Politécnico de Santarém em Budapeste no âmbito da Atividade 8 do Projeto Skills 4Pós-Covid

Um grupo de professores, alunos e staff do Politécnico de Santarém deslocaram-se à Hungria, ao abrigo do projeto Skills 4Pós-Covid, com o objetivo de realizarem uma visita de estudo a uma incubadora de empresas e visita às Universidades locais.

Ao longo da semana foi possível constatar in loco as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas nestas Instituições de Ensino, assim como conhecer o tecido empresarial local de forma a estimular o interesse para futuras relações de trabalho/estágios.

Os docentes estabeleceram contactos com elementos das start-ups e empresas visitadas.

Após breve visita às instalações da DEMOLA em Budapeste, o primeiro dia de visitas contemplou a deslocação à Universidade de Óbuda e ao seu centro de pesquisa e inovação (EKIK – University Researcher and Innovation Center ).

A comitiva do Politécnico de Santarém foi recebida pelo Diretor do Centro, Tamás Haidegger, e teve oportunidade de assistir a várias demonstrações onde protótipos e robôs, através da inteligência artificial, potenciam várias aplicações na área da medicina (cirurgia, próteses, análises, entre outras).

A Universidade de Óbuda demonstrou interesse em cooperar em várias áreas com o Politécnico de Santarém e disponibilizou um Memorando de Entendimento para o início da cooperação.

No período da tarde visitou-se uma incubadora de start-ups de base tecnológica, a Start it @K&H startup incubator, situada na zona central de Budapest.

No segundo dia de visitas a comitiva do Politécnico de Santarém visitou a Budapest University of Technology and Economics, onde foi recebida pelo Vice-Reitor para a Ciência e Inovação. No final da sessão, ficou demonstrado o interesse comum em efetuar um MoU (Memorando de Entendimento) entre ambas as instituições.

Houve tempo ainda para a visita ao BME Center for Innovation, Managment and Cooperation (FIEK), sediado no espaço da universidade, onde foi possível contactar com empreendedores e diferentes formas de trabalhar – sistemas onde o ensino e o mundo empresarial se fundem num espaço de criatividade e inovação.

Alunos do Politécnico de Santarém demonstraram interesse em estagiar nestes espaços de modo a desenvolver trabalhos/dissertações de mestrado que pretendem realizar na sua formação.