Politécnico de Santarém estreita parceria com Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Brasil

No passado dia 17 de março de 2023, o Politécnico de Santarém e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) deram passos importantes relativamente ao intercâmbio entre as duas instituições.

O Presidente do IPSantarém, João Moutão e a Reitora Joaquina Nobre do IFNMG reuniram-se para analisar as possibilidades de intercâmbio entre as duas instituições, como mobilidade docente e discente e publicações conjuntas.

O próximo passo será a criação de planos de trabalho, a fim de formalizar as ações acordadas na missão do Politécnico de Santarém.

Esta missão incluiu a participação do Pró-Presidente para a Área de Internacionalização e Cooperação, João Samartinho, e a visita a duas unidades do IFNMG, os Campus Salinas e Montes Claros.

Durante as visitas, os representantes do IPSantarém tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas físicas, os cursos oferecidos e os projetos desenvolvidos, bem como identificar alguns pontos de convergência entre as duas instituições que podem ser aprofundados com a parceria.

Segundo João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém “A visita foi rápida, mas entendemos que é muito importante conhecermos e dar-nos a conhecer. Essas experiências abrem horizontes para compreendermos realidades. O Politécnico de Santarém, que fica no interior de Portugal, tem como foco a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região e como estratégia, o desenvolvimento tecnológico. Temos perspetivas de encontrar parceiros para o nosso projeto e sentimos afinidade com o projeto do IFNMG.”

Declaração de Bragança

O encontro da Reitora do IFNMG com os representantes do IPSantarém, em Brasília, aconteceu por ocasião da reunião promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP).

Joaquina Nobre afirmou “que representantes de instituições de ensino brasileiras e portuguesas reuniram-se para o alinhamento do grupo de trabalho para implementação da Declaração de Bragança, assinada em abril de 2022 no encerramento do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, realizado pelo Conif, CCISP e Instituto Politécnico de Bragança.”

Segundo essa parceria firmada, as ações previstas para o biênio 2022-2023 ficaram assim definidas:

– participação de representantes de Institutos Politécnicos na edição piloto do Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (Lapassion);
– elaboração de uma publicação científica internacional em língua portuguesa;
– compartilhamento de boa prática referente à iniciativa da Rede Federal para incubação cruzada e da iniciativa de Portugal nomeada Poliempreende;
– compartilhamento de boa prática da Rede Federal sobre a formação de servidores que atuam em instituições de educação profissional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT); identificar professores portugueses que tenham interesse em ministrar disciplinas na condição de professor visitante (internacionalização do mestrado em rede); verificar se há interesse de servidores portugueses em participar de processo seletivo para ocupação de vagas (como estudantes) no âmbito do ProfEPT.

# IPSantarém #empreendedorismo