notícias
Aniversário E.S.D.R.M.
Por Jorge Monteiro/ Dez 04, 2019

Programa de aniversário da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Prémio José Pedro Inês Canadas 2019
Por Joana Silva/ Nov 13, 2019

Por ocasião do XXII Aniversário da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), no próximo dia 5 de dezembro, será atribuído pelo quarto ano consecutivo o Prémio José Pedro Inês Canadas.

Este prémio pretende reconhecer um estudante da Escola Superior de Desporto que se tenha destacado  através dos seus valores humanos, atitudes altruístas e exemplos demonstrados, pela sua participação ativa na comunidade local, sob a forma de voluntariado ou em iniciativas ou ações de reconhecida relevância social.

Esta é uma iniciativa conjunta do Grémio Riomaiorense e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior que visa dar relevo ao papel formativo e interventivo da escola junto da comunidade de Rio Maior e, simultaneamente, homenagear e perpetuar o nome do seu patrono José Pedro Inês Canadas, associado e um dos fundadores da referido Grémio, que sempre disponibilizou os seus bens de forma benemérita e generosa, a bem dos interesses da comunidade e dos seus movimentos associativos, entre eles o Desporto.

Pode ser indicado o estudante que na sua opinião é merecedor desta distinção através do formulário criado para o efeito na página da Escola, por email para jpicanadas@esdrm.ipsantarem.pt ou diretamente no serviço de expediente da ESDRM, em envelope fechado até ao próximo dia 29 de Novembro.

Pela sua relevância, apela-se ao envolvimento de todos na apresentação de propostas, as quais podem ainda ser apresentadas por qualquer pessoa da nossa comunidade académica e/ou riomaiorense.

https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=5472

Desfile Académico
Por Joana Silva/ Nov 08, 2019
Desfile Académico

A Escola Superior de Saúde de Santarém foi a grande vencedora do Desfile Académico do Politécnico de Santarém que se realizou na tarde da passada quarta-feira, 30 de Outubro. Os caloiros da Escola Superior de Educação ficaram na segunda posição, seguidos da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, o quarto lugar foi para a Escola de Desporto de Rio Maior e por último a Escola Superior Agrária de Santarém. As várias escolas apresentaram a concurso temas como as Doenças Cardiovasculares (Saúde), Plástico-dependência (Educação), Crossfit (Desporto) e Rotina do Trabalho (Gestão). O Instituto congratula e parabeniza os alunos participantes e todos os envolventes, para que este evento se tenha realizado mais uma vez, na cidade de Santarém. #ipsantarem

https://www.facebook.com/pg/IPSantarem/photos/?tab=album&album_id=3077241665646385&__xts__%5B0%5D=68.ARBZABLecCCJG-bnVrpLqQGecdrS0-rsznHjSbrlr36rbEfsHR19GAbzM1rkQze2ZT0_UF1BH5O4PMZs8F-Zs30pogpOBlXgDLbSJicZ4XkosqPxyELEEdvotj5VIKausUmZn82kOjMoy_a4sqwMZlmy-0KmLvmqAixbouMM3EKvhc3pr3DQZKij1qXTYp56sPMmzZ7dl2APJywPW6ZU2oYqxvBmHDgPBmGTYwqLc_wm-KKQ60jbHfJD96VcVdLcLX9hrnufzmSU0ZuRDukl9aQ9swxp5NgT-gWIuOpyyppTs3rSU3sUBzpBGc-71bkcpBGKVLdPWoYgjFH7-5MN_AWQMAf9uVOD4s4OFqB0K_bX3EsotKKS0i4gV-8mMKLPMJ_9kADaqTPh9xXgSZVxLAjiXC9TAFbeLOaqzknz9RQCe1AiMBX-brGzyG1tEm-9C2pyZ8yEaa2L6hMEUdC6&__tn__=-UC-R

DO MUNDO PARA O IPSANTARÉM- Todos Somos Um
Por Joana Silva/ Nov 05, 2019

Nesta Terça-feira, dia 6 de Novembro, realizar-se-á na Escola Superior de Educação de Santarém, o evento de Acolhimento Institucional aos/às Estudantes Internacionais.

O evento irá iniciar-se pelas 9:30, no auditório da Escola Superior de Educação e terminará pelas 16:00.

