Politécnico de Santarém na Universidade de Ciências Aplicadas de Saxion, nos Países Baixos, com o Projeto Link Me Up [Cocriação de Inovação]

O Politécnico de Santarém, no âmbito do programa Link Me Up, esteve presente nos Países Baixos, na Universidade Saxion de Ciências Aplicadas, entre 5 e 9 de dezembro, com um grupo de elementos que participou na primeira edição do concurso de projetos de cocriação.

A Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém foi representada pelo docente Jorge Constantino, facilitador de projetos de cocriação de inovação, e pelos alunos Bruno Silva, Daniel Vicente, Juliana Henriques e Leonardo Carvalho. Participou ainda Sónia Moreira, representante dos Serviços Centrais.

Os alunos do Politécnico de Santarém vivenciaram novas realidades onde a elevada quantidade e diversidade de espaços educativos são criados com foco nas condições de identidade e de conforto das comunidades que acolhem.

O sentido de design dos ambientes e do mobiliário é reforçado, criando um território onde a tecnologia está omnipresente, com destaque para uma enorme quantidade de cabines insonorizadas para teleconferência e multimédia, dispersas por todas as instalações. No fundo, e segundo os participantes, locais para onde apetece ir passar o dia, para estudar ou conviver.

Esta experiência internacional demonstrou a importância de cruzar fronteiras e contactar com diferentes formas de fazer ensino e de ser estudante, reforçando a procura de estágios curriculares no espaço europeu.