Politécnico de Santarém na apresentação dos resultados finais do “Link Me Up – 1000 ideias”, projeto vencedor no European Enterprise Promotion Awards 2023

A apresentação dos resultados do projeto Link Me Up decorreu no Politécnico de Leiria, e contou com a presença do Coordenador Link Me UP do Politécnico de Santarém, João Samartinho.

O projeto Link Me Up – 1000 ideias foi um dos grandes vencedores dos European Enterprise Promotion Awards tendo sido vencedor da categoria “promoção do espírito de empreendedorismo”. A European Enterprise Promotion Awards 2023, é uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos 27 Estados-Membros da União Europeia e nos países associados ao programa COSME.

O Link me up – 1000 ideias, é um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, e que teve por objetivo a promoção do espírito empresarial através da formação de jovens estudantes e/ou empresários para aumentar a qualidade do emprego e criar empresas inovadoras. O projeto apoia iniciativas de inovação, a criatividade e o empreendedorismo para o desenvolvimento regional.

O Politécnico de Santarém integrou o “Link Me Up – 1000 ideias” num consórcio constituído por 13 politécnicos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria (coordenador), Portalegre, Porto, Santarém, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.

Segunda a professora Susana Rodrigues, Professora Coordenadora no Politécnico de Leiria e responsável pela coordenação do Link Me Up – 1000 Ideias, “Este prémio é de todos os politécnicos do consórcio, que veem assim reconhecida a sua capacidade de cooperação, como agentes de promoção do empreendedorismo, de cocriação de inovação e de ideias de negócio, envolvendo professores, estudantes e empresas/organizações.”

“E com gosto que vemos reconhecido o nosso compromisso em promover o espírito empreendedor e apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras. Estamos verdadeiramente honrados por esta distinção, que reflete o esforço incansável de todos os politécnicos do consórcio e da nossa dedicação à comunidade empresarial e ao ensino superior em prol do desenvolvimento regional e nacional. Agradecemos a todos os que nos apoiaram e em especial ao COMPETE 2020 pelo cofinanciamento que foi essencial para que o projeto pudesse ser desenvolvido”, completa Susana Rodrigues.

João Samartinho, Coordenador Link Me Up do IPSantarém refere que “o projeto integrou dois eixos: um de “Geração de Ideias” que correspondeu a um concurso de ideias que fomentou a cultura empreendedora e a criatividade, avaliando e premiando os melhores projetos desenvolvidos, em 2021, 2022 e 202, anos em que as finais nacionais se realizaram no IPSantarém, IPBeja e IPCA, respetivamente; um segundo eixo de Inovação Pedagógica “Cocriação de Inovação” composto de desafios empresariais que representou seis edições semestrais de janeiro de 2021 a junho de 2023 e onde se envolveram, na procura de soluções para os desafios reias colocados pelas empresas, trabalhando em equipas multidisciplinares e colaborativas, empresas (parceiros), alunos (talentos) e professores (facilitadores)”.

João Samartinho referiu ainda que o Projeto “Link Me Up – 1000 ideias” teve um investimento total de 5.973.237,09 € e entre os 13 institutos politécnicos do consórcio foram geradas mais de 1000 ideias. Do Relatório Final do Projeto consta a produção de 1.706 ideias, 561.515 ações de sensibilização / capacitação / demonstrações dirigidas a jovens estudantes e/ou empreendedores, 13.328 jovens do ensino superior abrangido no âmbito das ações do projeto, 1.269 jovens empreendedores que indicaram pretender criar o seu próprio emprego / empresa, 21 empresas criadas até à data da conclusão do projeto, 81% dos jovens estudantes do ensino superior que participaram consideraram-se mais capacitados, e finalizou manifestando “a vontade e disposição do grupo de coordenadores do projeto em continuarem o trabalho realizado nestes últimos três anos“.

Para Nuno Mangas, Presidente do COMPETE 2030, “O COMPETE tem o orgulho de ter apoiado o projeto ‘Link Me Up – 1000 ideias’ desde o início. Este prémio é uma prova do impacto positivo que podemos alcançar quando investimos em iniciativas que promovem o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. Estamos ansiosos por ver o resultado e impacto que este projeto ainda vai ter e em continuar a apoiar projetos que impulsionem o crescimento económico e a inovação em Portugal.”

O Link Me Up – 1000 ideias aposta na introdução de novas abordagens pedagógicas, para novos contextos e para novos públicos, envolvendo a comunidade (empresas e organizações), com o compromisso com o trabalho colaborativo e aprendizagens entre organizações e estudantes na investigação e inovação, através do reforço da colaboração entre professores do Politécnico e do ensino secundário profissional e no trabalho em rede internacional.”