O Politécnico de Santarém foi o anfitrião da II Edição da Academia de Empregabilidade PRO, iniciativa promovida pelo CME – Consórcio Maior Empregabilidade e Alumni, dinamizado pela Fórum Estudante.
Este consórcio, que reúne os Gabinetes de Empregabilidade e Carreiras das Instituições de Ensino Superior Portuguesas, pretende com estas academias de empregabilidade, criar um espaço de partilha entre os diferentes elementos da rede. Esta segunda edição, que o IPSantarém acolheu, teve a particularidade de ter sido descentralizada no território, sendo realizada num parceiro da Rede Corporate do Politécnico de Santarém, o Grupo J. J. Louro Pereira. O evento teve como foco a empregabilidade e a ligação entre as instituições de ensino superior e o tecido empresarial, com o objetivo de captar e reter talento nas regiões. Durante o encontro, os participantes visitaram as instalações do Grupo e debateram temas como boas práticas em empregabilidade e a cooperação entre empresas e instituições académicas.
Este tipo de parceria, como destacou Rogério Palmeiro, Coordenador do Gabinete de Empreendedorismo e Empregabilidade do Politécnico de Santarém, é fundamental para o sucesso do território. “A nossa colaboração com o Grupo J.J. Louro é um exemplo de como a cooperação entre ensino superior e empresas pode alavancar a empregabilidade e trazer valor para todos. Juntos, podemos potenciar, reter e captar talento, beneficiando as instituições de ensino, mas também o território”, afirmou.
Para Elsa Benavente, Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Grupo J.J. Louro, a parceria com o Politécnico de Santarém representa um compromisso contínuo com o desenvolvimento de pessoas e o fortalecimento da empregabilidade. “Foi um gosto receber em casa esta iniciativa. Acreditamos que a partilha de conhecimentos entre o meio académico e o empresarial é uma mais-valia para todos. O Grupo J.J. Louro está comprometido em promover um ambiente que favoreça o crescimento pessoal e profissional, e é gratificante ver que podemos contribuir para iniciativas como esta”, referiu.
O dia começou com uma receção no Município de Santarém, sublinhando o compromisso do IPSantarém com o nosso Território e com os nossos agentes de governação territorial. O Vereador Carlos Martinho, que possui os pelouros do Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico, participou ativamente nas diversas dinâmicas deste dia. Esta Academia serviu igualmente para formalizar a adesão do Isla Santarém, por proposta do Politécnico de Santarém, ao Consórcio Maior Empregabilidade e ALUMNI.