Final Regional do Poliempreende 2024 no Politécnico de Santarém

Decorreu, no passado dia 17 de maio de 2024, a Final Regional do POLIEMPREENDE 2024, o maior e mais antigo concurso de ideias do Ensino Politécnico Português.

Esta edição contou com 31 equipas participantes, num total de mais de 100 alunos envolvidos, divididos pelos três concursos temáticos, DigitUp – Concurso de Transformação Digital nos Negócios e na Educação, SportUp– Concurso de Inovação no Desporto, Saúde e Bem-Estar e AgroUp – Concurso de Ideias em Agricultura, Alimentação e Sustentabilidade.

A final regional contou com nove projetos a concurso, resultado do apuramento das três equipas vencedoras de cada concurso temático. Desta forma, participaram na ronda final oriundos do DigitUp, as ideias Triagedis, Noeme.ai e Bookeep, vindos do SportUp, estiveram a concurso o projeto Arm guide, o Neopi e o Confortop, sendo que o AgroUP apurou o Inova Wines, o Ecoresort Apícola e o InovSoil.

O Júri da Final Regional composto por elementos externos ao Politécnico, representantes da CGD – Caixa Geral de Depósitos, da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e de um parceiro da Rede Corporate do IPSantarém, o Grupo JJLouro Pereira, decidiu atribuir o prémio final no valor de 5.000 euros ao projeto TRIAGEDIS, ficando a ideia NEOPI com o 2º Lugar do pódio e com um prémio monetário de 3.000 euros, o ARM GUIDE ocupou o terceiro lugar do pódio e recebeu um prémio de 2.000 euros. O Júri decidiu igualmente atribuir o “Prémio Tecnológico”, visando premiar a melhor ideia na vertente HITECH, ao projeto NOEME.AI.

O projeto vencedor desenvolvido pelos alunos Tomás Marques, Lea Sina e pelos docentes, Filipe Madeira e Filipe Cardoso, representará o Politécnico de Santarém na Final Nacional do Poliempreende, que decorrerá na primeira semana de Setembro na Universidade da Madeira, integrado na semana nacional do empreendedorismo.

Resumo dos projetos vencedores:

TRIAGEDIS – Assistência do cuidado médico e melhoria da triagem médica, trazendo informação crítica aos serviços médicos que seriam perdidos, permitindo ação médica remota. As vantagens deste produto são a disponibilização de um sistema/rede de monitorização individual em poucos minutos, coletando informação por paciente otimizando a interação com o médico. Capacidade do sistema operar independente de recursos fora da rede e  incorporação na triagem e melhoria da mesma.

ARM GUIDE – Braço mecânico que permite atletas invisuais correrem de forma autónoma numa pista de atletismo. Os atletas invisuais não tem autonomia para treinar na pista de atletismo sozinhos, o projeto visa resolver este problema através de um equipamento que lhes dará essa autonomia.

NEOPI – Fato neopreno com sistema incorporado que permite a realização de necessidades fisiológicas sem despir o fato. Especialmente pertinente para senhoras, propõe mais higiene e conforto em atividades de longa duração que fazem recurso ao uso do fato (e.g. Canyoning; Mergulhos; etc.). A resposta produto ao problema é a facilidade com que se pode realizar as necessidades, garantindo mais conforto, rapidez e higiene em atividades de longa duração.

NOEME com o auxilio da inteligência artificial agiliza o processo de recrutamento das empresas tornando a seleção dos candidatos mais rápida e mais eficaz. O software B2B foi criado com o objetivo de reduzir o tempo e o custo do processo de recrutamento das empresas, para isso são criados modelos de inteligência artificial incorporados com “humanos digitais” capazes de desenvolver conversas fluidas e “human like”, que criem experiencias de entrevistas e avaliações de habilidades reais e exatas.

Damos os parabéns a todos os candidatos que através dos seus projetos estimulam o empreendedorismo qualificado e criativo!

Concurso DigitUp – Concurso de Transformação Digital nos Negócios e na Educação (13 março 2023)

Concurso SportUp– Concurso de Inovação no Desporto, Saúde e Bem-Estar (8 maio 2023)

Concurso AgroUp – Concurso de Ideias em Agricultura, Alimentação e Sustentabilidade (14 maio 2023)