Politécnico de Santarém integra missão PPIN (Portugal Polytechnics International Network) em Moçambique

Uma comitiva com elementos de 9 Politécnicos (IPSantarém, IPT – Tomar, IPV – Viseu (líder da missão), IPP – Porto (líder do projeto PPIN), IPB – Bragança, IPVC – Viana do Castelo, IPL – Leiria, IP – Beja e ESEnfC – Coimbra), esteve em representação do Projeto PPIN, em Moçambique – Maputo, entre 28 de maio e 5 de junho de 2023.

A missão visou estreitar as relações com o tecido empresarial e partilhar o que de melhor se faz ao nível da investigação e desenvolvimento nos Politécnicos, assim como conhecer o mercado do ensino superior em Moçambique e a suas necessidades ao nível da qualificação do corpo docente e a concretização de parcerias que promovam a investigação e projetos.

A comitiva realizou um conjunto de ações e visitas, facilitadas pela Embaixada de Portugal, a instituições como o Colégio Internacional Lusíada; a Escola Portuguesa de Moçambique, onde foi também realizada uma sessão com várias dezenas de diretores de escolas secundárias e de ensino médio e profissional das regiões de Maputo e Matola, entre outras; ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique; ao IBE – Instituto de Bolsas para Educação; à Universidade Eduardo Mondlane; à Universidade Politécnica de Moçambique – A Politécnica; à Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional.

Foram ainda visitadas 7 instituições moçambicanas que integram a Rede Rial (Rede Internacional Académica da Lusofonia).

Foi realizada uma cerimónia protocolar onde foram registados trinta e três Acordos de Cooperação entre as Instituições da RIAL e os Politécnicos portugueses presentes nesta missão PPIN. Estes Acordos têm por princípio o estabelecimento, desenvolvimento e potenciação da cooperação académica, científica e cultural entre as Instituições de ensino superior PPIN e RIAL, em todos os campos de interesse comum.