Curtas Fora de Portas
Por Joana Silva/ Out 29, 2019

A Tertúlia do Instituto Politécnico de Santarém e a Escola Superior de Educação de Santarém, com o apoio dos Serviços de Ação Social e o Círculo Cultural Scalabitano, vão realizar mais uma edição da iniciativa “Curtas Fora de Portas”, nos dias 16 e 17 de novembro de 2019, com início da realização das curtas-metragens às 10h de sábado, 16 de novembro, no espaço Tertúlia Lounge, e mostra dos filmes, no Teatro Taborda, às 21h de domingo, dia 17.

É uma iniciativa para todas as idades e todas as áreas do conhecimento. Não é preciso perceber de cinema nem saber fazer edição de filmes para participar nas Curtas Fora de Portas. Veja porquê e inscreva-se em:

VEM FAZER CURTAS-METRAGENS!

IPSantarém é Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019
Por Joana Silva/ Out 23, 2019

 

 

O Instituto Politécnico de Santarém recebeu a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019, atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva não inclui nenhum prémio monetário, destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

Esta distinção vem reforçar a saudável parceria que temos não só com IEFP através de programas no âmbito da integração como também da política de pluralismo implementada no recrutamento dos nossos recursos humanos fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos trabalhadores com implementação de práticas de igualdade e inclusão social alargadas a toda a comunidade.

Acreditamos que a comunidade de pessoas com deficiência e incapacidade deve estar representada nas organizações e os mecanismos de recrutamento e seleção de pessoas devem contemplar o acesso de todas as pessoas com competência ao emprego.

Segundo a coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social, Isabel Piscalho, esta candidatura envolveu toda a equipa da Responsabilidade Social, as Direções das UO, Recursos Humanos, SAS e a Presidência- “Todo o trabalho e empenho nesta candidatura deu frutos”.

Entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro de 2019, candidataram-se à Marca Entidade Empregadora Inclusiva 112 entidades, na maioria empresas, autarquias e entidades de economia social.

Semana Internacional do Acesso Aberto 2019 | Open Access Week
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Out 21, 2019

De 21 a 27 de outubro comemora-se a Semana Internacional do Acesso Aberto | Open Access Week, este ano com o tema “Open for Whom? Equity in Open Knowledge”
A Unidade Biblioteca do IPSantarém associa-se a esta iniciativa, divulgando conteúdos sobre o tema, com sessões presenciais e através das redes sociais do IPSantarém.

Enquadrando-se numa iniciativa internacional que tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento, promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition).
A nível internacional, os eventos que irão decorrer serão divulgados em www.openaccessweek.org.
Contamos com as iniciativas de todos e com cada uma em particular.
Esteja atento e colabore!
https://www.acessolivre.pt/

SEMINÁRIO ESCOLAS TRANSFORMADORAS
Por Joana Silva/ Out 16, 2019

Responsabilidade Social no Ensino Superior: Que papel na transformação da sociedade?

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a desenvolver o projeto “Escolas Transformadoras: contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global na Escola” com a Fundação Gonçalo da Silveira, com a Escola Superior de Educação de Beja e com a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

 A Fundação Gonçalo da Silveira é uma organização não governamental com trabalho alargado na área da Educação para o Desenvolvimento e o projeto em questão prevê a organização, na e com a Escola Superior de Santarém, de um espaço de debate acerca do papel das Escolas Superiores de Educação na Responsabilidade Social.

Este Seminário tem como finalidade discutir potencialidades e desafios do cruzamento entre a Responsabilidade Social no Ensino Superior e a Transformação Social e terá lugar no próximo dia 31 de outubro entre as 09:30h e as 17:30h.

Mais informação: responsabilidadesocial@sc.ipsantarem.pt 

 

 

Abertura do Ano Académico 2019/2020
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Out 08, 2019

No dia 29 de outubro de 2019, pelas 15h00, vai realizar-se a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2019/2020, a qual terá lugar no Auditório Sílvino Sequeira, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Durante a sessão será homenageado o Dr. António José Duarte da Fonseca, na qualidade de ex-Administrador dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Santarém.

Destaca-se ainda no Programa, a intervenção do Professor Armando Pires, sobre o tema ” Portugal Polytechnics”: a internacionalização do Ensino Superior Público Politécnico Português, a entrega do prémio aos alunos das licenciaturas, com melhor média de curso e ainda um momento de animação com a atuação das Tunas da ESDRM e do Coro do IPSantarém.

