Politécnico de Santarém recebe Secretário de Estado da Juventude e Desporto para apresentar projeto de conciliação das carreiras desportiva e académica

O Politécnico de Santarém recebeu, no dia 6 de fevereiro, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), para apresentar o projeto-piloto de conciliação das carreiras desportiva e académica no Ensino Superior. O projeto visa apoiar os atletas de alto rendimento e de seleção nacional que frequentam os cursos do IPSantarém, oferecendo-lhes condições especiais de acesso, frequência, avaliação e conclusão dos seus estudos.

O Presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, agradeceu a visita do Secretário de Estado e destacou a importância do projeto para a instituição, que tem uma forte tradição de aposta no Desporto Universitário. “Este projeto é uma oportunidade para valorizar os nossos atletas, que representam o IPSantarém e o país nas mais diversas competições nacionais e internacionais, e para lhes garantir um futuro académico e profissional de qualidade”, afirmou.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, elogiou o Politécnico de Santarém pela sua adesão ao projeto e pela sua excelência na formação de atletas e profissionais do desporto. “O IPSantarém é uma referência no Desporto Universitário, e temos a certeza de que este projeto vai contribuir para o seu sucesso e para o desenvolvimento do desporto nacional. Queremos que os nossos jovens talentos desportivos possam conciliar as suas carreiras desportiva e académica, sem terem de abdicar de nenhuma delas”, disse.

O projeto-piloto de conciliação das carreiras desportiva e académica no Ensino Superior é coordenado pelo Prof. Victor Pardal, que também esteve presente na reunião, juntamente com outros representantes do Politécnico de Santarém, da ESDRM e da Federação Académica do Desporto Universitário. O projeto está em fase de implementação e deverá abranger cerca de 100 atletas de 15 modalidades desportivas, que serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar de professores, treinadores, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, etc.

O Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior pública, que integra cinco escolas: a Escola Superior Agrária, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Gestão e Tecnologia, a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O IPSantarém tem como missão formar cidadãos qualificados, capazes de contribuir para o desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental da região e do país.