventiva, propondo soluções concretas na melhoria das condições de ensino, na estimulação da participação dos estudantes na prossecução da missão e objetivos da instituição e no desenvolvimento de um sentido de comunidade do e no IPSantarém.
Contacto: provedorestudante@ipsantarem.pt
Associação de Estudantes
Cada Escola Superior do IPSantarém dispõe de uma Associação de Estudantes que apoiará a sua vida académica e o seu percurso escolar.
Contactos de email das Associações de Estudantes:
- Escola Superior Agrária de Santarém: aeesas.info@gmail.com
- Escola Superior de Desporto de Rio Maior: aeesdrm@esdrm.ipsantarem.pt
- Escola Superior de Educação de Santarém: aeeses@hotmail.com
- Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém: ae@esg.ipsantarem.pt
- Escola Superior de Saúde de Santarém: ae@essaude.ipsantarem.pt
Mobilidade Internacional
Se quer descobrir outras culturas e aprender ainda mais, pode concorrer a programas de mobilidade e concretizar os seus sonhos.
O Programa Erasmus e outras iniciativas de mobilidade e cooperação no IPSantarém dão-lhe a oportunidade de enriquecer o seu currículo, descobrir outras formas de estar e ganhar mais mundo!
O programa Pedro Álvares Cabral, exclusivo do IPSantarém, oferece-lhe a possibilidade de estudar e/ou estagiar numa das nossas instituições parceiras na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cabo-Verde e Paraguai.
Informe-se junto do Coordenador Erasmus+ da sua Escola ou no Gabinete de Mobilidade de Cooperação Internacional (GMCI) do IPSantarém.
Contacto: gmci@ipsantarem.pt
Empregabilidade, Empreendedorismo e Alumni
No IPSantarém existe um Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Alumni (GEEA).
Este Gabinete dedica-se a potenciar a empregabilidade dos nossos estudantes, a promover competências de empreendedorismo e a acompanhar e reconhecer o progresso dos Alumni.
Exemplo de atividades desenvolvidas no GEEA:
• Concursos de ideias, desafiando os nossos estudantes a apresentarem as suas ideias inovadoras, premiando os que mais se destacam;
• Feiras de emprego e atividades temáticas direcionadas para a empregabilidade;
• Prémio Carreira Alumni IPSantarém, onde se premeia os antigos estudantes que se destacam nas suas áreas profissionais.
Contacto: geea@ipsantarem.pt
Ação Social
Através dos Serviços de Ação Social do IPSantarém pode aceder a:
- Residências;
- Bolsas de Estudo;
- Apoios Sociais;
- Alimentação a preços reduzidos;
- Modalidades Desportivas de competição, através da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Pode contactar os Serviços de Ação Social do IPSantarém através dos contactos:
Contacto Telefónico: +351 243 309 940
Email: geral@sas.ipsantarem.pt
Os Serviços de Ação Social (SAS) têm protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ACES da Lezíria, que permite aos estudantes das Escolas do IPSantarém o acesso a cuidados de saúde primários nas Unidades de Saúde Familiar de Santarém e de Rio Maior.
Existe também um protocolo com o Instituto Português de Desporto e Juventude para acesso gratuito dos estudantes a consultas nas áreas da sexualidade, nutricionismo e psicologia.
Nos SAS do IPSantarém existe um Gabinete de Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico que tem como missão prestar apoio nas vertentes clínica, académica e social aos membros da comunidade do Politécnico de Santarém.
Pretende-se :
- Promover intervenções individuais e de grupo;
- Disponibilizar aconselhamento e acompanhamento clínico e psicopedagógico, em articulação, sempre que necessário, com outras Instituições de Saúde e Intervenção Social e Comunitária.
Saiba mais AQUI.
Atualmente o IPSantarém disponibiliza 4 refeitórios e 5 bares distribuídos pelas suas cinco Escolas: Refeitórios e Bares
Poderá optar por adquirir mensalmente as senhas das refeições, a um preço mais reduzido, através das modalidades de meia pensão (1 refeição diária – almoço ou jantar) ou de pensão completa (almoço e jantar).
As senhas das refeições podem ser adquiridas online no portal dos SASocial, onde deverá autenticar-se com as suas credenciais institucionais, clicando no botão “Autenticação”, ou presencialmente nos quiosques disponíveis nas Escolas.
Depois de autenticado/a pela primeira vez será solicitado a definir um PIN para acesso exclusivo ao portal SASocial.
Portal SASocial
Associação de Cartão de Estudante ao Portal SASocial
- Guia de Associação ao Cartão de Estudante
Carregamento de Conta Corrente
Microserviço de Alimentação
Informações:
- Através da Plataforma dos Serviços de Ação Social poderá gerir todas as fases do alojamento, desde a sua candidatura até ao pagamento.
- O prazo de pagamento do alojamento é entre o dia 15 e 30 de cada mês.
- O acesso à plataforma é através do link https://sasocial.sas.ipsantarem.pt/ , com autenticação federada usando as credencias institucionais disponibilizadas no ato de matrícula, como informado no ponto 3 deste guia
Saiba mais AQUI.
No âmbito da Atribuição de Apoios aos Estudantes do IPSantarém, do Fundo Social para Bolsas de Colaboração (FSBC), poderá apresentar a sua candidatura às Bolsas de Colaboração.