IV Jornadas de Enfermagem AEESSS
Por Joana Silva/ Out 01, 2019

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) vai receber, nos próximos dias 15 e 16 de novembro as IV Jornadas de Enfermagem, dinamizadas pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém (AEESSS), edição esta subordinada ao tema “Prestação de Cuidados à pessoa com Patologia Oncológica”.

Esta iniciativa que já vai na sua quarta edição aborda alguns dos desafios com que os alunos se deparam na prática de Enfermagem bem como estratégias que se evidenciam para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e surge enquanto projeto não só de estudantes, mas para estudantes assim como para profissionais da área. (mais…)

InovSafeCare ERASMUS+KA2 PROJECT
Por Joana Silva/

O Instituto Politécnico de Santarém, através da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) apresenta oficialmente no âmbito do ERASMUS+KA2 Project “A Strategic Partnerships for Higher Education” uma Reunião Transnacional com o tema “InovSafeCareEducating students for innovative infection, prevention and control practices and healthcare settings” que decorrerá nos próximos dias 8 e 9 de Outubro.

O ERASMUS+KA2 Project “A Strategic Partnerships for Higher Education” visa apoiar o desenvolvimento, transferência e implementação de práticas inovadoras, assim como iniciativas conjuntas que promovam cooperação, aprendizagem entre pares e o intercâmbio de experiências, ao nível europeu.

No âmbito deste projeto, serão recebidos cerca de 25 professores e alunos das várias instituições.

Esta iniciativa é promovida pela Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) e tem como parceiros a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (entidade promotora), a Universidades de Savonia (Finlândia), a Universidade de Gniezno (Polónia) e a Universidade de Salamanca (Espanha).

A Sessão de Abertura decorre no próximo dia 8 de outubro pelas 9.30h no Auditório Professora Maria de Lurdes Asseiro na ESSS.

https://forms.gle/rxXwQQedc3YFooFF6

Recrutamento de Estudantes Avaliadores – Call 2019
Por Gabinete Comunicação e Imagem/

Tendo em vista o recrutamento e seleção de estudantes para integrar as Comissões de Avaliação Externa (CAE) que vão operar no 3.º ano do segundo ciclo regular de avaliação/acreditação 2018-2023 (i.e., que vão proceder à avaliação de ciclos de estudos em funcionamento a serem avaliados no âmbito do processo ACEF 2019/2020), a A3ES abre um processo de candidatura online para estudantes interessados em participar nas referidas CAE.

Poderão candidatar-se estudantes que cumpram as seguintes condições:

•       Sejam estudantes do ensino superior no corrente ano letivo (2019/20) ou, não o sendo, tenham terminado um curso de ensino superior em 2017/18 ou 2018/19;

•       Tenham frequentado, com aproveitamentopelo menos dois anos curriculares em uma das áreas a que respeitam os agrupamentos atrás referidos ou em área afim;

•       Cumpram as demais condições fixadas nas alíneas (i) a (vi) da Secção 2 – Seleção e Recrutamento dos Estudantes do documento anexo.

•       Não sejam simultaneamente docentes ou funcionários de uma instituição de ensino superior.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição online, através do formulário disponível no endereço

https://questionarios.ua.pt/index.php/211376/lang-pt

A entrega das candidaturas termina às 24h00 do próximo dia 31 de outubro. Os candidatos que cumpram as condições requeridas serão convidados a frequentar uma ação de formação de um dia, a ter lugar em dezembro de 2019.

Mais informação em:

https://www.a3es.pt/pt/noticias/candidaturas-para-estudantes-interessados-em-participar-no-processo-de-avaliacaoacreditacao-de-ciclos-de-estudos

 

1st International Conference on Management, Technology and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020)
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Ago 28, 2019

The Polytechnic Institute of Santarém invites you to participate in the 1st International Conference on Management, Technology and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020) to be held on February 6 – 7, 2020, at the School of Management and Technology of Santarém, Santarém, Portugal. Download ICOMTT2020 Call for Papers: http://icomtt2020.ipsantarem.pt/…/1st-Call-for-Papers-ICOMT…

Politécnico de Santarém
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Jul 30, 2019

A 45 minutos de Lisboa. Qualidade de vida. Custos baixos. Segurança! Estes, aliados a um ensino de qualidade e com credibilidade, são apenas alguns dos fatores que fazem do Politécnico de Santarém o local certo para prosseguires estudos superiores.

