Politécnico de Santarém na Semana Nacional de Empreendedorismo 2025

O Politécnico de Santarém esteve presente na Semana Nacional de Empreendedorismo, este ano organizada pela Universidade de Aveiro, e onde decorreu a Final Nacional do Poliempreende, o maior e mais antigo concurso de inovação do ensino superior politécnico português. O IPSantarém marcou presença com o projeto #Go_Braille, uma ideia e produto inovador desenvolvido pelo João Neves, aluno da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém – ESGTS, onde frequenta o mestrado em Informática, que aceitou o desafio da inovação, da cocriação e da geração de ideias e contou com o apoio dos docentes Filipe Madeira e Filipe Cardoso, ambos da ESGTS.

👉 O projeto #Go_Braille venceu o concurso de ideias da Escola Superior de Gestão e Tecnologia – DIGITUP, conquistou a Final Regional, que reuniu os 12 melhores projetos das Escolas do Politécnico de Santarém e agora representou-nos na Final Nacional do Poliempreende – Concurso Nacional de Inovação.

📢 O #Go_Braille é um protótipo de uma Bengala inteligente equipada com uma câmara que permite analisar o ambiente e interpretá-lo para um display braille embutido e/ou auricular bluetooth.

➡️ João Neves, sustenta que estamos perante “um projeto que visa proporcionar maior independência a pessoas com deficiência visual, permitindo que percebam o ambiente à sua volta em tempo real. Um conceito que junta inovação e inclusão, uma ferramenta que pode impactar diretamente na vida de mais de 300 mil portugueses, que permite uma real melhoria da condição humana de um público-alvo”.

➡️ João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém, destaca que “é esta a dimensão do nosso ecossistema de empreendedorismo, a força da nossa inovação, o caminho que queremos percorrer e trilhar no Politécnico de Santarém, usar o conhecimento que produzimos nas nossas escolas para responder aos reais e efetivos problemas, desafios e necessidades das pessoas, das empresas e do nosso território”.

➡️ João Samartinho, coordenador institucional Poliempreende, enfatiza, “a importância de estarmos presentes nestes concursos, nestas dinâmicas, onde podemos aprender com as instituições que já possuem mais experiência. Permite aos nossos estudantes contactar com o ecossistema de inovação nacional. É aqui que queremos estar, junto dos melhores”.

➡️ Para Rogério Palmeiro, Coordenador do Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Alumni, “constatamos melhorias e avanços enormes, este ano envolvemos mais de 200 alunos nos nossos concursos de inovação e empreendedorismo, cerca de 50 projetos inovadores competiram entre si oriundos das nossas 5 escolas. Promovemos Oficinas de Empreendedorismo, mentorias e ações de capacitação empreendedora, estamos a criar as bases do nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação, que tem que começar com estas ações e dinâmicas. Para o novo ano letivo ainda iremos mais longe, com a organização de Masterclass de Empreendedorismo e Hackathons imersivos”.

#IPSantarém #Poliempreende #empreendedorismo

Partilhar: