

O Programa Impulso Mais Digital tem por objetivos o estímulo à modernização da rede de ensino superior, com ênfase em áreas-chave para a resiliência do país e o aumento das competências na sociedade e nas empresas, nomeadamente nas áreas digitais e tecnológicas, através de um maior número de ofertas formativas por parte das Instituições de Ensino Superior e de um maior número de jovens e adultos formados e requalificados, reforçando e acelerando a execução dos programas “Impulso Jovens STEAM e Adultos”.
Visa ainda a modernização das práticas pedagógicas no ensino superior, tendo em vista a promoção do sucesso académico, a redução do abandono e o bem-estar estudantil, bem como a atualização tecnológica e a modernização das condições de formação, a promoção da agricultura sustentável, a melhoria dos sistemas de saúde, a transição verde e a sustentabilidade ambiental.
O Programa Impulso Mais Digital engloba as seguintes submedidas:
a) Reforma e Modernização das Ciências Agrárias – Modernização Tecnológica e Digital das Ciências Agrárias;
b) Reforma e Modernização da Medicina;
c) Reforço das Competências digitais;
d) Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de inovação pedagógica;
e) Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.
O Projeto 3C: Conectar, Colaborar e Crescer surge no âmbito dos objetivos delineados no Plano Estratégico do IPSantarém, alinhado com o Investimento Impulso Mais Digital – Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior. Com uma duração de três anos, através de uma abordagem integrada e holística que envolva toda a comunidade escolar, visa estabelecer uma intervenção inovadora e sustentável, incorporando medidas preventivas e de capacitação dos estudantes, e também do corpo docente e corpo discente. Ao focar-se com particular incidência no primeiro ano de formação, o projeto procura criar as condições e o ambiente mais propício ao sucesso académico e pessoal dos estudantes do IPSantarém ao longo e todo o seu processo formativo, numa fase do ciclo de vida com especial impacto no bem-estar dos ciclos seguintes. Reconhecendo a interligação entre o desenvolvimento pessoal e o sucesso académico, procura-se promover e desenvolver uma cultura que promova não apenas a qualidade e eficácia dos processos de ensino-aprendizagem, mas também o bem-estar global dos estudantes, através da implementação de boas práticas de acolhimento e integração positiva, acompanhamento, capacitação e monitorização. O projeto assenta, a nível executivo, numa rede de trabalho colaborativo, já em consolidação, que inclui, para além do Núcleo de Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono, as seguintes estruturas: o Gabinete de Saúde e Apoio Psicopedagógico, o Gabinete de Responsabilidade Social, a Rede de Necessidades Educativas Específicas (NEE), o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) da Escola Superior de Educação de Santarém, o Gabinete de Empregabilidade, Empreendedorismo e Alumni (GEEA), o Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI), os Coordenadores de Curso (CC), os Usos e Costumes Estudantis (UCE, que incluem as Associações de Estudantes, as Comissões de Integração e de Finalistas e as Tunas) e elementos representativos das cinco Escolas do Instituto. Esta estreita colaboração contribui para a conceção de respostas integradas que promovem, direta e indiretamente, o sucesso escolar e previnem o abandono dos estudantes do IPSantarém. Prevê a realização de seis atividades, com os seguintes objetivos: atividade 1 – promoção da excelência académica ao final do primeiro ano de licenciatura e promover a integração de estudantes internacionais para potenciar as condições necessárias para a mesma excelência académica; atividade 2 – inovação pedagógica associação ao ensino à distância e competências digitais; atividade 3 – inovação pedagógica associada à formação de docentes; atividade 4 – prevenção do abandono; atividade 5 – melhoria dos processos de aprendizagem dos estudantes, em contexto formal e não formal; atividade 6 – investimento na produção de referencias de (in)formação.