Candidatura aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – TeSP
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Jun 19, 2019

De 06 a 17 de setembro está aberta a 2ª Fase de candidatura aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – TeSP.
Para mais informação: https://tinyurl.com/y67475tb

O IPSantarém apresenta  várias opções nas cinco Escolas Superiores: Agrária; Desporto; Educação; Gestão e Tecnologia; Saúde.
Consulta a oferta formativa e as condições de acesso!
O IPSantarém espera por ti!
https://tinyurl.com/yxfv95pk

Workshop “Ferramentas Digitais no Ensino – A criação de jogos educativos e o desenho de aprendizagens através de apps móveis”
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 18, 2019

No âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação vai realizar-se no sábado dia 23 março 2019, na Escola Superior de Educação do IPSantarém o Workshop “Ferramentas Digitais no Ensino – A criação de jogos educativos e o desenho de aprendizagens através de apps móveis”.
Colaboração da Professora Inês Messias
A participação é gratuita, mas necessita de inscrição online em: https://goo.gl/forms/XwzfoEkAVzil3Zrr1
Junte-se a nós!

Dia Internacional das Florestas
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 16, 2019

No próximo dia 21 de Março, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas e em parceria com a Câmara Municipal de Santarém,  irá decorrer na Escola Superior Agrária de Santarém do IPSantarém, um dia dedicado à plantação de cerca de 300 árvores.

A atividade inicia-se a partir das 09h30. Todos estão convidados a participar neste contributo para o ambiente.

Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências _2019
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 11, 2019

Este evento realizar-se-á nos dias 15 e 16 março de 2019 nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Criado no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math, este evento pretende constituir-se como um espaço de reflexão e partilha de práticas inovadoras associadas ao ensino da Matemática e das Ciências, em diferentes níveis de ensino.
Mais informação: https://encontroiemc.wixsite.com/iemc2019

Workshop – Liga Portuguesa Contra o Cancro – Prevenção Primária Geral
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 06, 2019
Workshop “Liga Portuguesa Contra o Cancro – Prevenção Primária Geral” | 13 março | 14,30h às 16,30h | CAP da ESE. Este workshop é dinamizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a colaboração do CAP da ESE do IPSantarém.
Inscrições : cap@ese.ipsantarem.pt , com a indicação do nome completo, curso/nº( caso seja estudante) e email.
O Acesso Aberto no IPSantarém: qualidade e excelência institucional – Vídeo disponível
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Out 18, 2018

Na próxima semana, 22 a 28 de outubro, comemora-se a Semana Internacional do Acesso Aberto. A Unidade Biblioteca e a Unidade de Investigação do IPSantarém,vão associar-se a estas comemorações, desenvolvendo no dia 24 de outubro, pelas 10.00, uma sessão subordinada ao tema ” O Acesso Aberto no IPSantarém: qualidade e excelência”,destacamos desta sessão a apresentação da Politica Institucional do Acesso Aberto do IPSantarém e a apresentação do novo portal de gestão de currículo  Ciência Vitae, pela  FCT|FCCN. 

 

Cursos Técnicos Superiores Profissionais(TeSP)- Candidaturas 2018/2019
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Set 08, 2018

De 24 a 27 de setembro está aberta a 3ª Fase de  candidaturas ao concurso dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais às Escolas Superiores do IPSantarém: Agrária | Desporto |Educação | Gestão e Tecnologia | Saúde.

Consulte o Edital , para aceder a toda a informação sobre a oferta formativa por Escola Superior, vagas disponíveis, condições de acesso, condições de ingresso, documentos necessários, calendário de candidatura, taxas de candidatura e propinas, processo de seleção das candidaturas, local e contactos de entrega da candidatura.

 

Edital de Abertura 3ª Fase

 

Resultados das Candidaturas 2018/2019

 1ª Fase

Listas Definitivas

Escola Superior Agrária

Escola Superior de Desporto

Escola Superior de Educação

Escola Superior de Gestão e Tecnologia

Escola Superior de Saúde

 

 2ª Fase

 Lista Defnitiva

 

 3ª Fase

 Lista Definitiva

 

Mais informações aqui

IPSantarém – Oferta Formativa
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Jul 18, 2018

Agora que tens que escolher o TEU FUTURO, o IPSantarém é a tua opção!

