Mind7+ Programa de auto-regulação emocional e foco

O que é o Mind7+

Um programa criado pelo IPSantarém para promover o bem-estar e estilo de vida saudável na Comunidade Académica e dar resposta à tendência crescente de situações de ansiedade e depressão resultantes da pandemia COVID-19.

Porquê um programa baseado em Mindfulness?

Evidências científicas recentes mostram que programas de Mindfulness têm efeito na redução da depressão, ansiedade e stress, nomeadamente em jovens adultos.  Estudos com universitários mostraram que o Mindfulness está relacionado com uma diminuição da perceção de stress pelos estudantes, com efeito positivo no desempenho académico, aumento do bem-estar e redução das taxas de abandono.

Objetivos

O Mind7+ pretende promover um estilo de vida saudável e dotar os/as estudantes de novas estratégias para gerir a ansiedade e reduzir o stress, permitindo assim melhorar a concentração e a performance e desfrutar o presente com mais tranquilidade.

Conteúdos

• Introdução ao Mindfulness e evidência científica dos seus efeitos;
  • Práticas formais e não formais do Mindfulness para treino da atenção;
  • Causas da ansiedade e stress e estratégias de coping;
  • Funcionamento do cérebro e regulação emocional; Yoga e relaxamento do corpo;
  • Alimentação saudável e estilo de vida ativo.

A quem se destina este programa?

Esta primeira edição destina-se exclusivamente a estudantes do IPSantarém, para os/as quais esta formação é gratuita.

Inscrição

Os/As Estudantes deverão formalizar a sua candidatura, até 7 de outubro de 2022, preenchendo o formulário disponível AQUI (https://forms.gle/o1i3jFxwpXnksV428) (inscrições são limitadas).

Horário e Local

De 19 de outubro a 7 de dezembro, 8 sessões (6 presenciais e 2 online), às 4as feiras entre as 14.30 e as 18.00. As sessões presenciais serão realizadas no IPSantarém, em regime rotativo entre escolas (se necessário, garante-se o transporte).

Equipa

A equipa responsável é constituída pelas Professoras Paula Pinto, Susana Franco, e Susana Alves, pela Psicóloga Clínica dos SAS, Patrícia Januário, e pela Administradora dos SAS, Professora Isabel Barroso.

Certificação Internacional

Formandos que completem as 30H de formação do Programa Mind7+ terão possibilidade de ter um diploma de certificação internacional em Mindfulness Intensive In-Me (Institutes for Mindfulness Evolving).