Recursos Digitais
Nesta secção poderá consultar todo um conjunto de plataformas de informação científica, em formato digital, tal como: revistas, e-books, bases de dados, repositórios etc.
A maior parte desta informação encontra-se em Acesso Aberto.
- PubMed (nih.gov) – área das ciências da saúde
(A PubMed é um recurso gratuito que apoia a pesquisa e recuperação de literatura biomédica e das ciências da vida.
A base de dados PubMed contém mais de 37 milhões de citações e resumos de literatura biomédica. Não inclui textos completos de artigos de revistas; no entanto, estão frequentemente presentes ligações para o texto completo quando disponíveis noutras fontes, como o sítio Web do editor ou o PubMed Central (PMC).)
- RCAAP – Agregador de Repositórios Científicos Portugueses e Revistas em Acesso Aberto
- OpenAIRE – Agregador de repositórios europeus
- Arxiv.org – Matemática, física e computadores
- Renates – Registo Nacional de Teses e Dissertações
- ROAR – Registo de Repositórios de Acesso Aberto
- DOAJ (Diretório de Periódicos de Acesso Aberto) – É um portal que contém um grande número de revistas em acesso aberto.
- SCIELO INTERNACIONAL – Portal de Revistas Científicas em Acesso Aberto, de vários países.
- SCIELO PORTUGAL – A SciELO (Scientific Electronic Library Online) é uma biblioteca virtual que reúne uma colecção de revistas científicas portuguesas de acesso livre. Datas de início da disponibilidade de acesso ao texto integral variáveis consoante a publicação.
- DOAB – Directory of Open Access Books é um serviço que fornece acesso a livros académicos de acesso livre, revistos por pares, e ajuda os utilizadores a encontrar editores de livros de acesso livre de confiança. Todos os serviços DOAB são gratuitos e todos os dados estão disponíveis gratuitamente.
- IMPRESSA UNIVERSIDADE DE COIMBRA – O catálogo é distribuído em 30 coleções especializadas, cujos volumes são de claro interesse científico, histórico ou patrimonial, todas as edições são publicadas com políticas de acesso aberto, seguindo práticas científicas proativas e responsáveis, ao serviço dos conceitos de Open Science, Open Innovation e de Openness to the World.
- OCDEiBIBLIOTECA – A iLibrary da OCDE é a base central de conhecimentos especializados da OCDE. A OCDE publica as suas recomendações, análises e dados na iLibrary da OCDE para ajudar a informar os decisores políticos, investigadores e analistas a implementar as melhores respostas possíveis nos seus países. Os livros, documentos e conteúdos estatísticos da iLibrary da OCDE constituem a base para o planeamento internacional e projectos de investigação fornecidos numa plataforma premiada que segue padrões sólidos e fiáveis.
- BIBLIOTECA DIGITAL DA UNESCO – A Biblioteca Digital da UNESCO é uma ferramenta fundamental para concretizar a missão da UNESCO de construir a paz no espírito das pessoas, em particular através do “avanço do conhecimento e compreensão mútuos e do incentivo à cooperação entre as nações em todos os ramos da atividade intelectual, incluindo […] o intercâmbio de publicações, objectos de interesse artístico e científico e outros materiais de informação”(Constituição da UNESCO)
- BIBLIOTECA DIGITAL DAS NAÇÕES UNIDAS – Os nossos produtos incluem: metadados bibliográficos, Índice de Actas, Índice de Discursos, Registos de Votação, Thesaurus UNBIS, guias de investigação e perguntas frequentes.
- BIBLIOTECA EC – Através das suas colecções e serviços conexos, especializados em áreas de política europeia, a Biblioteca da CE põe o pessoal da Comissão em contacto com dados, informações e conhecimentos que o ajudam a desenvolver e a pôr em prática políticas informadas e baseadas em dados concretos em benefício dos cidadãos da UE, proporcionando simultaneamente a todos os interessados uma visão única da história da integração europeia.
- INE – O Instituto Nacional de Estatística é o organismo oficial de Portugal responsável por produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
- PORDATA – A Pordata é o portal estatístico da Fundação Francisco Manuel dos Santos que foi lançado em 2010 para disponibilizar a todos os cidadãos o máximo de dados concretos sobre a evolução do Portugal contemporâneo, de forma gratuita, simples, clara, isenta e rigorosa.
- EUROSTAT – A Eurostat permite pesquisar e descarregar dados e estatísticas, disponíveis ao público sobre uma série de temas e políticas da UE. Personalizar e visualizar conjuntos de dados em vários formatos.
- ELSEVIER – Elsevier é uma empresa editorial holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico. É uma das seis empresas que domina a publicação científica no mundo inteiro.
- PLOS – Plos (em português, “Biblioteca Pública de Ciência”), é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo criar uma biblioteca de revistas cientificas e publicações afins dentro do modelo de licenciamento de conteúdo aberto, fazendo uso, especificamente, a Creative Commons Atribuição.
- SPRINGER – Springer é uma editora mundial baseada na Alemanha, a qual publica livros-texto, livros de referência acadêmica e periódicos de artigos com revisão por pares, com foco em ciência, tecnologia, matemática e medicina.