Conhece a OFERTA FORMATIVA das cinco Escolas Superiores, Licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Profissionais:

Escola Superior Agrária

Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Escola Superior de Educação

Escola Superior de Gestão e Tecnologia

Escola Superior de Saúde

Acesso Ensino Superior ‘ 18
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Jun 17, 2018

JÁ TE PODES CANDIDATAR!
Começa hoje a candidatura à  1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público 2018-2019!

Consulta o Índice de Cursos em http://www.dges.gov.pt/guias/

Acede à plataforma em https://www.dges.gov.pt/online

Se tiveres algum problema ou alguma questão, contacta-nos por mensagem no facebook ou por Balcão Eletrónico em: https://www.dges.gov.pt/suporte/tickets.php

Também podes aceder ao Guia de Acesso 2018

Índice de Cursos atualizado!
Guia da candidatura interativo em http://www.dges.gov.pt/guias/

Resultados Oficiais da 1ª fase ao Ensino Superior
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Jun 08, 2018

Os resultados oficiais da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público serão divulgados a 9 de setembro às 00:01 horas.

A informação de cada candidato estará disponível na sua área pessoal da plataforma online, e receberão e-mail com o seu resultado.

Consulta em www.dges.gov.pt/coloc/2018

Tomada de Posse Presidente do IPSantarém
Por Gabinete Comunicação e Imagem/

No próximo dia 10 de setembro, pelas 15h30, realizar-se-á a tomada de posse do Presidente do IPSantarém, José Mira Villas Boas Potes.

O novo Presidente foi eleito no dia 19 de junho, em reunião de Conselho Geral do IPSantarém.

A cerimónia vai ter lugar no Auditório da Escola Superior Agrária, iniciando-se com um momento musical pelo grupo Os Três Bairros, formado por ex-estudantes do IPSantarém. Segue-se a intervenção do Presidente cessante, Professor Jorge Justino, tomando posse em seguida o Presidente Eleito, José Mira Potes.

Tomam posse também os Vice-Presidentes, Professor António Nuno Bordalo Pacheco e o Professor João Miguel Raimundo Peres Moutão.

A sessão termina com a intervenção do Presidente do Conselho Geral, Professor Francisco Caneira Madelino, e por último a intervenção do Presidente do IPSantarém, José Mira Potes.

Volta ao Conhecimento – 2018
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mai 29, 2018
A  3ª edição da Volta ao Conhecimento já aí está!
A Volta ao Conhecimento 2018 começa hoje a pedalar, na cidade de Setúbal, onde arranca com uma convidada de honra, Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na abertura da rubrica Cientistas à Volta no programa HÁ VOLTA da RTP.
As instituições de ensino superior, os cientistas e os estudantes têm de novo a oportunidade de divulgar os projetos de investigação cientifica e as inovações tecnológicas que ajudam a desenvolver e a promover o conhecimento do território português, do seu património cultural, natural, científico e tecnológico.Porque a volta tem ciência!https://www.facebook.com/voltaaoconhecimento
https://twitter.com/vconhecimento
#voltaaoconhecimento
#voltaportugal

 

“Não desistas de ti”
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mai 26, 2018

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), consciente da necessidade de aumentar a qualificação superior da população portuguesa e de a sensibilizar para as vantagens de um curso superior, lançou um conjunto de iniciativas do qual se destaca, desde logo, o programa “Estudar mais é preciso”.

Apesar do crescente compromisso das famílias, das instituições de ensino superior, da sociedade e das políticas para com a formação superior e o conhecimento científico, os níveis da população com um curso de superior estão ainda aquém do que seria desejável alcançar.

Na verdade, entre outras evidências, apenas 4 em 10 jovens com 20 anos está a frequentar o ensino superior, as taxas de insucesso e abandono têm ainda expressão ao nível das instituições de ensino superior, em especialmente para o grupo com mais de 23 anos, e os níveis gerais de formação superior da nossa sociedade são ainda visivelmente modestos.

No sentido de sensibilizar os estudantes, as famílias, os professores, as escolas e as empresas para a necessidade da formação e da qualificação, o MCTES e a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) prepararam a iniciativa “Estudar mais é preciso” que inclui o desdobrável “Estudar mais é preciso – 10 razões” o qual evidencia os benefícios da formação superior.

Ao mesmo tempo, está já disponível um número direto para informação sobre o acesso ao ensino superior (213 126 100), visando a disponibilização de informação simplificada sobre o ensino superior (funcionamento, cursos, instituições, acesso e apoios), garantindo as condições adequadas para que as escolhas possam ser feitas de forma informada e consciente.