Considerando o objetivo de implementar um programa educacional e de formação no contexto da submedida “Reforço de Competências Digitais”, integrada no Investimento Impulso Mais Digital, as IES e entidades parceiras que constituem o Consórcio MERIDIES 2 apresentam um projeto ancorado nos seguintes objetivos:- Reforçar a capacidade formativa em competências digitais, direcionada para jovens e adultos com formação de base em áreas relacionadas com os domínios não CTEAM;- Dar resposta a desafios complexos enfrentados por profissionais e por entidades públicas e privadas, fortalecendo a sua articulação entre elas e o meio científico e sistema de ensino superior;- Fortalecer e diversificar a formação de base, visando a qualificação e/ou requalificação da população ativa num processo de aprendizagem ao longo da vida, através de estudos de pós-graduação, cursos técnicos superiores profissionais e microcredenciais;- Promover uma maior participação dos jovens no ensino superior e reduzir o abandono escolar, através uma oferta formativa em áreas apelativas;- Contribuir para uma recuperação sustentada e fortalecimento do sistema socioeconómico regional e nacional, com base na transição digital.Dada a necessidade de responder de forma eficiente e eficaz ao imperativo de qualificação e reconversão digital da população ativa, a estratégia desenhada assume a promoção da aprendizagem ao longo da vida como um objetivo crucial. Orientada por este princípio, a proposta de oferta formativa está organizada de forma integrada e coerente, de acordo com os objetivos e os princípios anteriormente indicados, nos domínios de Audiovisuais e Produção dos Media, Informática e Energia e Automação.O projeto MERIDIES 2 conta com a atribuição de financiamento superior a 1,3 milhões de euros pelo PRR, tendo a Direção-Geral do Ensino Superior como beneficiário intermédio. Este é mais um resultado da parceria entre o Politécnico de Portalegre (coordenador do consórcio), o Politécnico de Santarém, o Politécnico de Setúbal e o Politécnico de Beja.
O projeto foi proposto ao programa Impulsos Jovens e Impulso Adultos e tem como objetivo reforçar a capacidade formativa nas competências digitais, em particular para áreas disciplinares não CTEAM. Centra-se no desenvolvimento de oferta formativa nas áreas da Informática, Audiovisuais e Produção dos Média, e Energia e Automação, de modo a potenciar a qualificação e requalificação dos futuros formandos (com formação de base em áreas não CTEAM).
Neste âmbito, pretende-se ter em funcionamento três CTeSP, mais de 50 microcredenciais e nove programas de formação pós-graduada (entre mestrados e pós-graduações), envolvendo mais de uma centena de empregadores e parceiros externos.
Será possível equipar as IES, com vista a terem um ambiente educacional inovador e integrarem novas metodologias de ensino e aprendizagem, mas também apoiar de forma significativa os estudantes, através da concessão de apoios financeiros, para participação nas diferentes ofertas formativas.
Deste modo, espera-se proporcionar condições de atração e fixação de recursos qualificados, com potenciais intervenções no desenvolvimento do território.
