Politécnico de Santarém na Semana Nacional do Empreendedorismo – Barcelos 2023

O Politécnico de Santarém participou com as equipas vencedoras do projeto Link Me Up – 1000 ideias (eixo geração de ideias – Poliempreende e eixo Co-Criação de Inovação) na Semana Nacional do Empreendedorismo, que se realizou de 12 a 15 de junho de 2023, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.

No eixo geração de ideias – Poliempreende participaram mais de 20 instituições de Ensino Superior, entre as quais, Politécnicos, Escolas Superiores não integradas e Universidades.

Neste eixo, o Politécnico de Santarém, participou com o projeto vencedor “TAPE” da equipa composta pelos alunos Inês Gil, Iris Carvalho e Oceano Faria do Curso de Desporto de Natureza e Turismo Ativo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Politécnico de Santarém.

O eixo geração de ideias – Poliempreende potencia ideias de negócios, onde cada equipa deverá apresentar e defender a sua ideia fundamentada na inovação e na justificação da viabilidade do projeto a nível económico e justificar através dos estudos realizados, a sua viabilidade e exequibilidade.

No eixo Co-Criação de Inovação, o Politécnico de Santarém, participou com o projeto vencedor “Are Cows Environmental Efficient?” da equipa composta por 6 alunos: Bárbara Diniz Emídio, Bárbara Patrícia Gonçalves, Bruna Alexandra Duarte Fidalgo, Laura Sebastião Mendes, Mariana Filipa Oliveira Ferreira e Victória Saturnino Pereira, da Escola Superior Agrária do Politécnico de Santarém.  Teve como facilitadoras as docentes Helena Lalanda e Margarida Oliveira. Foi parceiro neste projeto a FeedInov – Associação para a Investigação e Inovação em Nutrição e Alimentação Animal.

A Co-Criação de inovação é dinamizada por 13 Institutos Politécnicos localizados nas NUTII do Norte, Centro e Alentejo que visa fomentar a inovação através do desenvolvimento de processos de Co-Criação desenvolvidos por equipas que respondem a desafios reais lançados por entidades externas.

O objetivo é fortalecer um processo de inovação pedagógica no Ensino Politécnico, com o desenvolvimento de casos de aprendizagem práticos e baseados em problemas reais, enquanto visa a promoção de uma cultura de inovação e de aproximação entre o Ensino Superior Politécnico e o tecido empresarial.

Finalmente, foi realizada ainda uma Final Internacional Poliempreende, destinada a equipas de outras Instituições de Ensino Superior estrangeiras, onde o Politécnico de Santarém convidou à participação o Instituto Superior Mutasa de Moçambique, nosso parceiro da RIAL – Rede Internacional Académica da Lusofonia. O Instituto Superior Mutasa de Moçambique apresentou dois projetos “Elevando Moçambique Investimentos” e “Light Up Mozambique”.

Participaram ainda outras equipas, entre elas, uma equipa espanhola da Universidade de Salamanca (USAL) – EP Zamora, com o projeto “Victomar”; três equipas do Instituto Federal Acre com os projetos “EIPOUH SOLUTIONS”, “MOVE BUS” e “FACEMAT”; quatro equipas do Instituto Federal Espírito Santo com os projetos “TESTE RÁPIDO”, “Knowing Cosmetics”, “Modificação Genética” e “Bioinsumos Microbiológicos”; e uma última equipa do Instituto Federal de Pernambuco que apresentou o projeto “MAMYS”.