A partir deste sábado, dia 17 de março, arranca nos canais de televisão a campanha “Não desistas de ti”, desenvolvida entre o MCTES, o Ministério da Educação e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o intuito de destacar a importância da formação e do conhecimento ao longo da vida, desde as vantagens em matéria de emprego e condição socioeconómica, até aos benefícios em matéria de competências pessoais

Esta campanha inclui também o portal http://continuaaestudar.pt/ que contém informação relevante sobre as condições de acesso e frequência do ensino superior e o Manifesto “Não desistas de Ti”, dirigido aos estudantes que se encontram a frequentar o ensino secundário, nos cursos científico-humanísticos e profissionais.

COMBOIO DO CONHECIMENTO
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mai 02, 2018

“O Governo, através das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Planeamento e das Infraestruturas e do Turismo, apresenta o Comboio do Conhecimento.

Inserido no programa “Estudar mais é preciso” e sob o lema “Não fiques apeado – dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”, o Comboio do Conhecimento visa estimular a aquisição de competências e de formação superior, aliada ao sucesso académico, e promover experiências de conhecimento do território para os estudantes que transitem do 1º para o 2º ano do ensino superior com aproveitamento escolar.

Todos os estudantes inscritos e matriculados no ensino superior em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciatura ou Mestrado Integrado e que tenham tido aproveitamento escolar no 1º ano do ciclo de estudos com, pelo menos, 36 ECTS, durante o ano letivo de 2017-2018, podem beneficiar de uma viagem gratuita em Portugal.

Os estudantes podem requerer os vouchers a partir de Junho através do portal www.comboio-conhecimento.pt. Os estudantes terão acesso a um passe de sete dias consecutivos nos serviços urbano, regional, inter-regional e intercidades e podem ser utilizados até ao final de 2018 na rede da CP.

É possível partilhar a experiência no Comboio do Conhecimento através da APP Globestamp que, para além de disponibilizar roteiros para os estudantes, permite também planear experiências, registar memórias e impulsionar o espirito de competição saudável.

O Comboio do Conhecimento é apresentado esta quarta-feira, dia 7 de março, na sede da Comboios de Portugal (CP), em Lisboa, pelas 12 horas, na presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.

Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Governo, através das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Planeamento e das Infraestruturas e do Turismo, conta com a parceria da CP, da Direção Geral do Ensino Superior, das Instituições de Ensino Superior, do Movimento Associativo Estudantil, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, do Turismo de Portugal e da Globestamp.”
créditos: DGES

Get Innovation – Smart Factories e o Estado da Arte
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Abr 16, 2018

O Projeto  “Get Innovation-a caminho da Indústria 4.0”,  resultado da parceria do IPSantarém com a Nersant, visa a preparação do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo, para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos, em linha com as orientações das melhores práticas de inovação e produtividade, assim como, incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras

A Sessão final que irá decorrer no próximo dia 21 de junho pelas 15h na Startup Santarém tem como tema “Smart Factories e Estado de Arte”.

Consulte o Programa

 

 

Conferência Gestão & Tecnologi@ – Criação Valor em Saúde
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Abr 06, 2018

29 de junho | Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do IPSantarém

A partilha do conhecimento e da experiência de profissionais da área da Gestão, Saúde  e da Tecnologia, facilita a abertura de novos horizontes que esperamos e acreditamos, possam contribuir para a qualidade dos serviços prestados neste setor da saúde. A conferência será uma oportunidade para refletir sobre a relação custo/benefício da introdução de novas tecnologias nas Unidades de Saúde, divulgação de boas práticas de gestão em saúde e sensibilização para a necessidade de adoção de novos modelos de gestão. Será uma ocasião única de assistir a uma conferência ímpar no panorama nacional, com partilha de conhecimentos e experiências de oradores com aceitação e prestígio inquestionáveis.

Programa e inscrições em  http://gestaoetecnologiaemsaude.esgt.ipsantarem.pt
Aguardamos por si!

POLIEMPREENDE – Final do Concurso Regional
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 23, 2018

No dia 25 de maio, pelas 10h00, na sala do Ispot do IPSantarém, realiza-se a Sessão Final do Concurso Regional do Poliempreende. O concurso contempla uma fase regional e outra nacional, bem como a realização de Oficinas de Empreendedorismo com vista a facultar, aos potenciais empreendedores, competências essenciais ao desenvolvimento do seu projeto.