Pretende-se, com a atribuição das bolsas de colaboração:
a) Apoiar os/as estudantes que apresentem carências económicas e que estão empenhados/as em concluir o curso;
b) Combater o abandono escolar;
c) Promover o sucesso escolar;
d) Contribuir para a consolidação do percurso escolar e estímulo do reforço à qualificação académica e profissional dos/as estudantes;
e) Incentivar os/as estudantes a participar na vida ativa em condições associadas ao desenvolvimento da atividade académica;
f) Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais dos/as estudantes;
g) Facilitar a integração dos/as estudantes no mercado de trabalho;
h) Promover a integração social e académica dos/as estudantes;
i) Desenvolver nos/as estudantes uma cultura de voluntariado;
j) Reforçar a ligação do IPSantarém com os/as seus/suas estudantes.
De acordo com o grau de necessidade apurado, pode o apoio ser concedido sob a forma de prestação pecuniária e/ou em espécie.
Saiba mais sobre as candidaturas AQUI.
Se ingressou no IPSantarém através do Concurso Nacional de Acesso – DGES, já deve ter submetido a candidatura à bolsa de estudo no site da DGES.
A informação relativa ao seu processo será transferida para os Serviços de Ação Social do IPSantarém.
Caso não tenha efetuado a candidatura à bolsa de estudo no site da DGES, deverá informar-se junto dos Serviços de Ação Social do IPSantarém sobre os procedimentos a adotar.
Mais informações AQUI.
A Consulta de Psicologia Clínica é um espaço de atendimento individualizado e confidencial, que disponibiliza aconselhamento e acompanhamento psicológico à comunidade académica do Instituto Politécnico de Santarém.
Contacto: saude@sas.ipsantarem.pt
O IPSantarem, através do Gabinete do Desporto e dos Serviços de Ação Social, visa apoiar e acompanhar logística e financeiramente todos os/as atletas-estudantes das 5 Escolas do Politécnico de Santarém nas competições inscritas na Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Os objetivos estratégicos são:
- Promover a prática da atividade desportiva na Comunidade Académica (estudantes, docentes e não docentes) do IPSantarém;
- Apoiar o Associativismo Desportivo e Cultural;
- Gerir adequadamente as Instalações Desportivas e coordenar a organização técnica das atividades Desportivas.
Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono Escolar
A Promoção do Sucesso e a Prevenção do Abandono consiste numa resposta integrada para apoiar os/as estudantes ao longo do seu percurso académico, contribuindo para otimizar o seu processo de ensino-aprendizagem, ultrapassar obstáculos que possam condicionar o seu sucesso e contribuir para prevenir os fatores que levam ao abandono.
Email: maria.costaduarte@sc.ipsantarem.pt
Telefone: +351 915 239 700
Inquérito aos/às estudantes do IPSantarém
Para podermos acompanhar e melhor ajudar os/as nossos/as estudantes, queremos conhecer o seu perfil. Para isso, elaborámos este questionário, que demora apenas 5 minutos a preencher. Agradecemos que o preencha AQUI.
Legislação Académica
Consultar a legislação académica
Contactos IPSantarém
Morada: Complexo Andaluz – Apartado 279- 2001-904 Santarém
Email geral: geral@ipsantarem.pt
Email Serviços de Gestão Académica: academicos@ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 309 520
Morada: Complexo Andaluz – Apartado 20 – 2001-901 Santarém
Email geral: geral@sas.ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 309 940
Morada: Quinta do Galinheiro – S. Pedro – 2001-904 Santarém
Email geral: info@esa.ipsantarem.pt
Email Serviços Académicos: servicos.academicos@esa.ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 307 300
Morada: Avenida Dr. Mário Soares, n.º 110 – 2040-413 Rio Maior
Email geral: geral@esdrm.ipsantarem.pt
Email Serviços Académicos: academicos@esdrm.ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 999 280
Morada: Complexo Andaluz – Apartado 131- 2001-902 Santarém
Email geral: geral@ese.ipsantarem.pt
Email Serviços Académicos: sa@ese.ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 309 180
Morada: Complexo Andaluz, Apartado 295 – 2001-904 Santarém
Email geral: correio@esg.ipsantarem.pt
Email Serviços Académicos: academicos@esg.ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 303 200
Morada: Quinta do Mergulhão Srª da Guia – 2005-075 Santarém
Email geral: geral@essaude.ipsantarem.pt
Email Serviço Académico: academico@essaude.ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 307 200
Outros contactos úteis
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV): +351 243 356 505
Centro Académico de Santarém – CASA: centroacademicosantarem@gmail.com
Centro de Respostas Integradas (Comportamentos Aditivos) (CRI): +351 968 124 633
Centro de Saúde (Planalto): +351 243 303 231
Comboios de Portugal (CP): +351 243 333 180
Guarda Nacional Republicana (GNR): +351 243 304 500
Hospital Distrital de Santarém: +351 243 300 200
Instituto Português do Desporto e Juventude: +351 243 350 410
Polícia de Segurança Pública (PSP) (Santarém): +351 243 322 022
Rodoviária: +351 243 333 200
Santa Casa da Misericórdia de Santarém: +351 243 305 260
ScalTaxis: +351 243 332 919
Turismo de Santarém: +351 243 304 437