ADN 8 – Aprende a Descobrir a Natureza distinguido na Feira do Livro de Frankfurt

O projeto escolar ADN 8 – Aprende a Descobrir a Natureza, de Ciências Naturais para o 8º ano de escolaridade, de autoria de Nuno Ribeiro, Bruno Sousa e Bento Cavadas, professor da Escola Superior de Educação de Santarém, foi distinguido na Feira do Livro de Frankfurt com uma medalha de prata atribuída no concurso Best European Learning Materials Awards (BELMA).

O projeto escolar ADN 8, publicado pela ASA (grupo LeYa), é composto por manual, livro de atividades e recursos digitais, foi elogiado pela “vasta diversidade de recursos impressos e digitais” e pela forma como vai ao encontro das “diferentes necessidades e estilos de aprendizagem tanto de alunos como de professores”.

O júri do BELMA destacou, ainda, a característica, presente no projeto, de “pôr os cientistas a falar dos seus campos específicos de investigação” e de como esta é uma boa ideia para apresentar aos alunos diferentes profissões, “sobre as quais poderão querer descobrir mais no futuro”. Por fim, a organização do prémio enalteceu a “muito convincente integração das diferentes componentes do projeto, com acesso fácil aos recursos digitais através de meios diversos como o manual interativo e uma app de realidade aumentada”.

O projeto ADN existe desde 2021 e recebeu um grande reconhecimento no mercado português, estando adotado numa larga quantidade de escolas. As capas surpreendem com um vídeo, acessível via realidade aumentada, que conta a história da instalação do lince-ibérico do artista Bordalo II, e de um ecólogo que fala da importância da conservação da biodiversidade em Portugal.

Os prémios BELMA são atribuídos anualmente, desde 2009, pela EEPG, organização europeia de editoras de educação. O concurso é independente e está aberto a recursos educativos que tenham sido produzidos por qualquer editora em qualquer país europeu. O júri dos prémios BELMA é composto por peritos europeus de Educação ligados a organismos como o Conselho da Europa, a União Europeia ou a Unesco, académicos, investigadores, professores, e pelo secretário-geral da EEPG. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no passado, 19 de outubro, na Feira do Livro de Frankfurt, que decorre naquela cidade alemã até 23 de outubro.