Sessão Final Regional

Eleição do Conselho Científico da UI_IPS do IPSantarém
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 18, 2018
IPSantarém no IOTejo
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mar 14, 2018

No dia 18 de maio vai realizar-se em Torres Novas o evento IOTejo. Um encontro regional de inovação, tecnologia, robótica e multimédia, que junta, escolas, instituições de ensino superior, empresas e outras entidades, em torno do que está a mudar à nossa volta nestes domínios.
O IPSantarém vai lá estar! Conheça os nossos projetos neste domínio e também a nossa oferta formativa!
QUALIFICA-TE CONNOSCO!
Mais informação: http://iotejo.torresnovas.pt/

Programa

 

 

15ª Edição do Poliempreende
Por Vania Fernandes/ Fev 28, 2018

 

Sessão de Final de Ideias de Negócio – mais informações aqui

Sala ISPOT – 25 de maio de 2018, 10 horas

 

Sessão de Apresentação de Ideias de Negócio – mais informações aqui

Sala ISPOT – 2 de maio de 2018, 10 horas

Ficha de apresentação de ideias de negócio

Sessões de Apresentação -veja aqui a apresentação

ESAS – dia 5 de março de 2018, 16 horas –  mais informações aqui

ESES e ESGTS- dia 22 de março de 2018, 13horas – mais informações aqui

Calendário

Regulamento

Jobs & Innovation Meeting 2018
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Fev 26, 2018

 

Jobs & Innovation Meeting 2018, a Feira de Emprego do Instituto Politécnico de Santarém, este ano alargada à Inovação, decorrerá no dia 7 de junho, quinta-feira, das 9 às 18 horas, no Convento de São Francisco, em Santarém.
Será a segunda edição da feira, organizada pelo Orbis Inovação – Núcleo de Inovação do IPSantarém, pertencente à Unidade de Apoio à Formação, Empreendedorismo e Empregabilidadedo IPSantarém. Na primeira edição, houve a participação de 592 alunos e 22 empresas e organizações expositoras.
Jobs & Innovation Meeting constitui um encontro de alunos e docentes das cinco escolas superiores do Instituto (Agrária, Desporto, Educação, Gestão e Tecnologia; Saúde) – 19 licenciaturas, 30 mestrados, 14 pós-graduações e 29 TeSP – com empresas e instituições, candidatos a trabalho e ao ensino superior e a sociedade civil, média. Serão feitos workshops sobre criação de negócios, procura de trabalho e recrutamento, será proporcionado o contacto dos alunos com oportunidades de trabalho das empresas e instituições expositoras e serão apresentados projetos de negócio e I&D de alunos, ex-alunos e docentes do Instituto.

Inscrição

Programa

XXXVIII Aniversário do IPSantarém
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Fev 23, 2018

No dia 6 de junho, pelas 15h30min, no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realiza-se a Sessão Comemorativa do XXXVIII Aniversário do Instituto Politécnico de Santarém.
Durante a sessão será proferida a Oração de Sapiência “O ENSINO POLITÉCNICO E O DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR”, proferida pelo Exmo. Senhor Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro.

PROGRAMA

IV Gala do Desporto do IPSantarém
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Fev 09, 2018

Realiza-se no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Cine Teatro de Rio Maior a IV Gala do Desporto do IPSantarém. Este evento pretende homenagear figuras  ligadas a Desporto no Politécnico de Santarém. Para além da homenagem aos atletas do Instituto,pela  participação nos Campeonatos Nacionais Universitários, com a entrega dos Diplomas de Mérito Desportivo “Participantes FADU”, irá ser feita a homenagem a Inês Henriques, Campeã Mundial de marcha atlética. O Programa Cultural  do Grupo Coral do IPSantarém, da cantora Mimi Froes, acompanhada ao piano por Luís Loura, do Grupo vencedor do concurso ESDRM FIT 2017 – “Utopia”, do  ESDRM CREW – Grupo de HIP HOP  e  do Grupo “Três Bairros”  com a Fadista Convidada, Margarida Soeiro.

