Bootcamp Demola no Politécnico De Santarém 13 E 14 De Fevereiro De 2023

O Politécnico de Santarém acolheu, na Escola Superior de Saúde, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 o Bootcamp DEMOLA relativo à 5ª e 6ª edições dos 13 Institutos Politécnicos Portugueses que integram o projeto Link Me Up – 1000 Ideias (Cocriação e Inovação/Demola).

O Bootcamp contou com cerca de nove dezenas de participantes entre os quais os formadores da DEMOLA Global que vieram da Finlândia, Jere Wessman e Pekka Silvén, e o CEO Demola Global, Ville Kaimaro, além dos Coordenadores dos Politécnicos de Santarém, Tomar, Coimbra, Setúbal e Castelo Branco, e uma treinadora Demola do Politécnico de Bragança.

Participaram cerca de oito dezenas de facilitadores (professores) dos Politécnicos de Santarém, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Setúbal, Tomar e Viana do Castelo, assim como facilitadores da Escola Profissional de Rio Maior e do Agrupamento Gil Paes de Torres Novas, este último com facilitadores integrados nas equipas de dois Politécnicos (Santarém e Tomar).

Ver a galeria de fotos

Encontrando-se o curso na sua quarta semana de atividade, foram trabalhados, entre outros, conteúdos relacionados com as abordagens e a facilitação aos talentos (alunos), às empresas, que vão participar nos desafios (challenges).

A capacitação seguirá uma metodologia ativa (Demola) que será composta de tarefas semanais, durante um período de oito a dez semanas, onde os talentos trabalharão colaborativamente, inclusivamente com os parceiros (empresas), na busca das soluções e resultados para os desafios propostos. Estas soluções serão apresentadas na forma de “caminhos” a propor às empresas, caminhos que poderão estar baseados em soluções descritivas, em caminhos baseados em soluções (protótipos) ou ainda numa terceira opção, a de um projeto.

O Bootcamp destinou-se aos facilitadores que se encontram em formação nas 5ª e 6ª edições, a decorrer de janeiro a junho de 2023 e que culminará com a Final Regional Link Me Up – 1000 Ideias (Cocriação de Inovação / Demola) que se realizará, previsivelmente, a 7 de junho de 2023. A equipa vencedora participará na Final Nacional que decorrerá de 12 a 15 de junho no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Lembramos a mensagem deixada pela formadora DEMOLA Global no último BootCamp em que participou em Santarém:
“É sempre inspirador para nós, formadores, também vermos os professores colaborarem uns com os outros pessoalmente. O trabalho prospetivo é de natureza especulativa, e no campo de treino, os professores exploraram esta abordagem diferente com curiosidade e uma mente aberta. Os dias de campo de treino são muitas vezes intensos, pois estão cheios de trabalho prático ativo e de partilha de descobertas e insights feitos por diferentes equipas de cocriação, mas é isso que torna estes dias gratificantes. Queremos agradecer ao Politécnico de Santarém por nos acolher”, Heikku.