Mobilidade de estudantes com Brasil, Cabo Verde e Moçambique no Politécnico de Santarém – Programa Pedro Álvares Cabral e Programa de Mobilidade da AULP

O Programa de Mobilidade Pedro Álvares Cabral (PAC), promove a mobilidade de estudantes com Instituições de Ensino Superior da América Latina e Cabo-Verde. Cabo Verde, foi pela primeira vez em 2022, um novo destino para os estagiários do Politécnico de Santarém eventualmente pelas condições atrativas que os estudantes podem encontrar.

A parceria estratégia com a Universidade de Santiago, cuja reitoria se encontra no Campus de Bolanha na cidade de Assomada, no zona centro da ilha de Santiago, aliada ao clima e à tradicional simpatia do povo cabo-verdiano, o nível de vida acessível, são certamente pontos fortes para motivar os nossos alunos a irem até este arquipélago da Macaronésia.

Além da Universidade de Santiago o Politécnico de Santarém tem outros parceiros que podem receber os nossos alunos em mobilidade são eles, na ilha de Santiago, a Universidade de Cabo Verde e a Escola Portuguesa de Cabo Verde, já na ilha de São Vicente é igualmente possível aos nossos estudantes virem a efetuar mobilidade e estagiar na Universidade do Mindelo.

O Brasil tem sido, desde há alguns anos, destino de vários projectos de mobilidade de estudantes do IPSantarém, devido à diversidade de acordos de cooperação com inúmeras Instituições parceiras e às excelentes condições de acolhimento. O IPSantarém é um dos membros fundadores da Academic International Network – ACINNET, uma rede de universidades da América Latina, que promove, entre outras acções, a mobilidade de estudantes.

Voltando a Cabo Verde, o destino mais recente do Programa de Mobilidade Pedro Álvares Cabral, os primeiros estágios concretizaram-se no início do segundo semestre do ano letivo 2021/2022, com duas estudantes da Escola Superior de Educação, que realizaram um estágio curricular no Gabinete de Imagem da Universidade de Santiago e no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina. As alunas consideraram então que o estágio curricular realizado serviu para implementar o que foram aprendendo ao longo dos três anos de licenciatura e foi um incentivo o desafio que tiveram ao nível do referido, num contexto profissional internacional.

Atualmente encontra-se em mobilidade na Universidade de Santiago o aluno Bruno Semedo da Escola de Gestão e Tecnologia que optou por efetuar uma mobilidade de estudos na área da Gestão.

Através do PAC 2022-2023 o Politécnico de Santarém realizará um total de cinco mobilidades outgoing para Cabo Verde, nomeadamente na Universidade de Santiago, sendo estas correspondentes a um estudante da Escola Superior de Desporto, dois estudantes da Escola Superior de Educação e dois estudantes da Escola Superior de Saúde. Igualmente a considerar uma mobilidade outgoing para o Brasil, para a Univangélica, de um estudante da Escola Superior de Educação,

Já ao nível da receção de estudantes dos parceiros brasileiros e cabo-verdianos, em mobilidade incoming, através do PAC, encontram-se a estudar, neste semestre, no IPSantarém, quatro estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas; dois estudantes Instituto Federal de Brasília; uma estudante da Universidade Federal Fluminense, todos estes na Escola Superior Agrária. A Escola Superior de Saúde acolhe uma estudante da Unievangélica.

Ao nível de Cabo Verde prevê-se também a receção de dois estudantes da Universidade de Santiago, no segundo semestre, para estágio na Escola Superior de Saúde no âmbito da licenciatura em Enfermagem.

De referir, finalmente, que ao abrigo do programa de mobilidade da Associação das Universidade de Língua Portuguesa (AULP) o Politécnico de Santarém receberá uma estudante de Moçambique, do Instituto Superior Politécnico de Gaza que irá estudar na Escola Superior Agrária e, ainda, um estudante da Universidade Pedagógica de Maputo que fará a sua mobilidade na Escola de Gestão e Tecnologia.
De referir que o Instituto Superior Politécnico de Gaza, nosso parceiro estratégico, aderiu à AULP o ano passado, através de proposta, carta de recomendação, do Politécnico de Santarém.

O Programa de Mobilidade Pedro Álvares Cabral, promove a mobilidade de estudantes com Instituições de Ensino Superior da América Latina e Cabo-Verde e as candidaturas decorrem entre Março e Maio, para mobilidades a decorrer no ano letivo 2023/2024.

Mais informações sobre os programas de mobilidade do IPSantarem em:
https://www.ipsantarem.pt/internacionalizacao/programa-pedro-alvares-cabral/ ou no Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional, no iSPOT, nos Serviços Centrais.