ESGTS – III Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia – 2022

III Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia – 2022, 15 – 17 novembro 2022
Fórum de debate de Economia e Gestão

É um espaço onde investigadores de países lusófonos se encontram, apresentam e discutem os seus trabalhos de investigação, sendo elegíveis todas as pessoas que reúnam o título de Licenciado, Mestre ou Doutor nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins.

Facilitar o entrosamento dos investigadores.

Aproximar povos e instituições de ensino, criando oportunidades de mobilidade de quadros.

Refletir sobre os impactos socioeconómicos nas diversas áreas.

Candidatura

1. Tem direito de submissão de comunicação nas áreas da economia, da gestão, das finanças, da contabilidade, do ambiente, da sustentabilidade e demais áreas afins, todos aqueles que possuam o Grau de Licenciado, Mestre ou Doutor.

2. O candidato pode submeter no máximo dois artigos científicos para o Simpósio.

3. Os artigos deverão incluir uma nota final que explicite a utilização ou não utilização do novo acordo ortográfico.

Tipo de trabalho aceite

Serão aceites as submissões que respeitem os seguintes critérios:

Respeite a estrutura do artigo científico (ver “Estrutura do Artigo Científico”); A proposta de artigo seja submetida em formato Microsoft Word.

Observação: Os trabalhos que não estiverem no formato de artigo científico e/ou não forem enviados no formato Microsoft Word, não serão aceites.

Estrutura do Artigo Científico

O Artigo deve ter a seguinte estrutura:

1 – Título / Proponente

Título: Deve estar destacado

Proponente: Deve ter o nome do autor e dos coautores (caso existam).

Devem ser referenciadas as instituições de todos os proponentes e os respetivos endereços eletrónicos.

2 – Resumo

Não deve exceder uma página.

Deve ter no máximo 400 palavras.

Deve ter no mínimo três e no máximo cinco Palavras-Chave.

3 – Abstract

Resumo apresentado na língua inglesa.

4 – Introdução

Deve de forma clara e objetiva enquadrar o leitor a cerca do tema/assunto estudado.

5 – Enquadramento teórico/Estado da arte

Deve identificar os principais conceitos e modelos teóricos referenciais para sustentar o estudo realizado.

6 – Metodologia

Deve-se listar os materiais usados e explicar os métodos de investigação aplicados no estudo.

7 – Resultados e Discussão

Deve-se usar para relatar os resultados e discuti-los, fazendo um juízo dos mesmos e avaliando os resultados encontrados.

8 – Conclusões ou Considerações Finais

Deve conter as conclusões ou considerações finais constatadas com base nos resultados obtidos na secção anterior e as mesmas devem estar alinhadas com os objetivos e a(s) questão(ões) de partida ou pesquisa.

9 – Referências Bibliográficas | Citações

As fontes podem incluir livros, enciclopédias, revistas, artigos, página de internet, etc. As citações e referências devem obedecer às normas APA.

10 – Formatação e Número de páginas

O Artigo a submeter tem de respeitar as seguintes regras gerais de formatação:

Estar formatado com o tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,15 e devem ter entre 8 a 12 páginas.

11 – Linguagem

Deve ser objetiva e precisa, não sendo permitida a utilização de termos que geram dúvidas como: mais ao menos, relativamente, etc.

Apresentação dos trabalhos

O evento irá decorrer de forma híbrida:

Online – Com recurso a plataformas de vídeo conferência e;

Presencial – No Instituto Politécnico de Santarém – Portugal.

O orador terá no máximo 10 minutos para fazer a sua comunicação e em seguida serão concedidos 20 minutos para a apresentação de dúvidas e debates.

Para mais detalhes sobre a participação no evento de forma presencial, entrar em contacto com a comissão organizadora.

Observação:

Os certificados só serão emitidos para os participantes do Simpósio.

Datas importantes
revista da Unidade de Investigação do
IPSantarém)
Contactos

Todos os Artigos devem ser enviados para o endereço eletrónico da comissão organizadora – simposio.lusofonia@gmail.com

Em caso de dúvidas estamos disponíveis nos seguintes contactos (WhatsApp):

+351 932 515 555 – João Samartinho

+258 86 865 5650 – Ana Lúcia

+258 82 946 3607 – Gil Sevene

+258 84 544 4330 – Rogério Romão

+224 923 338 822 – Cláudia Paulo

+238 981 0748 – Eliane da Graça

Grupo alvo

Poderão participar neste Simpósio todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior (graduação e pós-graduação), docentes, investigadores, gestores/funcionários das instituições públicas/privadas e a sociedade no geral.