Programa

Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Jan 18, 2018

O Instituto Politécnico de Santarém recebe no dia 22 de maio, pelas 14h, o Fórum sobre A Contribuição das Escolas Superiores Agrárias para a Prevenção de Incêndios e Proteção das Florestas, organizado pela Comissão Especializada das Agrárias do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP. O Fórum irá decorrer no Auditório da Escola Superior Agrária, onde será promovida uma discussão sobre a temática dos incêndios. A par de outros eventos que se têm vindo a realizar no país sobre este assunto, e no seguimento da maior devastação de que existe registo em Portugal no âmbito dos incêndios florestais, este será o contributo do ensino superior politécnico para o tema da prevenção dos incêndios e protecção das florestas. CONSULTE o Programa

Alentejo Mini Maker Faire
Por Gabinete Comunicação e Imagem/ Mai 07, 2017
Alentejo Mini Maker Faire – 11 e 12 de Maio na Arena de Évora
A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, acolhe nos próximos dias 11 e 12 de Maio, na Arena de Évora, o evento internacional «Alentejo Mini Maker Faire», iniciativa que se enquadra no projeto ‘Speed Talent – Acelerador de Talentos’, cofinanciado pelo Programa Operacional Alentejo 2020, em que o IPSantarém é parceiro ativo do projeto.
De engenheiros a artistas, passando por cientistas e artesãos, a Maker Faire é um local de confluência onde os makers podem apresentar as suas ideias, experiências e projetos. Um encontro de pessoas curiosas e extraordinárias que gostam de aprender e de partilhar o que fazem.
É o maior espetáculo de Show & Tell do planeta, embora se revista de um cariz familiar, assumindo-se como uma montra informal de partilha de invenções, criatividade e engenho.
Mais informação:https://alentejo.makerfaire.com/

 

Cursos de Curta Duração – Escola Superior Agrária
Por AliceDev/ Jan 12, 2016

A Escola Superior Agrária (ESAS) do Instituto Politécnico de Santarém vem comunicar a realização de mais um ciclo de Cursos de Curta Duração no ano de 2018.
Este ciclo tem como objectivo dotar os participantes das ferramentas básicas, teóricas e práticas, que lhes permitam a realização dos objectivos específicos de cada Curso em contexto individual, contribuindo desta forma para a aprendizagem ao longo da vida, para a colmatação de necessidades sentidas na população em geral, e contribuindo para o estreitamento das relações da ESAS com a comunidade.
Cada Curso de Curta Duração será dedicado a um tema específico de interesse nas áreas Científicas de Agronomia, Ciências Veterinárias e Ciências dos Alimentos e serão abertos à participação de toda a Comunidade.
Convidamos assim todos os interessados com interesses profissionais, pessoais ou outros nas temáticas abrangidas por estes Cursos de Curta Duração a participarem.
Mais informação:
https://siesa.ipsantarem.pt/esa/web_base.gera_pagina…

Revista da UI_IPS : Novo Número (vol. 5, n.º 3)
Por AliceDev/

Já se encontra disponível um Novo Número da Revista da UI_IPS. O vol. 5, n.º 4 (2017), tem como tema I CONGRESSO INTERNACIONAL DA RESMI: CONTEXTOS E DESAFIOS DA MEDIAÇÃO INTERCULTURAL.

A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural – RESMI, constituiu-se formalmente a 21 de maio de 2015, através da assinatura de uma Carta de compromisso entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e 24 entidades de Ensino Superior. Ao longo de 2015, 2016 e 2017, foram integradas mais instituições na Rede.

Como objetivos a RESMI propõe-se congregar esforços e interesses para aprofundar as questões do conhecimento e das práticas de mediação intercultural, potenciando sinergias nas áreas da formação, investigação e consultoria dos projetos implementados no terreno pelos parceiros do ACM IP.

A RESMI visa trabalhar conceptualmente as questões da Mediação Intercultural e colaborar na monitorização dos indicadores definidos para o projeto de mediação intercultural. Neste sentido, constituíram-se 4 grupos de trabalho: educação, saúde, território e monitorização.

Aceda AQUI

Congresso Internacional da UI_IPS
Por AliceDev/ Jan 11, 2016

Congresso Internacional da UI_IPS

 Nos dias 1 e 2 de fevereiro realizar-se o Congresso Internacional da UI_IPSantarém, na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.

Programa do Congresso

Para mais informação sobre as normas de publicação pode consultar o link:
http://uiips.ipsantarem.pt/sobre-o-congresso/
Inscrição no congresso através do link
https://www.ipsantarem.pt/pt/congresso-internacional-da-ui-ipsantarem/
Até ao dia 26 de janeiro.
.entry-meta{ display:none; }