Politécnico de Santarém recebeu o evento de apresentação do Programa Inovação Pedagógica / Cocriação de Inovação (metodologia Demola)

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Santarém acolheu a sessão de apresentação da Spring Edition 2024 do Projeto de Inovação Pedagógica e CoCriação com a Comunidade (Metodologia Demola), que irá decorrer de janeiro a junho de 2024.

O Projeto de Inovação Pedagógica e CoCriação com a Comunidade será desenvolvido pelo Politécnico de Santarém em parceria com a Demola Global e o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A iniciativa utiliza a metodologia Demola Global e pretende estimular a inovação pedagógica, a cocriação de inovação e a criatividade de docentes e estudantes, num contexto e numa relação de exploração de soluções reais, e de desafios com os parceiros regionais, sempre numa perspetiva de exploração e descoberta de soluções globais para as empresas numa visão de médio e longo prazo.

O projeto pretende igualmente desenvolver e cimentar a colaboração entre equipas docentes, a qualidade e eficácia pedagógica promovida por um corpo docente técnica e pedagogicamente qualificado em processos formativos inovadores, suportada por atividades de I&D e inovação, desenvolvidas numa parceria simbiótica com os atores da comunidade, que se traduzirá numa maior notoriedade e contributo para o desenvolvimento da região.

A iniciativa contou com um workshop de apresentação do projeto “Inovação Pedagógica e CoCriação com a Comunidade”, Spring Edition 2024, aos docentes e parceiros do Politécnico de Santarém, realizada pelo Coordenador do Projeto João Samartinho e uma abordagem à metodologia Demola pelo CEO da Demola Global, Ville Kairamo e pelo Diretor Pekka Silven.

O Presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, deu início à sessão realçando “o contínuo investimento e empenho do Politécnico de Santarém na capacitação dos seus docentes e na estimulação à participação ativa dos estudantes em programas que exploram metodologias inovadoras de ensino. Este compromisso é notório nos programas de inovação pedagógica e empreendedorismo (STARTIPS), que não só estimulam as aprendizagens, como também promovem a interação com o tecido empresarial da região. Orgulhamo-nos de ser uma instituição dedicada ao ensino politécnico com forte ligação às entidades empregadoras, impulsionando a inovação e o empreendedorismo.
No período da tarde realizou-se um workshop “Inovação Pedagógica / Demola para Parceiros” onde parceiros e docentes participaram em sessão de debate sobre o tema: “As tendências globais de comportamento dos consumidores, tecnologias e perceções, impulsionadas pela mudança na sociedade e nos negócios: uma visão a médio e longo prazo”.

O debate foi promovido através da apresentação da visão geral dos modelos DEMOLA disponibilizados pelo CEO da Demola Global (Finlândia), Ville Kairamo (Finlândia).

Dia 24 de janeiro de 2024, quarta-feira, irão realizar-se sessões online para apresentação do Projeto de Inovação Pedagógica e CoCriação com a Comunidade (Metodologia Demola) – Spring Edition 2024, com o convite à participação de docentes do Politécnico de Santarém (enquanto facilitadores) e à participação de empresas (enquanto parceiros).

#IPSantarém #empreendedorismo