A presente Manifestação de Interesse para o desenvolvimento do projeto Farm4Future é apresentada pelo consórcio liderado pelo IPC (Acordo em Anexo à memória descritiva) com outras 6 IES (IPCB, IPSANTARÉM, IPV, UC, EM e CESPU) no âmbito do Programa de Investimento RE-C06-I07 /Impulso Mais Digital – Submedida Reforma e Modernização das Ciências Agrárias, dando resposta aos objetivos e metas propostas no Aviso n.º 02/C06-I07/2023. O Farm4Future contempla um conjunto de atividades que, conferindo flexibilidade a cada IES, potenciam as sinergias do consórcio, criando dinâmicas comuns e de consenso em ações muito relevantes, nomeadamente: A1- Reorganização e modernização da formação conferente de grau nas áreas das ciências agrárias e áreas afins, com foco nas licenciaturas e mestrados; A2 – Desenvolvimento de um plano formativo de curta duração, assente em microcredenciações, com foco na transição verde e digital; A3 – Desenvolvimento de programas experimentais; A4 – Ações com foco na Internacionalização; A5 – Implementação de ações destinadas à atração e captação de estudantes do ensino secundário; A6 – Gestão e plano de ações de comunicação do projeto. As atividades estão organizadas de forma a cumprir as metas do projeto, nomeadamente a reorganização e modernização de planos de estudo, através do investimento em infraestruturas e equipamentos e de uma reflexão conjunta dos parceiros do consórcio para a restruturação de 6 planos de estudo. Inclui ainda ações que potenciem a troca de experiências internacionais e a experimentação e inovação, numa base multidisciplinar e transdisciplinar, potenciando as sinergias do consórcio. O presente projeto inclui também o desenvolvimento de um plano formativo de curta duração, assente em microcredenciações, com foco na transição verde e digital, dirigido a estudantes e profissionais das várias áreas de foco das ciências agrárias e afins, tendo como objetivo o aumento de qualificações de 500 estudantes e a requalificação de 300 profissionais. O Farm4Future tem ainda como objetivo captar estudantes do ensino profissional e secundário, através da implementação de semanas de atividades nas quatro escolas agrárias do consórcio, pretendendo alcançar 1500 estudantes do ensino profissional e secundário. Para dar continuidade a esta meta, pretende ainda criar um Centro de Divulgação das Ciências Agrárias – Farm2All – que servirá para divulgar as ciências agrárias de forma contínua a estudantes de todas as faixas etárias.O projeto prevê um orçamento de 3 500 000 € distribuído pelos copromotores, de acordo com uma chave de distribuição acordada entre todos.

Em consonância com o Aviso de Abertura 04/CO6-I07/2023 pretende-se, com esta submedida, “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes)” e “consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através duma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras com eficácia na promoção de ensino de qualidade” (p. 4). A criação do CEIP INOV3P pretende concretizar estes propósitos, constituindo-se como um dos 5 CEIP nacionais, de acordo com a meta preconizada no concurso em epígrafe. Para tal agrega, de forma coerente e sinérgica, propostas formativas, de investigação e de valorização de práticas pedagógicas inovadoras, a concretizar por um consórcio amplo e diferenciado (Centro e Lisboa), representando mais de 80 mil estudantes e um universo de mais de 5 mil docentes. (5581 sem IPV e IPG, atualizar depois se chegar aos 6 mil)O INOV3P estrutura-se em três Núcleos referenciais: o primeiro tem como objetivo, não só sistematizar práticas de inovação pedagógica (IP) nacionais e internacionais, mas também avaliar os impactos de iniciativas e processos de IP implementados no âmago do próprio consórcio e disseminar resultados e recursos; o segundo, associado à capacitação de docentes (sobretudo de áreas não-tecnológicas), valoriza, de forma particular, a transformação dos métodos de ensino-aprendizagem, de acompanhamento e de avaliação, bem como o ensino em ambientes não presenciais, a integração de ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial nas práticas pedagógicas e a liderança para a IP, e o terceiro associado à valorização dos docentes e ao reconhecimento de percursos em prol da transformação pedagógica no ensino superior. Em termos transversais, o Centro INOV3P comporta ainda, como estrutura de suporte e de reflexão contínua, um Laboratório de Inovação Pedagógica (LIP), integrando parceiros internacionais, estudantes e representantes de escolas inovadoras de ensino secundário, que visa produzir referenciais de “boas práticas” e recomendações de política pública de educação superior, alimentando a própria capacitação e adaptação das IES consorciadas e estabelecendo uma comunidade de prática que permita discutir e escalar os conhecimentos produzidos. O Laboratório terá um polo em cada IES do consórcio, complementando e aprofundando, em muitos casos, práticas já existentes, e tendo em vista a disseminação de proximidade, bem como o estímulo e o apoio aos docentes para a implementação de práticas inovadoras nos respetivos cursos e unidades curriculares. O Centro contribui para a concretização da meta 2 do Aviso ao integrar o Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior.